Coisas que você precisa saber para ver um jogo de futebol na Espanha

Compartilhar
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone

Post por Tati Mantovani, autora do blog Efeito Fúria

Ir a um estádio e assistir um bom jogo de futebol é uma daquelas coisas que pode mudar seu dia. Não, não estou louca. Quem gosta de futebol ou quem torce fervorosamente por um clube sabe não há nada como acompanhar uma partida no campo.

Cada estádio tem suas “regras” e cada torcida conta com seus próprios rituais. Independente de ser torcedor de um dos clubes que está em campo ou de ir ao estádios somente para apreciar o esporte mesmo, é sempre legal saber como ir, o que fazer e como aproveitar ao máximo o dia do jogo.

calderon

Desde que deixei o Brasil e me mudei para Madrid já assisti cerca de 40 jogos em estádios, a maioria no Santiago Bernabéu e no Vicente Calderón. Por isso, vou apresentar para vocês algumas coisas que são legais de saber antes de ir assistir um jogo do Real Madrid ou do Atlético de Madrid no campo.

Vá e volte de transporte público

Tanto para chegar ao Bernabéu como ao Calderón a maneira mais prática é de metrô. Dependendo da área onde você estiver, também pode optar pelo ônibus, mas como em ambos casos as estações de metrô estão bem próximas aos estádios, vale optar por ele. Sim, ele estará lotado, mas funciona.

Pode chegar bem próximo do horário do jogo

É tradição dos estádios espanhóis entrar no campo alguns minutos antes da partida começar. Eu sempre chego uns 30 minutos antes para não perder as escalações e passar tranquila pela fiscalização. Mas os torcedores locais só entram 10 ou 5 minutos antes.

bernabeu

Coma pipas e leve um bocadillo

É outro clássico. Os espanhóis vão as estádio com um saquinho de pipas (sementes de girassol) e com um bocadillo (sanduíche). Durante os 90 minutos eles devoram as pipas e no intervalo os bocadillos. Sem estes dois alimentos, você não será mais um dos estádios daqui.

Pode ir com a camiseta do seu time

Em dia de Clássico e Derbi é comum encontrar torcedores dos clubes rivais nas arquibancadas do Bernabéu e do Calderón com a camisa do seu time. Em partidas da Liga dos Campeões igualmente. Você pode ir ao estádio com a camisa do clube rival, só evite ficar perto dos “ultras” (as torcidas organizadas) e não entre em provocações.

Tatiana Mantovani é jornalista, gaúcha e fanática por futebol. Ela compartilha a sua paixão pelo no blog Efeito Fúria, que é o único site independente com informações sobre futebol espanhol em português. A Tati fez parte do BLPM durante mais de um ano, mas por obrigações do trabalho teve de sair.
Compartilhar
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *