Palácio de Linares – Casa de América

Madrid tem museus maravilhosos como o Prado, o Thyssen e o Reina Sofía, mas também guarda três antigos palacetes transformados em museus que merecem ser visitados. São eles o Palácio de Linares, o Museu Cerralbo e a Fundação Lázaro Galdiano, que serviram como residência e foram deixados ao Estado com suas fabulosas coleções de arte. Acho emocionante estar num lugar que já foi “vivo”, com pessoas de verdade comendo, se divertindo ou reclamando da vida.

Foto: Pandora Magazine
Foto: Pandora Magazine

Começarei pelo o Palácio de Linares. Este lugar também é sede do centro cultural Casa de América e lá se exibem filmes, se realizam palestras, concertos, mostras e exposições sempre com a temática ou autoria latino-americana. A visita ao palácio só pode ser feita com guias que falam espanhol, mas a Casa de América e suas exposições estão abertas ao público gratuitamente.

Propriedade dos marqueses de Linares, o palácio foi uma das primeiras casas a serem erguidas no bairro de Salamanca. A construção se iniciou em 1877, mas as obras só terminariam em 1900. Logo na entrada somos recepcionados pela primeira das muitas curiosidades que cercam o palácio: para minimizar o barulho dos cascos dos cavalos o piso foi confeccionado em madeira. Ao entrar, nos deparamos com uma escada em mármore de Carrara, pinturas e o onipresente brasão do marquês que está esculpido ou pintado em quase todos os cômodos.

Os guias nos mostram a sala de jantar, o escritório do marquês, a sala para os “meninos” fumarem e outra para as “meninas” retocarem a maquiagem. Tudo isso ornado com estátuas douradas, tapetes, pinturas com temas da mitologia grega pelas paredes e pelos tetos. Naqueles tempos, estavam na moda os temas orientais e não podia faltar uma sala de com delicadas cenas da natureza inspiradas nas gravuras japonesas.

Foto: Donde Viajar
Foto: Donde Viajar

Como bons católicos e pessoas de posse, os marqueses tinham uma pequena capela privada. De inspiração neobizantina e neomudéjar estão pintados nas paredes os doze apóstolos e São Paulo. O lustre podia ser retirado e desta maneira servia para descer os bebês para receberem o batismo.

No jardim, se encontra a incrível casinha de bonecas onde brincava a afilhada dos marqueses e, posteriormente, herdeira dos nobres. Infelizmente, ela não está aberta a visitação e funciona como escritórios da instituição.

Aliás, os marqueses não tiveram filhos e isso gerou muito falatório na época. Dizem que, na verdade, eles seriam irmãos e viviam ali juntos, mas cada um no seu canto. Como não conseguiram controlar sua paixão, eles tiveram uma filha que foi emparedada a fim de salvar a honra deles. Comenta-se que é possível escutar seu choro, bem como as lamúrias dos marqueses que não souberam guardar as distâncias. Da minha parte, não escutei nada de estranho e fiquei maravilhada com tantas belezas.

Foto: Misterio Paranormal
Foto: Misterio Paranormal

Visitas guiadas:

Quando? Sábados e domingos às 11:00h, 12:00h 13:00h.
Onde? Plaza de la Cibeles, 2 Metrô Banco de Espanha, L2.
Quanto? 8 euros

Para ver as exposições:

Quando? Terça a sábado de 11.00 a 20.00. Domingos de 11.00 a 15.00.
Onde? Entrada pela calle Marqués del Duero, nº 2.
Gratuito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *