O Urso e o Madroño

Um dos monumentos mais fotografados de Madrid se encontra em pleno centro da cidade, na transitada Puerta del Sol. Trata-se de uma simpática estátua, que simboliza o escudo de armas oficial da capital espanhola. Consta de um Urso que apoia as suas garras num arbusto, chamado de Madroño. A estátua foi realizada em 1967 pelo escultor Antonio Navarro Santafé, mas a existência do escudo é muito mais antiga, pois está documentado desde a Idade Média.

o urso e o madroño 1

Mas o que realmente representa o Urso e o Madroño e por que ele foi adotado como o símbolo do escudo da cidade? Na realidade, ninguém sabe ao certo, e as informações a respeito são por vezes contraditórias e escassas. Em relação ao animal, se diz que antigamente eram abundantes na região de Madrid, quando então estava repleta de bosques. Alguns asseguram que na verdade o animal é uma fêmea,  normalmente associada na heráldica (estudo dos escudos e brasões) à fertilidade e a abundância. Houve inclusive manifestações feministas na Puerta del Sol que exigiram a mudança do escudo de Madrid para Ursa e o Madroño, mas o protesto não vingou. Na própria praça, pude admirar um artista de rua que incorporou de fato o escudo da cidade…

o urso e o madroño 2

Já o Madroño é uma espécie vegetal, cujo nome científico é Arbustus Unedo, Sua importância histórica se relaciona com suas supostas propriedades curativas. Parece que no séc.XV uma praga assolou a cidade, e aqueles que comeram dos frutos da árvore se salvaram, inclusive o monarca Carlos I. Do seu fruto são elaboradas marmeladas e um delicioso licor, o chamado Licor de Madroño, de qualidade digestiva e que pode ser provado em vários bares de Madrid. Existem vários lugares da capital onde foram plantados Madroños, como na Calle Mayor e no Parque do Retiro, onde foi tirada a foto abaixo.

o urso e o madroño 3

Um bom lugar para provar o Licor de Madroño é a chamada Taberna “El Madroño”. Além do mais, em seu interior podemos observar a evolução do Escudo de Madrid ao longo dos séculos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O urso (ou ursa) apareceu primeiro, solitário pastando no campo, com 7 estrelas desenhadas em seu corpo. Parece que as estrelas são uma referência à constelação da Ursa Menor. Poderiam simbolizar também as denominadas 7 escolas de astronomia que existiam na cidade, durante a dominação árabe. Quando o rei Alfonso VIII concedeu o foro de privilégios a Madrid, se iniciou uma disputa entre a igreja e o estado para saber quem teria o direito de jurisdição sobre os bosques (representados pelo Madroño) e os campos (representado pelo animal). Com a resolução do conflito, os escudos, então separados, foram unidos num só. Esta talvez seja a melhor explicação para a origem do escudo, que aparece em todos os lugares da cidade, nas ruas, monumentos, táxis, etc.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Em 1554, o acima mencionado rei Carlos I concedeu o título de realeza a Madrid e uma coroa foi incorporada ao escudo. Finalmente, em 1842, foi colocado um dragão, cujo significado é desconhecido, persistindo no emblema até 1967. Poucos são os lugares da cidade onde ainda podemos ver o dragão no escudo. Um deles é na estátua em homenagem ao escritor espanhol Tirso de Molina, situada na praça homônima.

o urso e o madroño 7

O escudo mais antigo que se conserva na cidade está situado bem próximo à Catedral de Almudena, na antigamente denominada Casa do Pastor. Dizem que pertence ao séc. XVII, reconstruído sobre um anterior do séc. XIV.

o urso e o madroño 8

Finalizamos com outra imagem curiosa do escudo madrileno. Desta vez, situado num bar, em que a copa da árvore foi substituído por um Bocadillo de Calamares, um símbolo gastronômico da cidade….

o urso e o madroño 9

11 comentários sobre “O Urso e o Madroño

  1. uma nota ao comentário: a aguardente de medronho não é um licor. é um destilado do fruto medronho. os Madrilenos fazem licor de medronho onde usam o fruto junto com aniz e outros ingredientes. não fazem aguardente de medronho.

  2. Bacana conhecer a história por trás do escudo/brasão. Gosto de futebol e fui pesquisar porque a ursa e o medronho aparecem no escudo do Atlético de Madrid. ????⚽

  3. Isso tem algo a ver com o sobrenome Almiñana? Porque o brasão do nome é o Urso e o Madrño, e meu tátaravô veio ainda bebê em um navio aqui pro Brasil e o sobrenome virou Alminhana, então se puderem esclarecer esta dúvida sobre minha família eu agradeceria.

    1. Oi Arthur.
      Pelo que pudemos pesquisar na internet, o Urso e o Madronho não têm nada a ver com o sobrenome Almiñana da sua família.
      Esse sobrenome, para além de pouco freqüente, é utilizado maioritariamente na zona de Valência e Alicante. É uma variante de um outro sobrenome antigo, Albinyana, que tem origem em uma povoação com esse mesmo nome na zona de Tarragona.
      A árvore representada é uma azinheira, da família do carvalho, e não um medronheiro como na estátua de Madrid!

      Espero ter ajudado!

      Abraço, Susana

  4. Adorei saber a história da estátua. Obrigada a todos por compartilharem seus conhecimentos; muito úteis para pessoas como eu que visitam Madrid.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *