Dicas para alugar quarto, apartamento ou casa em Madrid

Compartilhar
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone

Post por Manaira Araújo, autora do blog Manaíra Araújo

Encontrar um lar temporário ou a longo prazo para alugar Madrid não é uma tarefa fácil. Para lhe ajudar nesta função, vou deixar algumas dicas para alugar quarto, apartamento ou casa em Madrid.

Aluguel em Madrid
Mapa de imóveis para alugar no centro de Madrid

Existem várias opções, mas, além da diferença de preços de acordo com as regiões da cidade, também existe uma grande procura, o que faz com que o processo de encontrar, visitar e alugar seja muito rápido.

Antes de começar a procurar um imóvel, é importante ter em mente a região que você quer morar. Proximidade ao trabalho, universidade, escola, supermercado, farmácia, centro de saúde,  pontos de ônibus, estações de trem ou metrô, facilidade de estacionar ou garagem (caso você tenha carro) são alguns dos fatores determinantes.

Onde encontrar anúncios de aluguel em Madrid

Existem várias páginas webs com opções para alugar. Acredito que o Idealista.com e Fotocasa.es são as melhores opções. Ao se registrar, é possível guardar as preferências da sua busca e receber avisos de imóveis de acordo com as suas necessidades.

buscar aluguel em Madrid idealista
Buscador do site Idealista.com

Nestes sites, você poderá encontrar ofertas de imobiliárias e de proprietários. Também existem grupos no Facebook, onde os proprietários divulgam quartos e apartamentos. Nos bairros, sempre é possível encontrar imobiliárias com opções na região, sendo que também é comum ver anúncios nas portas dos edifícios.

Recomendo utilizar os filtros dos buscadores, principalmente de região e preços. Sempre escolha a opção de ver os mais recentes, para não perder tempo com anúncios antigos.

Contato com os proprietários e imobiliárias

Ao encontrar um imóvel que lhe interesse, principalmente se for um aluguel direto com o proprietário, o melhor é tentar ligar o antes possível. Como a procura é muito grande, normalmente é difícil conseguir horários de visita flexíveis e muitos anunciantes, depois de marcarem algumas visitas, já não atendem mais o telefone. O processo de visita, aprovação e mudança costuma ser bem rápido.

Aluguel de apartamentos em Madrid fotocasa
No fotocasa.es, é fácil identifcar quando o aluguel é por imobiliária.

Se o contato for com a imobiliária, você pode mandar e-mail e eles irão lhe retornar em seguida. Como o processo por imobiliária é um pouco mais burocrático, normalmente demora-se mais para fazer a visita, ter a documentação aprovada e poder mudar.

Fianças e mensalidades dos aluguéis

No caso de alugar um quarto, normalmente é direto com o proprietário. É comum que peçam algum comprovante de renda, um ou dois meses de fiança e o mês atual.  Aqui o mês atual deve ser pago com antencedência e não ao final, como normalmente acontece no Brasil. Os contratos costumam ser de um ano, mas é possível negociar a saída antes de completar esse período, avisando com antecedência.

Ao alugar com uma imobiliária, eles pedem o comprovante de renda, contrato de trabalho, um mês de aluguel como comissão, dois ou três meses de fiança e o mês atual. De modo geral, o processo é mais simples que no Brasil, mas bem mais caro. Os contratos normalmente são de um ano, e é mais difícil negociar uma saída antes de completar esse prazo.

Aluguel de imóvel com ou sem mobília

Quase todos os quartos, apartamentos ou casa disponíveis para aluguel vêm com a cozinha montada: pia, fogão e geladeira. Também é comum encontrar máquina de lavar louça e de lavar roupas. Principalmente quando o aluguel é fechado direto com o proprietário, muitas vezes o(s) quarto(s) e a sala também são mobiliados – inclusive com tv.

aluguel quartos e apartamentos em Madrid
Existem opções de imóveis com e sem mobília

Em alguns casos, é possível alugar com roupa de cama e até mesmo utensílios domésticos, o que ajuda muito a quem está chegando na cidade. De qualquer forma, se a melhor opção for um apartamento sem mobília, a loja Ikea tem ótimos preços e os móveis são fáceis de montar.

Cuidado com golpes na hora de alugar um imóvel

Se você vir anúncios de um quarto, apartamentos ou casa muito bem decorados por um preço barato, provavelmente será um golpe! Neste caso, eles só aceitam contatos por e-mail e na maioria das vezes é possível perceber que o texto está mal escrito.

Eles chegam a mandar um documento de identidade digitalizado para ser mais convincentes. Além disso, os golpistas sempre dizem que estão fora da cidade,  que vão mandar a chave pelo correio, pedem que o valor do aluguel seja enviado por Wester Union ou alguma outra empresa de envio de dinheiro. Pode parecer óbvio, mas conheço algumas pessoas que já caíram nesse tipo de golpe.

Espero que estas dicas para alugar apartamento em Madrid lhe sejam úteis! No mais, boa sorte!

Manaira Araújo é uma jornalista apaixonada por marketing e turismo. No seu blog compartilha suas experiências pessoais e profissionais em Madrid e no Brasil.

Compartilhar
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone

4 comentários sobre “Dicas para alugar quarto, apartamento ou casa em Madrid

  1. Olá Manaíra, tudo bem?

    Muito bom o post, parabéns! 🙂

    Vou para Madrid em breve e estou avaliando as possibilidades, normalmente eu procuro os apartamentos através do idealista, acho o site/app muito bom.

    Minha dúvida está no seguinte, você comentou que com o proprietário o processo de locação e mudança tende a ser rápido, mas você tem ideia de quantos dias para isso? E com a imobiliária que demora um pouco mais?

    Pergunto pois não tenho conhecidos em Madrid para que eu e minha esposa possamos ficar enquanto não fechamos o aluguel e nesse caso ficarei num hotel, pensei em uma reserva de 15 dias, mas sinceramente não tenho certeza se é muito ou pouco, o que você acha?

    Obrigado,

    Nelson

    1. Oi Nelson,
      Alugando direto com o proprietário, muitas vezes dá para mudar no dia seguinte da visita. Com imobiliária de uma a duas semanas, no mínimo. Para ficar por 15 dias, lhe recomendo buscar no grupo do facebook ou mesmo no Airbnb. Neste tempo, você pode escolher com calma um apartamento para alugar. 🙂
      Boa sorte e bienvenido a Madrid!

  2. Estou pensando em passar 4 meses em Madrid para conhecer bem a cidade e futuramente mudar em definitivo, quais os bairros mais recomendados? E quais evitar?
    Obrigada.

    1. Oi, Angélica! Seja bem vinda a Madrid! Neste período inicial, recomendo que você alugue algo temporário pelo centro. Assim será mais fácil de se locomover e poder conhecer melhor a cidade. Para definir o bairro, você precisa saber o valor que deseja/pode pagar e as características do imóvel (casa, apto, quantidade de quartos, garagem…), pensar na distância até o local de trabalho ou estudo, se tem escola (caso tenha filhos) e por ai vai. Fica difícil dizer bairros a evitar, alguns bairros são muito grandes e com diferenças em relação aos vizinhos e à limpeza dependendo da rua. Você pode dar uma olhada neste post da nossa blogueira Larissa para conhecer um pouco melhor os bairros de Madrid. http://www.estoesmadridmadrid.com/2015/06/19/melhores-bairros-para-morar-em-madrid/
      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *