O visto de estudante na Espanha é obrigatório?

Compartilhar
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone

Post por Larissa Andrade, autora do blog Esto es Madrid, Madrid

Para grande parte dos turistas brasileiros, o visto é uma grande fonte de dúvida e preocupação. Aqui na Espanha ele não é exigido para quem vem ao país por um período máximo de 90 dias. Mas muitos estudantes se perguntam: se eu vou como estudante e não para fazer turismo, o visto é obrigatório? E se eu for ficar mais de 90 dias? Por quanto tempo ele é válido?

©PromoMadrid, autor Alfredo Urdaci
©PromoMadrid, autor Alfredo Urdaci

Depois de ter vindo duas vezes para cá como estudante, vou explicar um pouco as diferentes situações e quando o visto é exigido e quando não é.

Cursos de até 90 dias

Se você vem como estudante para fazer um curso de espanhol, flamenco, gastronomia ou de qualquer outra coisa e ele tiver até 90 dias de duração, você não precisa de visto de estudante. Isso não significa que você não precisa se preocupar com os documentos, já que, infelizmente,  o número de brasileiros barrados nos aeroportos da Europa voltou a crescer no ano passado.

Para quem vem por até 90 dias, tudo que você precisa fazer é cumprir os requisitos de entrada exigidos pela Espanha a qualquer turista, que podem ser consultados no site do consulado. Mas, além disso, você pode ter que apresentar a matrícula do curso que fará, por isso lembre-se de pedir à escola ou universidade.

Cursos de mais de 90 dias

A partir do 91º dia, o visto de estudante é obrigatório -ressalto a questão do número de dias porque eles são bem restritivos em relação a isso. Independente de ser um curso de idiomas ou um mestrado ou até mesmo graduação, você terá que tirar o visto de estudante se for ficar esse tempo.

Tirar o visto de estudante é um processo chato e burocrático, por isso tente se planejar com o máximo de antecedência possível – eu diria pelo menos uns 3 meses. A lista de documentos exigidos para obter o visto pode ser consultada aqui.

Foto: Divulgação Universidad de Jaén
Foto: Divulgação Universidad de Jaén

Por quanto tempo o visto de estudante é válido?

Quando você for pegar seu passaporte com o visto espanhol no Consulado da Espanha no Brasil, você provavelmente vai tomar um susto:  no visto vai aparecer que ele é válido só por 90 dias.

Não se desespere, é assim mesmo. O que acontece é que chegando aqui você tem que tirar o NIE (Número de Identidad del Extranjero), que nada mais é do que um documento para todos os estrangeiros que residem no país, e nesse documento vai constar o prazo que você pode morar na Espanha.

Se você vem pra fazer um curso de sete meses, o NIE terá sete meses de validade; se o curso for de 12 meses, terá 12 meses; mas se seu curso for mais longo do que isso, o NIE de estudante terá sempre no máximo 12 meses de validade e o que você terá que fazer será renová-lo ao final desse prazo, comprovando que você continuará estudando.

O único caso em que é preciso tirar um visto mas não o NIE é se você for ficar entre 91 e 180 dias. Nesse caso, no seu visto vai constar o número exato de dias que você ficará no país e você não tem que se preocupar em tirar nenhum documento chegando aqui. A vantagem é que você só se preocupa com a burocracia uma vez, estando ainda aí no Brasil; mas a desvantagem é que esse visto não pode ser renovado aqui na Espanha, então se você pensa em vir e de repente ficar mais tempo, esse visto é uma furada.

Posso ir como turista e pedir o visto na Espanha?

Não! O visto de estudante só pode ser feito estando no Brasil ou no consulado da Espanha em outro país caso você seja residente em outro país.

Tenho passaporte europeu. Preciso de visto para estudar na Espanha?

Não. Se você tem passaporte de um país da UE, seja espanhol ou outro, você não precisa de visto para estudar aqui.

Mas se a sua dúvida é entre vir estudar na Espanha ou não, nós contamos aqui em que casos vale a pena ser estudante na terra de Cervantes.

  • Tenho que agradecer à Julie e ao Lucas pela ajuda nesse post! Gracias, queridos!

Larissa Andrade é jornalista, paulista e apaixonada por Madrid, onde mora desde 2011. No blog “Esto es Madrid, Madrid” conta suas experiências e dá dicas sobre a cidade, enquanto no"Be My Beer" fala sobre o mundo da cerveja artesanal.
Compartilhar
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone

32 comentários sobre “O visto de estudante na Espanha é obrigatório?

  1. Boa Tarde! Você saberia algo sobre validade de passaporte para a concessão do visto Schengen? Será que é complicado tirar o visto com o passaporte com 9 meses de validade e depois renovar o mesmo na Espanha? Estou com essa situação e não sei o que seria melhor, pois a universidade está querendo o número do passaporte para emitir a carta, em contrapartida estão pedindo 45 dias para a emissão do novo passaporte (viajo em setembro). Obrigada!

    1. Oi, Maiara! Acho que só o consulado pode te ajudar a tirar essa dúvida. Eu sei que para entrar como turista há essa exigência de tempo mínimo de validade, mas não sei como funciona no caso do visto. Sinto muito não poder ajudar! E, se descobrir, volte para compartilhar a informação conosco. Boa sorte!

      1. Bom Dia! Sim descobri! Para aqueles que a Universidade pede visto Schengen (90 dias) como foi meu caso e depois fazer os trâmites seguintes lá vale a mesma regra de validade de passaporte que o visto de turista (validade minima de 6 meses após entrada). O consulado brasileiro me orientou a tirar o visto com meu passaporte atual (vence dia 28/06/2017) e renovar ele lá na Espanha, visto que lá está ficando pronto em 5 dias. Deu tudo certo…. isso estava tirando meu sono…. aconselho a todos que estejam planejando em estudar fora estar com o passaporte sempre acima de 2 anos de validade. Eu como trabalho e realmente não tenho tempo de ir atrás disso com antecipação sofri a ansiedade de não saber como fazer. Espero que ajude mais.pessoas com essa situacao abraços!!

  2. Olá, minha filha está indo para a Espanha estudar por 9 meses. Vamos tentar um visto para esse período. Porém, ela gostaria de ficar na Espanha depois algum tempo para viajar. Nesse caso, após os 9 meses com visto, ela poderia ficar se utilizando dos três meses que brasileiros podem ficar na Europa sem visto por conta do Tratado de Schengen? Agradeço a ajuda!

    1. Oi, Ana! Infelizmente não posso te dizer se ela poderia ficar mais três meses sem visto. O ideal é consultar o consulado da Espanha aí no Brasil para perguntar como funciona nesse caso. Eu acredito que não porque no site do próprio consulado aparece isso: 7. Posso viajar antes ou depois das datas de meu visto? Não. Você poderá viajar à Espanha no período compreendido entre as datas de validade do visto, pelo período de tempo máximo fixado na epígrafe “Duración de la estancia”. Mas é melhor confirmar antes! Boa sorte!

  3. Boa noite, vou estudar 10 meses, Gostaria de saber se tem como tirar visto de urgencia e se eu posso entrar com o pedido aqui e retirar o visto lá. Ja tenho passaporte, so estou atrasada no visto.

    1. Oi, Graziele! Só o consulado poderia te informar se isso é possível. O ideal é entrar em contato com eles assim que possível para explicar a sua situação. Abs!

  4. Ola, vim a turismo para España e conseguí uma oportunidade de estudar aquí, ja tengo carta de aceitação e matricula, gostaria de saber se posso fazer meu NIE sem o visto de estudante. Obrigada!

    1. Oi, Maria Eduarda! Infelizmente, não sei te ajudar com essa pergunta porque o que sempre li é que não se pode pedir o visto estando aqui e que isso deve ser feito no Brasil. Não sei se dá para pedir o NIE sem ter um visto. O que te recomendo é entrar em contato com a “extranjería” ou talvez a própria universidade possa te orientar em relação a isso. Boa sorte!

      1. Olà, estou no mesmo caso que a Maria Eduarda, e em consulta à advogados espanhóis, parece que só voltando pro Brasil mesmo pra conseguir o visto! Uma pena.

  5. Olá. Estou na Irlanda (estudando inglês) há 1 ano e 4 meses. Meu visto vence em abril/17. Pretendo ir para a Espanha uma semana antes de vencer o meu visto, para fazer um curso de espanhol de 3 meses. Isso é possível? Eu posso receber um visto de 3 meses (turista) vindo de outro país da Europa?
    Obrigada.

  6. Ola. Agora em janeiro estou indo pra Madri fazer um curso de 3 meses (87 dias). Na embaixada da Espanha, eles disseram que nao me dão o visto pelo falo do curso durar menos de 3 meses que a permanencia como turista e que eu poderia ir como turista mesmo. A duvida é o seguinte, eu preciso chegar uns dias antes e voltar uns dias depois pra ter mais tempo de organizar as coisas, até pq achar uma passagem mais em conta geraria esses dias a mais, eu sei que não pode mas será que tem muito problema passar um pouco desses 90 dias, já que minha intenção realmente não é ficar no país? Eu tenho todos os documentos da escola falando que o curso é de 87 dias.. Fiquei com receio de perguntar na embaixada. Outra questão é que após o curso eu vou pra Londres, que não está no tratado de Schengen. Bom, pensei em colocar a volta da passagem por Londres umas 3 semanas depois do curso para tbm facilitar minha entrada em londres. Ou perder a passagem de volta de Madri e comprar um nova só de vinda de Londres pq não sei o dia exatato que volto. Estou com bastante dúvida. Se alguem puder me ajudar, agradeço. Obrigado

    1. Oi, James! Infelizmente não tenho como garantir que não aconteceria nada se você superasse esse período. Pode ser que na saída do país, eles te dessem uma multa por superar o prazo de 90 dias ou colocassem algum tipo de aviso no seu passaporte que dificultaria seu retorno algum dia. Será que não vale mais a pena você pegar mais alguns dias de curso? Quanto a Londres, não sei como funciona, porque realmente não faz parte do tratado. O que pode acontecer é que eles vejam que vc superou os 90 dias e não te deixem entrar. Recomendaria consultar um especialista para tirar as dúvidas e evitar problemas. Abs

  7. Oi, gostaria de uma ajuda. Tenho o visto de estudante e NIE com vencimento 28 de fev. Eu tenho um congresso aqui duas semanas depois do vencimento, e gostaria de ir embora extaos 23 deias depois do vencimento do visto. Será q terei problema na imigração da Espanha, no retorno ao Brasil? Não tenho como renovar o visto só para esse um mês a mais, ou tenho? Onde eu poderia ir pra me informar com exatidão? Pq na extrangeria (onde foz meu nie) é só com cita previa né? No consulado tbm é só com cita… Teria como renovar meu visto de estudante pra esse prazo tao curto? Qual seria a melhor opção? Grata desde já ?

    1. Oi, Vanessa. Infelizmente não sei te informar. Já ouvi dizer que é possível ficar mais 90 dias (que seria como o período para turistas), mas não sei se é assim mesmo. O melhor é pedir informação na extranjería (há um escritório na calle Manuel Luna que foi onde tramitei a renovação, talvez lá possam te ajudar). Ou consultaria a própria universidade, que talvez possa te orientar (no caso da Complu, a Casa do Estudante). Abs

    1. Oi, Camila! Tudo bem? Mas você tem um visto válido por quanto tempo? Se o seu visto é de até 180 dias, essa validade vai aparecer no seu passaporte e você não teve que tirar um NIE. Nesse caso, você não pode pedir a prorrogação desse visto aqui na Espanha. Você teria que voltar ao Brasil e fazer de novo o processo do visto. Já se você teve que tirar um NIE ao chegar aqui, você pode pedir a renovação sem problemas, desde que se matricule em outro curso (ou no mesmo, caso seja de espanhol). Aqui você encontra mais informações: http://extranjeros.empleo.gob.es/es/informacioninteres/informacionprocedimientos/Ciudadanosnocomunitarios/hoja008/index.html

      1. Sim, tenho o visto de até 180 dias por estar estudando em uma Universidade aqui em Madrid. Minha cidadania está em andamento mas não acredito que fique pronta antes do meu período de volta, por isso continuando a Universidade gostaria de saber se teria chance de fazer daqui o Visto de estudante para mais 6 meses, mas pelo que você falou não consigo. Muito obrigada pela ajuda 🙂

  8. Boa tarde,

    Vou fazer um curso de idiomas em Madrid no final de Junho desse ano – com duração de 6 meses – e gostaria de saber se tenho que apresentar junto com a documentação do visto de estudante, o original do meu diploma com o apostilamento Haia, ou se como é só um curso de idiomas esse documento não será necessário!

    Agradeço a atenção

    1. Oi, Ana Carolina. Uma amiga que passou pela mesma situação comentou que mesmo sendo um curso de idiomas teve que apresentar o diploma apostilado. Abs

  9. Olá! Tudo bem?
    Estou morando na Espanha há 3 meses e quando tirei meu visto de estudante observei que já tinha meu NIE nele. Perguntei no consulado e eles disseram que eu não precisava pegar meu NIE aqui, pois já tinha no passaporte. Emfim, não sei se mudou alguma coisa desde o post (tirei meu visto em dezembro/janeiro), não sei se foi alguma coisa que eu preenchi na hora de solicitar, ou se é porque ficarei menos de 180 dias. Mas foi uma coisa que eu achei estranho, porque todo lugar que eu lia falava a mesma coisa: tem que chegar e trocar pelo de mais de 90 dias.
    Enfim, minha experiência rs
    Adoro o blog! Parabéns!

    1. Oi, Shayene. É assim mesmo, quem vem de 90 a 80 dias vem com um visto com a data exata de permanência e não precisa trocar aqui pelo NIE, conforme expliquei no post. Obrigada por ecompartilhar sua experiência e pelo carinho! 🙂

  10. Olá! Eu posso ir pra Espanha como turista e, caso eu ache algum curso interessante por lá, me matricular? Desde que esse curso não supere o prazo de 90 dias. Ou devo me matricular antes de viajar e apresentar essa matrícula para o consulado ou outro órgão?

  11. Olá,
    Eu estou na Irlanda por 3 meses como turista, e gostaria de ir para a Espanha ficar lá por uns 3 meses estudando. Vc sabe me dizer se isso é possivel, sendo que já estarei na Europa por 90 dias?

    Muito obrigada!
    Mariane

    1. Oi, Mariane. Infelizmente isso não é possível. Você teria que tirar um visto de estudante no consulado da Espanha aí na Irlanda. Um abraço!

    1. Oi, Adina. Na Espanha tem cursos de tudo que você imaginar, pode ser um curso de flamenco, de gastronomia até cursos de graduação, pós, MBA. Vai depender do seu interesse e do quanto você está disposta em investir. Um Abraço!

  12. minha filha já se matriculou em uma escola do ensino médio na catalunha ela é menor ,não exigiram o visto de estudante,pode ter algum problema,ela pretende morar lá

    1. Oi, Maristela. Normalmente, as escolas permitem fazer a matrícula só com o passaporte e o empadronamento. Se ela já conseguiu se matricular, não há com que se preocupar do ponto de vista da escola, mas é sempre bom tentar regularizar a situação para que ela possa evitar problemas em outras circunstância (uso do sistema público de saúde, viagens fora do país, etc).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *