Como sobreviver ao inverno na Espanha

Compartilhar
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone

Post por Larissa Andrade, autora do blog Esto es Madrid, Madrid

No Brasil, não estamos acostumados a termos estações definidas e muitas vezes esquecemos desse “detalhe” quando programamos nossas viagens a outros países. Por isso, tem gente que se preocupa e morre de medo do frio quando percebe que vai passar o inverno na Espanha ou em outro país no hemisfério norte.

inverno-retiro

Mas sempre digo que o inverno por aqui não é tão rigoroso quanto em outras partes da Europa. Claro que depende um pouco da cidade que você visitará, mas em Madrid é difícil termos temperaturas negativas e a cidade tem duas vantagens nessa época do ano: muito sol e clima seco, o que faz com que a sensação térmica seja sempre muito próxima da que aparece nos termômetros espalhados por ai.

Em Madrid, não faz tanto frio quanto na Holanda!
Em Madrid, não faz tanto frio quanto na Holanda!

Ainda assim, para quem não está acostumado a temperaturas baixas, tomar alguns cuidados pode ser importante para garantir o bem-estar e evitar ficar doente, mas o mais importante é mesmo sua postura: não deixe de passear por conta do frio, apenas adapte-se! E ao invés de ficar sofrendo, pense que no Brasil você não teria a oportunidade de vivenciar esse clima e a beleza que ele oferece.

Aqui vão algumas dicas:

  • Evite programar passeios muito cedo, quando ainda está muito frio. Aproveite a manhã para tomar café num lugar bacana ou então para se locomover em transporte e dê prioridade aos horários mais quentes do dia para estar na rua. Normalmente, as temperaturas começam a subir depois das 10h e caem ao escurecer, o que acontece por volta das 18h durante o inverno.
  • O inverno na Espanha tem como uma das principais vantagens uma gastronomia específica para a época. Se jogue nos chocolates com churros e não deixe de comer o cocido madrileño. Isso ajuda a esquentar muito!

inverno madrid 4

  • Os madrileños adoram ficar na rua, por isso mesmo no inverno eles não abrem mão das terrazas – com aquecedores, claro! Adote essa prática local e, se perceber que não rola, escolha as mesas que estão no interior do bar ou restaurante.
Área externa do bar com aquecedores!
Área externa do bar com aquecedores e cadeiras forradas
  • Aproveite a oportunidade para conhecer uma estação de esqui. Em Madrid, há duas: Valdesqui e Navacerrada. É possível chegar a ambas em transporte público, mas nem sempre dá para esquiar – depende das condições climáticas. Se não der pra esquiar, dá para brincar com o trenó, o que já é o máximo!
Brincando com o trenó em Navacerrada
Brincando com o trenó em Navacerrada
  • Nos seus passeios, faça paradas com mais frequências para tomar algo quente. Isso ajuda a manter a temperatura do corpo!
  • Se você vem com o orçamento justo, saiba que há diversos espaços da cidade com entrada gratuita onde sempre há algo para ver ou fazer, assim você pode descansar e sair do frio. Recomendo o Centro Cibeles, a Fundación Telefónica, o Matadero ou a Casa Encendida – todos contam com uma cafeteria e sempre têm uma exposição grátis rolando.
  • O clima em Madrid é seco, por isso é necessário beber água (mesmo no inverno) e ter sempre hidratantes para os lábios e as mãos. Muitas vezes, mesmo com o clima seco, o nariz escorre quando as temperaturas caem, por isso tenha lenços na bolsa/mochila.
  • Quanto à roupa, isso depende de cada um. Aqui em Madrid, eu nunca precisei de bota forrada por dentro ou coisas do tipo, mas tem gente que prefere. Minha dica é: use uma segunda pele, compre um casaco bom (nem sempre o mais bonito) e não dispense os seguintes acessórios: luvas, touca e cachecol. Para mim, uma meia quentinha também é fundamental e, nos dias mais frios, use meia calça de fio grosso – ou que tenha fleece por dentro.
  • Caso você não tenha roupa adequada para encarar o inverno na Europa, deixe para comprar aqui. Apesar do euro nas alturas, será provavelmente mais barato que no Brasil e a variedade será maior.

Onde comprar acessórios e roupa de inverno?

Uma ótima opção para quem gastar pouco comprar roupas para o frio é a Primark, porque é barata e está no centro – vai ser inevitável passar ali na frente. Nesse post, nós contamos tudo sobre a nova loja.

primark madrid

Outra boa opção é a Decatlhon e suas lojas Lots of Colors, que estão espalhadas por toda cidade. Há uma na calle Fuencarral e outra na calle Arenal, ambas bastante centrais. Os preços da Decatlhon aqui são mais baixos que no Brasil e aqui você encontra roupa para esportes de inverno, como esqui, além de meias, luvas, segunda pele, etc.

Para as mulheres que querem comprar meia-calça, eu recomendo a Calzedonia, uma marca italiana que tem lojas em todas as esquinas. Nelas, dá para encontrar meias térmicas e de cashmere.

Outra boa opção para quem quer investir em algo de marca, mas sem gastar muita grana porque não vai usar as roupas de frio com frequência, é ir até um outlet, como esses dois que mencionamos aqui.

Aproveite a sua viagem, independente do clima!

inverno espanha
Provando as deliciosas batatas fritas belgas e com as mãos congelando!

Larissa Andrade é jornalista, paulista e apaixonada por Madrid, onde mora desde 2011. No blog “Esto es Madrid, Madrid” conta suas experiências e dá dicas sobre a cidade, enquanto no"Be My Beer" fala sobre o mundo da cerveja artesanal.
Compartilhar
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone

7 comentários sobre “Como sobreviver ao inverno na Espanha

    1. Camila, obrigada! Ainda não tirei a luva do armário… “dizem por aí” que já sou serrana, rs! Sinceramente, prefiro o frio ao verão madrileño! Um Beijo!

  1. Oi Larissa, tudo bem….

    Nossa expectativa para vir para Madrid durou mais de 6 meses, pois foi depois de uma resposta positiva de bolsa de estudos para meu marido.
    Viemos eu, minha filha Mariana e meu marido Marco…. Desde o Brasil, decobri seu blog e tudo que tenho curiosidade de descobrir passo aqui primeiro…
    Você é uma pessoa iluminada, pois dispõe do seu seu tempo para nos dar informações, sempre úteis, seja qual for o objetivo….
    Tudo que precisei, de documentação a lazer, achei achei com você….. obrigada….

    Beijos
    Sheila

    1. Sheila, super obrigada pela mensagem carinhosa! O objetivo é exatamente esse: ajudar as pessoas que vêm morar aqui ou mesmo que seja só para passear a aproveitar as coisas ao máximo e enfrentar menos problema e burocracia. Um beijo!

  2. Olá Larissa! Chegarei em Madrid no dia 21/02/17, final de inverno. Você acha que encontro roupas de frio (casacos) com facilidade para comprar ou as lojas já estarão vendendo as coleções de primavera?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *