Verão de Madrid – Como sobreviver?

Finalmente chegou o verão em Madrid! Porém, antes de começar este post, um aviso: as temperaturas em Madrid podem ser realmente insuportáveis nessa época do ano! Calma! Nós do BLPM sabemos muito bem como nos preparar para passar uns dias bem quentinhos na nossa cidade preferida!

madrid-verao1

Vamos às dicas de como sobreviver ao verão de Madrid!

Quando me mudei para Madrid era 15 de Julho e sofri um pouco com o choque térmico dos 22ºC de Campinas para os 37ºC de Madrid! Não se iluda pensando que somente alguns dias batem esta temperatura… podem ser semanas com mais de 35ºC, inclusive de noite, já que o Sol não se vai até as 22h00.

"Por do Sol" às 21h44
“Por do Sol” às 21h44

Além do choque térmico, também sofri um choque “cultural” por perceber que a cidade estava vazia. Todos os madrileños correm para as montanhas, para seus pueblos de origem com muito verde ao redor, e só voltam em Setembro!

Nada como sombrinhas nos parques...
Nada como sombrinhas nos parques…

Para os menos afortunados que não podem sair de férias por tantos dias seguidos, é muito comum em Madrid ter jornadas reduzidas de trabalho nessa época – isso significa que muitas pessoas entram às 8h00 pra trabalhar e saem diretamente às 15h00. Nessa época e horário, o trânsito é caótico, pois todos querem sair e desfrutar de suas horas de sol!

Puertar del Sol no verão
Puerta del Sol no verão

Além da cidade estar vazia de pessoas locais, muitos estabelecimentos fecham durante 3 ou 4 semanas durante esta época do ano! E ainda fazem questão de deixar um bilhetinho na porta “Cerrado por vacaciones hasta…“. O que no Brasil seria um convite para invasão do comércio, aqui é considerado a coisa mais normal do mundo, afinal es verano. Isso acontece mais nos bairros e bem menos nas áreas centrais.

Plaza de Callao preparada para reduzir a incidência solar
Plaza de Callao preparada para reduzir a incidência solar

Se vier a Madrid durante Julho e Agosto, saiba que é normal encontrar lojas e restaurante fechados, mas não se preocupe! Madrid está mais do que preparada e cheias de outras opções para receber seus turistas no verão!

Aproveitando as terrazas no verão
Aproveitando as terrazas no verão

Porém, leve em consideração algumas dicas de passeios e comportamentos para não tostar no verão em Madrid:

  1. Escolha um hotel com ar-condicionado, e melhor ainda se tiver piscina. Ou até um hotel fora da cidade onde tenha mais verde ao redor. Isso ajuda a passar as noites calorentas.
  2. Madrid tem um clima quase desértico! Os 37ºC daqui não se comparam aos 37ºC úmidos do Brasil. A umidade relativa do ar é muito baixa e muitas pessoas passam mal. Assim que, abuse de água, hidratante e filtro solar!
  3. Aproveite o verão madrileño para praticar a siesta! Evite sair entre 14h00 e 18h00 porque é o pior horário para estar na rua. Descanse e retome suas atividades durante a noite!
  4. Falando em noite, nada melhor que uma cerveja, tinto de verano, horchatas ou qualquer bebida gelada da sua preferência em algumas das terrazas de Madrid. A rua está sempre cheia de gente que também quer sair de casa e fugir do calor. Outra dica é ir aos melhores rooftops de Madrid!
  5. Aproveite para provar as comidas leves do verão espanhol, tais como gazpachos, salmorejos, ensaladas variadas e pescados frescos. Além das várias sorveterias novas que aparecem na cidade nesta época.
  6. Para quem não vive sem café… prove o café com gelo! Parece horrível, mas é amor a primeira tomada. Falamos sobre isso neste post sobre desayuno.
  7. Se não quiser aproveitar a siesta, utilize este horário para visitar museus, catedrais, igrejas e locais mais fechados e frescos. Outra dica é ir ao cinema e aproveitar o ar-condicionado enquanto come uma pipoquinha fresca.
  8. Aproveite os parques pela cidade! Fazer picnic na sombra é uma das melhores atividades que podemos ter no verão de Madrid!
  9. Tente escapar para algum parte aquático, como o Parque Warner Beach e Aquópolis. Ou aproveite para visitar as piscinas naturais perto de Madrid, como Rascafría e Pantano de San Juan.

museu-prado

Catedral da Almudena - Fugir do calor e se maravilhar
Catedral da Almudena – Fugir do calor e se maravilhar

parque-warner

Honestamente eu sofro no verão de Madrid, e tento fugir da cidade quando posso! Mas é verdade e tenho que admitir, Madrid é uma cidade totalmente diferente no verão, com mais vida e alegria e pessoas na rua muito contentes por finalmente poder sair de roupas curtas por aí! Sobre que tipo de roupa usar no verão madrileño, sigam as dicas deste post!

Quem quiser mais dicas sobre o Madrid no verão, aqui estão outros posts interessantes sobre o assunto! Aproveite bastante!

Dicas para aproveitar o verão em Madrid – Esto es Madrid, Madrid!

8 dicas para o verão em madrid – Rumo a Madrid

O que fazer em Madrid no verão – Blog Brasil com Z

Verão em Madrid – Blogueiros de Língua Portuguesa em Madrid

2 comentários sobre “Verão de Madrid – Como sobreviver?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *