Casa do Brasil em Madrid

Em plena Cidade Universitária de Madrid está situado um local onde podemos matar a saudade do nosso querido Brasil. De fato, a Casa do Brasil em Madrid é uma das maiores referências do nosso país na Espanha, um importante centro cultural que promove uma intensa atividade de divulgação da cultura brasileira, em forma de exposições, concertos de artistas brasileiros, cursos de português, etc.

casa do brasil, madrid

Além do mais, a Casa do Brasil em Madrid oferece residência para professores e estudantes que trabalham na Universidade Complutense ou que se matricularam em cursos da mesma.

A Casa do Brasil é um dos denominados Colégios Maiores da Universidade Complutense, cuja finalidade é a divulgação da cultura e idiomas de outros países. Foi construída depois da visita do presidente Juscelino Kubitschek a Espanha em 1960, quando então foi assinado um acordo cultural entre as duas nações. O presidente brasileiro propôs sua construção depois de observar a grande quantidade de estudantes que chegavam a Madrid para complementar seus estudos superiores, e que não possuíam alojamento na cidade.

Depois de finalizado, o edifício foi reconhecido pelo Colégio de Arquitetos de Madrid como um exemplo das correntes vanguardistas que foram realizadas na cidade e um reflexo da arquitetura modernista brasileira que estava sendo desenvolvida por Oscar Niemeyer em Brasília. O projeto construtivo foi encarregado ao arquiteto brasileiro Luis Afonso Escragnolle Filho, que realizou um dos edifícios mais representativos relacionados à arquitetura brasileira não só de Madrid, como de todo o país.
casa do brasil
Nesse final de semana, a Casa do Brasil sedia o Festival Bahia-Madrid, que está em sua 5ª edição e traz música, dança e cultura afrobrasileira, sem falar nas comidas e bebidas típicas. Todas as informações sobre o evento estão disponíveis no site oficial.

6 comentários sobre “Casa do Brasil em Madrid

    1. Oi, Shana! A Casa do Brasil pode ser um bom lugar para fazer amigos. Além disso, há vários grupos no facebook que reúnem brasileiros e brasileiras em Madrid e na Espanha. Um abraço!

  1. Bom dia. Desculpe, pesquisei sobre a Casa de Madrid e pelo o que eu entendi a hospedagem é só para quem se matricula nos cursos, além de ter que pagar pelos quartos e dar uma entrada de 500 euros. Ou seja, qual o apoio que é dado a estudantes e pesquisadores brasileiros? É isso mesmo? Atenciosamente,

    1. Oi, Gilbert. Nenhuma de nós do BLPM teve a experiência de morar na Casa do Brasil, então achamos que o melhor seria consultá-los diretamente. Eu tenho uma amiga que morou lá uma temporada enquanto fazia um Máster na Universidad Complutense, ou seja, você não precisa ser obrigatoriamente estudante dos cursos da Casa do Brasil. Não sei se a Casa do Brasil oferece apoio financeiro aos estudantes. Já em relação ao pagamento de 500 euros ao qual você se refere, ele é comum por aqui ao alugar um quarto ou imóvel e é chamado de “fianza”. Esse valor normalmente é devolvido ao final da estadia se o local for devolvido nas mesmas condições. Você pode ler mais aqui: https://blogueirosmadrid.com/2016/02/23/dicas-para-alugar-quarto-apartamento-ou-casa-em-madrid/ Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *