Bodega del Real Cortijo em Aranjuez

Post por Suzana Paquete, autora do blog That Good Trip

Quer conhecer a bodega mais antiga de toda a Espanha? Nem precisa ir muito longe: ela está em Aranjuez, uma cidade que fica a menos de uma hora de Madrid.

Bodega Real Cortijo em Aranjuez

A Bodega del Real Cortijo foi construída em 1782, a pedido do rei Carlos III, para fornecer vinho à Casa Real. Ele mandou plantar uvas em parte da grande área do seu domínio pra dar início à produção.

bodega_real_cortijo_1

O lugar tem uma fachada, chamada de Lagar, bem peculiar feita com pedras brancas da região. Ao passar por ela, chegamos às galerias subterrâneas, que têm uma longitude de 385 metros e atravessam todo o povoado de Real Cortijo de San Isidro. Além disso, sua inclinação de 3% servia para que o vinho fosse escoando pouco a pouco e enchendo as 187 tinas.

O teto é feito de ladrilho cerâmico, sendo seu eixo central cuidadosamente colocado em forma de espinha de peixe. Tudo é muito escultural e imponente lá dentro, apesar de todas as modificações que o lugar sofreu ao longo de sua história.

bodega_real_cortijo_3

Além de armazenar vinho, a bodega também já armazenou azeite produzido na mesma área. Na segunda gestão, com o príncipe Godoy, iniciou-se a produção de aguardente. Em 1930, com outro dono, o lugar serviu de abrigo para 200 vacas. 6 anos mais tarde, virou bunker (esconderijo subterrâneo) para a Junta Militar Republicana, e mais pra frente, armazém de alfafa e até cinema. Já em 1975 o lugar foi vendido para criadores de champignon, que destruíram parte da arquitetura e muitas das tinas para colocar o seu produto em exposição.

bodega_real_cortijo_2
Tour guiado na Bodega

Dá pra ver todos essas modificações lá dentro e imaginar todos os usos que o local teve, até ser finalmente assumido pela Comunidade de Madrid, que restaurou tudo e voltou a dar-lhe sua finalidade inicial: a produção de vinhos.

bodega_real_cortijo_4

A visita com algumas integrantes do grupo de Blogueiros de Língua Portuguesa em Madrid foi guiada e serviu pra saber sobre a história dessa fantástica bodega de mais de 200 anos.

Blogeuroas que fazem parte do BLPM. Foto: Andrea Lima
Blogueiras do BLPM. Foto: Andrea Lima

Ao terminar, fizemos uma degustação de dois vinhos. Um deles, o Homet, ganhou o Prêmio Bacchus 2008 como o melhor vinho, entre 1600 concorrentes. Nem preciso dizer que são vinhos excelentes, mas só por estar dentro desse lugar com tanta história seu gosto foi muito mais especial.

bodega_real_cortijo_6

Entre em contato através do site oficial para agendar sua visita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *