Palácio Real de Madrid

“O Palácio Real de Madrid é a residência oficial dos reis da Espanha mesmo que usados por eles somente para eventos e recepções oficiais”: muitos dos sites e posts que descrevem o Palácio Real começam com essa frase e definitivamente não tem outra maneira de começar a descrevê-lo. Visitar o Palácio Real de Madrid é entrar na casa dos reis da Espanha do passado e do presente, e isso faz a visita muito especial. Vou contar alguns fatos, curiosidade e uma lenda para deixá-la mais interessante.

Foto 1 palacio real oriente

O Palácio Real foi erguido onde antes havia uma fortificação árabe e é lugar de residência oficial dos monarcas espanhóis desde 1561, quando Madrid se tornou capital da Espanha.

Ainda hoje, como marca a tradição, os futuros embaixadores devem apresentar-se oficialmente com suas cartas credenciais ao rei, o chefe do estado espanhol. A cerimônia acontece na “Cámara Oficial del Palacio Real”. No começo de abril deste ano, o rei Felipe VI recebeu os futuros representantes de outros países, incluindo a de Gana com traje típico do pais.


Para ver o vídeo, clique aqui!

O atual edifício do Palácio Real de Madrid foi construído entre 1738 e 1759 depois que o grande incêndio de “Nochebuena de 1734” destruiu o anterior quase que por completo. Nesse incêndio, parte da vasta coleção de obras de arte também foi destruída, salvando peças importantes como o quadro “As meninas” de Velásquez, agora exposto no Museu Nacional do Prado. Hoje em dia podemos ver em várias paredes pinturas de Velázquez, Goya, Rubens, El Greco e Caravaggio.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Alguns dizem que não, outros afirmam que o estilo arquitetônico é claramente inspirado no Palácio de Versalhes na França. No seu interior, a decoração obedece ao estilo rococó em sua versão italiana de Carlos III, tem opulentos conjuntos de mobília neoclássicas francesa do rei Carlos IV, e o rei Fernando VII trouxe uma grande coleção francesa de lustres em bronze e cristal. Atualmente em uma das salas o brasão do casal real Rei Juan Carlos I e a Rainha Sofia está gravado no papel de parede. É muito interessante perceber que cada monarca deixou a sua marca particular, o seu gosto e sua personalidade espalhados pelo suntuoso palácio.

Dentro do Palácio Real, fotos e vídeos não são permitidos. O palácio tem salões oficiais grandiosos, bem conservados e com estilo próprio. Cada um de uma cor, típico da época: a sala do trono tem a imponência do vermelho, é impressionante. No salão dos banquetes, depois de admirar a riqueza de detalhes, o divertido é achar a cadeira mais alta, aquela reservada ao rei.

O meu preferido é o salão de porcelana, de inspiração oriental que originalmente foi a sala de vestir do rei Carlos III. Minha imaginação vai longe, tentando saber como seria vestir-se de gala em um ambiente tão delicado. Minha mãe, professora de química, só tinha olhos para a Farmácia Real e seus frascos da época. Uma amiga amante da musica clássica ficou alucinada com os instrumentos musicais expostos especialmente a coleção “Stradivarius Palatinos”; uma viola, dois violinos e dois violoncelos feitos pelo mestre Antonio Stradivari por volta de 1700. Os instrumentos ainda são usados em alguns concertos do Palácio.

Foto 3 detalhe palacio real

Ali está a maior e melhor coleção de relógios da Espanha: 250 relógios colecionados por Carlos I segundo a Patricia do Turomaquia. Uma vez, com a minha irmã, contei 21 expostos. Em um outro verão, foram 18 relógios que conseguimos contabilizar. Deixo um desafio para os curiosos: quantos relógios tem o Palácio Real? Conte e depois conte aqui nos comentários.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Foto 5 Palacio Real JardimAo fundo do Palácio estão os “Jardins del Campo del Moro” e ao norte os “Jardins de Sabatini”. Na frente está a “Plaza de Oriente”, onde estão diversas estátuas de antigos monarcas. Parece ser que estavam projetadas para decorar a parte superior do ultimo andar contudo as estátuas são muito pesadas e poderiam cair ao chão, por isso foram levadas a Plaza de Oriente.

Entretanto, a lenda que me contaram narra que Isabel de Farnesio, segunda esposa de Felipe V, não queria ter a estátua da sua antecessora acima de sua cabeça, tinha pesadelos que a estátua cairia em sua cabeça. Ordenou descer para a praça pois assim ficariam na mesma altura. Afinal, todo palácio tem sua lenda!

  • Combine a visita ao Palácio Real com passeios no Teatro Real e nas Muralhas árabes; entrar na Catedral da Almudena; e subir ao Templo de Debod que tem o melhor ponto para apreciar o pôr do sol.
  • Recomendo para dias chuvosos e/ou alto verão de Madrid. Se você quiser fazer a visita no horário gratuito aconselho chegar antes do horário estipulado assim a visita será feita com tranquilidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 Bônus: A Troca da Guarda

A troca da guarda do Palácio Real de Madrid acontece as quartas-feiras às 11 horas da manhã, entre os meses de outubro e julho. Em agosto e setembro não tem. Também pode ser cancelado em dias de chuva e muito frio e por atos oficiais. Mais detalhes e vídeos no Esto es Madrid, Madrid e no Rumo a Madrid.

Informações Gerais:

Palácio Real de Madrid
Onde:
Calle Bailén s/n
Quando: todos os dias (menos em 1 ºde maio, 25 de dezembro, 1º e 6 de janeiro. Fechado a partir das 15h00 no dias 24 e 31 de dezembro). Também pode fechar outras datas por atos oficiais, consulte o site oficial antes de planejar tua visita.
Horário de inverno (outubro a março): 10h00 às 18h00.
Horário de verão (abril a setembro): 10h00 às 20h00.
Quanto: tarifa básica 10 euros. De 2af a 5af das 16h00 as 18h00 no horário de inverno e de 18h00 as 20h00 no horário de verão a entrada é gratuita para cidadãos da União Europeia, cidadãos ibero-americanos (brasileiros incluídos) e pessoas que moram e tem documentos de trabalho Todos devem apresentar documentos válidos. O horário gratuito pode mudar, consultar o site oficial aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *