Viagem pela Tabacalera

Compartilhar
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone

La Tabacalera, nome pelo qual hoje em dia é conhecida a antiga Real Fábrica de Tabacos de Madrid, é hoje em dia um edifício cedido pelo Ministério da Educação e Cultura à população de Madrid, com carácter social e que é gerido pelos vários colectivos que o utilizam.

Tabacalera
Tabacalera

Na realidade, a Fábrica de Tabacos está dividida em duas partes: a Tabacalera, Promoción del Arte; gerida pela Subdirecção Geral de Promoção das Belas Artes do Ministério da Educação e Cultura; e o Centro Social Autogestionado La Tabacalera de Lavapiés, autogerido por quem o utiliza. Este último é sem dúvida o mais conhecido e utilizado!

9292483491_2d5e8aecb7_z.jpg
Mercado de artesanato (foto: Flickr latabacalera.net)
4746050814_0e7ef590c4_z.jpg
Nave Central (foto: Flickr latabacalera.net)
P1050967.JPG
Túneis interiores

Dentro, para além dos famosos túneis cheios de grafitis poderão também encontrar várias actividades promovidas pelos diferentes colectivos que existem.

Alguns dos mais conhecidos:

– Workshop de sabões artesanais

Recicletos, bicicletas recicladas

– Workshop de fotografia analógica e digital

Madriguera, ajuda às crianças do bairro (trabalhos de casa, apoio escolar, etc)

Claqué e CineForum Social, Sessões de cinema com filmes focados em problemas sociais e debate no final. Às vezes trazem os actores ou directores dos filmes para pequenas entrevistas

Muestrarte, promovem artesanato e feiras de artesanato

E muitos, muitos mais!

P1050953.JPG

taba2.jpg

Ao ser um centro autogerido e sem fins lucrativos, nenhuma destas actividades tem quota ou pagamento em dinheiro. No entanto, todos os que participam são convidados a “pagar” ajudando a Tabacalera, seja com trabalho (fazer turnos na porta, ajudar a fazer algum arranjo/obra necessário, limpar, etc) ou com bens materiais (coisas que temos em casa e já não utilizamos, mas poderão ser úteis, como ferramentas, mobílias, um computador velho, etc).

No ano 2014, os muros exteriores da Tabacalera acolheram um projecto que chamou os grafitters mais conceituados da cidade de Madrid para pintarem um dos painéis disponíveis e assim darem alguma alegria às paredes antes tristes e cinzentas.

taba1.jpg
“Muros Tabacalera”, Calle Miguel Servet

Ao contrário dos muros interiores, cujos grafitis estão em constante mutação, estes ainda se mantêm +/- intactos e podem ser vistos na Calle Miguel Servet.

Como chegar: Metro Embajadores ou Lavapiés

Entrada Gratuita

Horário: Sexta-feira, das 18h00 às 23h00; Sábados e Domingos, todo o dia (se houver evento) ou das 18h00 às 23h00 (em caso de não haver evento). Durante a semana a entrada é apenas permitida se for para assistir a algum workshop.

Susana nasceu em Braga e vive neste momento em Madrid. Teve a sorte de viajar muito com seus pais durante a juventude e, depois de adulta, essa paixão não desapareceu. Conta as suas aventuras na capital espanhola e no mundo no Desbravando Madrid e também no Falar de Viagens.
Compartilhar
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *