Palácio Real de La Granja de San Ildefonso

A Granja de San Ildefonso, a cerca de 30 km de Navacerrada, é um dos palácios reais da Espanha, originalmente residência de verão que agora é aberta ao público. Confesso que nunca entrei no Palácio, mas os jardins que o rodeiam já faz valer o passeio.

granja de san ildefonso
Palácio Real da Granja de San Ildefonso

O primeiro que impressiona é a dupla de sequóias gigantes na praça de entrada do Palácio. Parece que as árvores foram plantadas em 1867 e são conhecidas como “La Reina” e “El Rey”, uma com 45 metros de altura e 18,8 metros de perímetro e a outra com 38,5 metros de altura. O segundo exemplar perdeu parte de sua copa por um raio em julho de 1991.

granja de san ildefonso 2granja de san ildefonso 3

granja de san ildefonso 4

Com certeza, a dupla nos dá as boas vindas e indica que é só o começo das maravilhas dos jardins de inspiração francesa do século XVIII.

granja de san ildefonso 5

Os estanques e suas fontes são de tirar o fôlego. São 21 fontes no total. A maior e que chama mais atenção é a dedicada ao deus romano Netuno. O palácio real tem muito mais: são 146 hectares de jardins para serem explorados.

granja de san ildefonso 6

granja san ildefonso

As águas são abertas em poucas ocasiões, dependendo da quantidade armazenada nos reservatórios da região. O único dia fixo no calendário é 25 de agosto, festa do padroeiro de “La Granja”: San Ildefonso. Deve ser um espetáculo único.

granja san ildefonso 1

granja san ildefonso 2

Se ainda tiver ânimo, seguir até Segóvia pode ser um bom final de dia. São 13 kms até lá. Segóvia é uma das nossas cidades favoritas para um bate e volta de Madrid e temos todas as dicas aqui.

granja san ildefonso 3

granja san idelfonso 4

Granja de San Ildefonso:
Plaza de España, nº 15. 40100. San Ildefonso (Segóvia)

Horário de funcionamento:
Consultar no site oficial.

Como chegar:

Ônibus:
La Sepulvedana (linha Madrid – Segovia).

Trem:
Ave Madrid – Segovia – Valladolid
Linha regional Madrid – Segovia.

Carro:
Madrid-Segovia (por autopista): A-6 / AP-6 / AP-61
Segovia-San Ildefonso: M-601.
Villalba-San Ildefonso: M-601.

4 comentários sobre “Palácio Real de La Granja de San Ildefonso

  1. Olá! Já entrei no palácio e acho dispensável, além de não poder tirar fotos, não é mobiliado como uma casa real, e sim um conjunto de obras que você só consegue identificar e saber quais são comprando o audio guia, pois nenhuma tem nome nem nada. O externo é bem mais bonito!

    1. Olá! É uma pena que em muitos palácios reais, como o de Madrid também, não deixem fazer fotos nem videos. Que bom que você gostou do jardim. Obrigada pelo teu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *