Coisas que você precisa saber para ver um jogo de futebol na Espanha

Ir a um estádio e assistir um bom jogo de futebol é uma daquelas coisas que pode mudar seu dia. Não, não estou louca. Quem gosta de futebol ou quem torce fervorosamente por um clube sabe não há nada como acompanhar uma partida no campo.

Cada estádio tem suas “regras” e cada torcida conta com seus próprios rituais. Independente de ser torcedor de um dos clubes que está em campo ou de ir ao estádios somente para apreciar o esporte mesmo, é sempre legal saber como ir, o que fazer e como aproveitar ao máximo o dia do jogo.

calderon

Desde que deixei o Brasil e me mudei para Madrid já assisti cerca de 40 jogos em estádios, a maioria no Santiago Bernabéu e no Vicente Calderón. Por isso, vou apresentar para vocês algumas coisas que são legais de saber antes de ir assistir um jogo do Real Madrid ou do Atlético de Madrid no campo.

Vá e volte de transporte público

Tanto para chegar ao Bernabéu como ao Calderón a maneira mais prática é de metrô. Dependendo da área onde você estiver, também pode optar pelo ônibus, mas como em ambos casos as estações de metrô estão bem próximas aos estádios, vale optar por ele. Sim, ele estará lotado, mas funciona.

Pode chegar bem próximo do horário do jogo

É tradição dos estádios espanhóis entrar no campo alguns minutos antes da partida começar. Eu sempre chego uns 30 minutos antes para não perder as escalações e passar tranquila pela fiscalização. Mas os torcedores locais só entram 10 ou 5 minutos antes.

bernabeu

Coma pipas e leve um bocadillo

É outro clássico. Os espanhóis vão as estádio com um saquinho de pipas (sementes de girassol) e com um bocadillo (sanduíche). Durante os 90 minutos eles devoram as pipas e no intervalo os bocadillos. Sem estes dois alimentos, você não será mais um dos estádios daqui.

Pode ir com a camiseta do seu time

Em dia de Clássico e Derbi é comum encontrar torcedores dos clubes rivais nas arquibancadas do Bernabéu e do Calderón com a camisa do seu time. Em partidas da Liga dos Campeões igualmente. Você pode ir ao estádio com a camisa do clube rival, só evite ficar perto dos “ultras” (as torcidas organizadas) e não entre em provocações.

20 comentários sobre “Coisas que você precisa saber para ver um jogo de futebol na Espanha

      1. Olá thati!Estarei em Madrid esse final de semana!Comprei ingressos pro jogo real madrid x barcelona, porém eu e meu namorado não vamos sentar juntos…eu estou bem proxima ao campo e ele está na arquibancada superior…não é nem o mesmo portão…Você acha seguro eu ficar sozinha durante o jogo?
        Mto obrigada

    1. Oi, Carlos! Com mochilas pequenas, não costuma haver problemas. Eles irão revistá-la e dependendo do que tiver dentro, eles podem não te deixar passar com ela. Já com mochilas grandes eles podem implicar mais. Não recomendamos levar! Um abraço!

    1. Oi, Carla! Você vai encontrar muitos assistentes dentro do estádio que irão orientá-la em relação ao lugar. No seu ingresso deve aparecer o número do portão pelo qual você deve entrar, que é facilmente identificável. Lá dentro, os assistentes te ajudam com o lugar exato. Um abraço!

    1. Oi, Gustavo! Segundo o site oficial do Real Madrid, “fica proibida a introdução de câmeras de televisão ou microfones profissionais, salvo com autorização expressa do clube”. Não há nada sobre câmeras menores de fotografia e, se eu não me engano, já vi algumas nas partidas daqui (aparentemente profissionais ou semi). Mas apenas a câmera, sem tripé ou lentes especiais, por exemplo. Portanto, acho que não há problema no seu caso. Mas, se preferir confirmar no site do Real, tem versão em português. Ah, o ideal é ir com mochila pequena mesmo. Bom jogo! 🙂

  1. oi tudo bem? muito útil sus dicas! irei a Madri em março de 2019 e já adquiri as entradas através do site viagogo para assistir o atlético de Madri. sabe se é confiável?
    meus filhos de 6 e 8 anos gostariam de entrar com os jogadores.
    poderia me dar uma dica a respeito?
    muito obrigado

    1. Oi, Carlos! Tudo bem, e você?
      Esse é um site de revenda. Logo, não é 100% confiável, mesmo sendo um site conhecido. O problema é que, geralmente, quem fica responsável por enviar o ingresso nesse tipo de site é a pessoa que está vendendo, não a plataforma. Por isso pode dar algum problema. De todo modo, conheço algumas pessoas que já compraram entradas por lá e deu tudo certo. Meu conselho é sempre fazer uma busca no Google para descobrir eventuais problemas e conferir os termos e condições do site. Pode ser que exista algum tipo de seguro.
      Sobre a entrada das crianças com os jogadores, eu não sei como funciona nos clubes espanhóis. Imagino que os pequenos sócios do Atlético e as crianças com famílias de sócios tenham prioridade, por exemplo. O ideal é que você escreva diretamente para o clube (pode ser pelas redes sociais).
      Espero que vocês curtam bastante Madrid e o jogo do Atleti! 🙂

  2. ola boa tarde. vc sabe dizer a partir de que idade criança paga para entrar nos estádios? tenho um filho de 3 anos e irei comprar ingressos para um jogo do real Madri devo comprar um ingresso comum para ele tb?

    1. Oi, Carolina! As crianças pagam ingressos sim. Há um aviso no site do Real Madrid com regras do que pode e não pode nos jogos. Um dos itens diz que “cada espectador deve portar sua própria entrada (…), portanto fica terminantemente proibido o acesso ao estádio com crianças no colo sem entrada”. Boa viagem e bom jogo! 🙂

  3. Oi, boa noite.
    Estou interessada em ir na final da Champions League no dia 01 de junho. Você sabe me dizer se é tranquilo duas mulheres irem sozinhas? Existe algum lugar específico que as torcidas organizadas ficam, para a gente poder evitar?

    1. Olá, boa tarde! Eu nunca tive problemas nos jogos aqui e me sinto segura. Além disso, o policiamento é sempre reforçado em finais de campeonato. Geralmente, a torcida mais fanática fica atrás do gol, mas nem sei se vai ter organizada nesse dia, até porque a gente não sabe ainda quais times vão disputar a final da Champions.

    1. Oi, Bruno! Tudo bem? Acho que depende do que estiver escrito no cartaz e não sei bem se eles vão entender caso esteja em português. Existe um cuidado grande por parte do clube em relação a mensagens de ódio, claro. Então imagino que eles olhem tudo o que você levar na entrada. Sugiro que dê uma lida neste texto do Barcelona sobre as condições de acesso e permanência no estádio (principalmente o artigo 4, sobre proibições): https://www.fcbarcelona.es/es/club/estadio/condiciones#
      Assim você vai preparado e ciente das normas do clube. Bom jogo! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *