Top 10 Parque do Retiro

Compartilhar
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone

Apesar de não ser o maior parque de Madrid, esse troféu vai para o Parque Juan Carlos I, o Parque do Retiro é sem dúvida o mais conhecido de todos os parques, principalmente pelos turistas. A sua localização privilegiada no centro da cidade e os fáceis acessos fazem com que seja um ponto quase obrigatório em qualquer roteiro turístico!

parque do retiro

Mas sabiam que o Parque do Retiro não se resume ao Estanque e ao Palácio de Cristal? Há mais coisas que ver e que vocês não vão querer perder!

Aqui fica um Top 10 das coisas a não perder no Retiro:

1-    Estanque Do Retiro

estanque retiro, parque do retiro

Mandado construir por Filipe IV, a profundidade da água varia entre os 60cm e os 1,81 metros. Ao turista que se preze não pode faltar uma foto com o estanque a espreitar lá atrás e/ou uma voltinha de barco!

2-    Palácio de Cristal

palacio cristal, parque do retiro

Construído em 1887 para albergar uma Exposição sobre as Ilhas Filipinas, durante a Exposição Mundial de Londres desse mesmo ano. Depois de concluída a exposição, foi trazido de volta a Espanha e montado no Retiro. Em frente tem um pequeno lago, o meu favorito principalmente durante o Outono

3-    Fontes do Retiro

fonte cagados, parque do retiro

Por todo o lado dentro do parque é possível encontrar fontes maravilhosas, sendo uma das mais importantes a Fonte dos Cágados. Construída para comemorar o nascimento de Isabel II, esta fonte está carregada de símbolos que desejam fertilidade, manutenção de valores e uma longa vida à nova rainha.

4-    Jardins do Parterre

parterre, parque do retiro

Jardins geometricamente perfeitos, inspirados nos jardins franceses. As árvores parecem feitas de algodão doce e aqui podemos encontrar a árvora mais antiga de Madrid, um ahuehuete com mais de 600 anos!

5-    Bosque del Recuerdo

bosque recuerdo, parque do retiro

Monumento construído em honra das vítimas dos atentados de 11 de Março de 2004 em Madrid. Foram plantadas 192 árvores, oliveiras e ciprestes, uma por cada vítima.

6-    Montanha Artificial

montanha magica retiro, parque do retiro

A “montanha” do Retiro! Conhecida também como a Montanha dos Ursos ou Montanha dos Gatos, por causa dos seus antigos habitantes. Hoje em dia está em reabilitação, mas normalmente é possível passear por ela. Na parte de baixo costuma albergar algumas exposições. Ao lado temos também as ruínas da Eremita de San Pelayo e San Isidro.

7-    Estátua do Anjo Caído

estatua anjo caido, parque do retiro

Dizem ser uma das únicas estátuas do mundo dedicadas a Satanás! Está localizada a 666 metros acima do nível da água do mar e é muito frequentada por skaters e patinadores. Um dos locais mais ‘IN’ para os jovens.

8-    Casa de Feras

casa de feras, parque do retiro

Durante o século XVIII e até início do século XX foi o jardim zoológico de Madrid. O seu habitante mais conhecido foi uma elefanta chamada Pizarro. Hoje em dia, onde antiguamente se encontravam os leões, foi construída uma biblioteca pública e de acesso gratuito.

9-    Jardins de Cecílio Rodriguez

jardim cecilio rodriguez, parque do retiro

Jardim dedicado ao grande mestre jardineiro Cecílio Rodriguez, que ajudou a construir vários dos espaços que hoje conhecemos no Parque. Muito divertido, cheio de pavões simpáticos! Um local pouco conhecido e com pouca afluência, perfeito para uma tarde de leitura.

10-  Rosaleda

rosaleda retiro, parque do retiro

O local favorito dos amantes de rosas. Com milhares de roseiras e centenas de rosas diferentes, este é um local ideal para um passeio na primavera.

Susana nasceu em Braga e vive neste momento em Madrid. Teve a sorte de viajar muito com seus pais durante a juventude e, depois de adulta, essa paixão não desapareceu. Conta as suas aventuras na capital espanhola e no mundo no Desbravando Madrid e também no Falar de Viagens.
Compartilhar
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone

2 comentários sobre “Top 10 Parque do Retiro

  1. Muito legal as dicas de vocês. Estou morando em Madrid faz um mês e ainda um pouco perdida. No seu caso como foi a adaptação? E o Espanhol? Você já tinha ou aprendeu aqui? Pode me dar dicas sobre isso? Vim com marido e filha de 6 anos. Estou procurando emprego, qq fica já ajudaria muito. Beijos e Obrigaaa

  2. Muito legal as dicas de vocês. Estou morando em Madrid faz um mês e ainda um pouco perdida. No seu caso como foi a adaptação? E o Espanhol? Você já tinha ou aprendeu aqui? Pode me dar dicas sobre isso? Vim com marido e filha de 6 anos. Estou procurando emprego, qq fica já ajudaria muito. Beijos e Obrigaaa. Se puder responder esse, pois inclui que quero receber a resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *