Requisitos de entrada na Espanha

Muita gente sabe que a Espanha é a porta de entrada de muitos turistas brasileiros para a Europa, já que há  vários voos diretos que conectam o Brasil a Madrid e Barcelona. Alguns ficam na Espanha para fazer turismo, enquanto outros só fazem escala aqui e embarcam em outro voo para o destino final, mas quase todos têm a mesma preocupação: quais são os requisitos de entrada para evitar ser barrado na Espanha?

aeroporto espanha

Houve uma época em que os brasileiros lideravam a lista de deportados do aeroporto de Madrid-Barajas, mas isso mudou bastante desde que o Brasil passou a aplicar uma lei de reciprocidade, ou seja, fazer as mesmas exigências aos turistas espanhóis que visitam o Brasil.

barrado no aeroporto

Mesmo com a queda no número de deportações, elas ainda acontecem e são motivadas principalmente pela falta de informação e pelo não cumprimento das exigências de entrada impostas pela Espanha aos brasileiros que vêm a turismo.

Para não ver sua viagem se tornar uma furada, confira se você cumpre todos os requisitos para entrar no país como turista, por um período máximo de 90 dias:

  • Ter um passaporte válido que expire pelo menos 3 meses depois da data prevista de saída do país. Ou seja, se você vem no dia 2 de agosto e fica até 25 de agosto, seu passaporte deve ser válido até, no mínimo, 25 de novembro.
  • Comprovante de hospedagem. Se você ficará num hotel, pode levar o comprovante de reserva; mas caso você fique na casa de amigos ou familiares, eles devem fazer uma carta-convite – emitida pela delegacia da região onde essa pessoa mora (não vale uma carta de próprio punho). Para saber como deve ser a carta, consulte o site oficial da Polícia.
  • Passagem de volta.
  • Comprovante de ter meios econômicos suficientes. Desde meados de 2017, esse valor é de 70,77 euros por pessoa/dia e com um mínimo de 636,93 euros. Ou seja. se você for ficar 10 dias, você terá que comprovar que dispõe de 707,70, mas se for ficar três ou quatro terá que comprovar que tem no mínimo 636,93 euros. Esse valor pode ser comprovado não só com papel moeda, mas com cartão de crédito ou travel money.
  • Ter um seguro de saúde no valor de 30 mil euros que cubra problemas de saúde e repatriamento válido por toda a viagem. Apesar do valor ser alto, esse seguro não costuma ser muito caro.
  • O governo espanhol não permite a entrada no país de brasileiros que não possuam visto ou autorização de residência se eles já tiverem passado 90 dias no país em um período de 180 dias.
Atenção à data de vencimento do passaporte! (Foto: Agência Brasil)
Atenção à data de vencimento do passaporte! (Foto: Agência Brasil)

Mas eles vão me pedir tudo isso no controle policial? A verdade é que é bem provável que não. Minha mãe, avó e muitos amigos que vieram nunca tiveram que mostrar absolutamente nada, mas regras são regras e se você tiver o azar de ser parado e te pedirem algo que você não tem, eles podem te colocar no próximo voo de volta ao Brasil.

Se você vem como estudante, mas ficará menos de 90 dias não precisará de visto. Caso contrário, sim. Nós explicamos tudo isso neste post.

Por isso, prepare-se antes da viagem para cumprir os requisitos listados acima. Se você já teve algum problema ou quer compartilhar sua experiência, deixe nos comentários.

14 comentários sobre “Requisitos de entrada na Espanha

  1. Estive na Espanha em 2015 e não me pediram nada, muito embora tenha levado tudo que está na lista. De lá fui para Alemanha e também não me pediram nada, em ambos países entreguei a papelada, nem pegaram, só o passaporte.

    1. Oi, Jurema! Realmente, para a maioria das pessoas eles não pedem nada mesmo. O problema é que a gente nunca sabe quando eles podem pedir, né? E aí é melhor ter tudo certo para evitar problemas!

  2. Eu fui barrada quando fiz escala em Lisboa,,,,
    A abencoada me pediu tudo,tive que mostrar carnao,seguro,confirmacao de hotel,,,e fora as milhas de perguntas que ela me fez,,,devo ter ficado quase 20 minutos,ela me perguntando e eu respondendo,,,ate os pontos turisticos que tem em Madri ela me pergunto o nome,,,,passei muito aperto,ai vem outro abencoado e um policial,,entao ficarao os tres,,,e eu pedindo a Deus que ela carimbasse logo meu passaporte de entrada,,,
    ela carimbo e me disse,estarei aki te esperando voltar,,,eu disse ok,,,,
    Com Deus na frente e com fe,,,tudo da certo…..

    1. Oi, Noely! Realmente é um pouco como uma loteria… tem vezes que te pedem de tudo e tem vezes que não pedem nada. Por isso é melhor sempre atender todos os requisitos. Um abraço!

  3. Oi! Fiquei com uma dúvida sobre a comprovação de hospedagem…se eu for ficar num airbnb, a confirmação do site vale? Ou o anfitrião vai ter que fazer essa carta-convite? Eu vou em abril/2019 e estou me organizando. Talvez fique num airbnb, talvez num hostel…pra viajar mais em conta.
    Obrigada!

  4. Boa noite,

    Gostaria de saber como faço para a comprovação dos meios econômicos suficientes?
    Vamos viajar domingo agora para Veneza, com parada em Madrid.

    Muito obrigada

    1. Oi, Ana Paula. Você pode comprovar apresentando tanto dinheiro em espécie quanto seus cartões de crédito e faturas em que apareça o limite. Também, se você tiver, comprovante de recarga de cartões pré-pago como o visa travel money. Um abraço e boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *