Festas de San Cayetano, San Lorenzo e Virgem de La Paloma

Para quem gosta da típica festa de verão das aldeias, Agosto é sem dúvida o melhor mês!  E em Madrid não é diferente!

No início de Agosto celebram-se nos bairros de Lavapiés e La Latina as festas populares mais significativas do verão madrileno, que começam com a Feria de San Cayetano (7 de Agosto), continuam com a de San Lorenzo e acabam com a mais importante e grande de todas, a Virgem de La Paloma (15 de Agosto).

verbena san lorenzo, verbenas madrid, virgem de la paloma
“Las calles engalanadas, la corrala ¡qué ilusión!” (Autor: Larissa Andrade)

Estas celebrações formam parte do Madrid mais castizo (tradicional). Há jogos e concursos infantis, torneios de cartas, orquestras, grupos de música pop, rotas de tapas, procissões e muita comida típica!

San Cayetano

Calle de San Cayentano, verbena san cayetano, verbenas madrid, virgem de la paloma
Calle de San Cayentano ‘engalanada’ para a verbena. (Autor:
druidabruxux2, Licença Flickr Creative Commons)

A primeira festa de Agosto é a de San Cayetano, no dia 7, e ocorre principalmente na zona de Cascorro e do Rastro. San Cayetano é considerado o patrono da Providência e o protector das mulheres em trabalho de parto.

No dia 7 de Agosto, por volta das 20h00 celebra-se a procissão em honra do santo e é tradição que, no final da mesma, se tire uma flor da carroça onde vai a imagem, pois dizem que quem rezar ao santo e roubar uma flor terá pão e trabalho todo o ano.

San Lorenzo

Chulapos durante as verbenas de Agosto, verbena la paloma, verbenas madrid, virgem de la paloma
Chulapos durante as verbenas de Agosto. (Autor: caravinagre. Licença Flickr Creative Commons))

Três dias depois da festa de San Cayetano, a 10 de Agosto, celebramos a verbena de San Lorenzo no bairro de Lavapiés, cuja igreja do santo está localizada na Calle Doctor Piga.

Lavapiés foi em tempo a zona onde habitavam os judeus (a judiaria da cidade), os cristãos convertidos e havia por aqui uma sinagoga. Reza a lenda que a igreja de San Lorenzo foi construída por cima da antiga sinagoga! Os habitantes do bairro deram-lhe o nome carinhoso de Templo das Pulgas pelo seu tamanho reduzido.

Virgem de la Paloma

Quadro da Virgem de La Paloma, verbena la paloma, verbenas madrid, virgem de la paloma
Quadro da Virgem de La Paloma dentro da igreja com o mesmo nome. (Autor: jcland, Licença Creative Commons)

A Virgem de La Paloma não é a patrona oficial de Madrid (essa é a Virgem da Almudena), no entanto é considerada a patrona popular dos madrilenos e goza de grande devoção. Em sua honra celebra-se anualmente a verbena de La Paloma, tradição que data do final do século XVIII. O momento alto da festa é a descida do quadro da Virgem, honra dada aos bombeiros da cidade de Madrid que têm a Paloma como sua padroeira, e a procissão que se segue. Os madrileños de pura cepa dizem que não vão de férias enquanto a Paloma não passar!

Entresijos: intestino delgado de cordeiro frito, típico destas festas. Quem se atreve a provar? (Autor: monogatari Licença Creative Commons)
Entresijos: intestino delgado de cordeiro frito, típico destas festas. Quem se atreve a provar? (Autor: monogatari Licença Creative Commons)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *