#TOP10BLPM – 10 furadas em Madrid

Não me levem a mal, Madrid é uma cidade linda e eu sou totalmente apaixonada por ela e sempre digo que a capital espanhola merece não uma, mas muitas visitas. Mas nem por isso precisamos dizer que ela é perfeita ou que todos os pontos turísticos são o máximo, já que Madrid, como qualquer cidade do mundo, tem suas furadas e nesse post nós, do BLPM, selecionamos as 10 coisas ou lugares que você deve evitar ver/fazer para não perder o precioso tempo da sua viagem.

palacio real

Como sempre, claro que tudo varia um pouco de acordo com os gostos pessoais, por isso é sempre bom ouvir opiniões diferentes e, caso seja um lugar que você queira muito ver, vá – nem que seja para comprovar que não era tudo aquilo!

1- Teleférico

Opinião da Manaira: Tendo pouco tempo em Madrid, não recomendo fazer o passeio de teleférico sobre o Rio Manzanares. A vista lá de cima é bonita, mas não vale tanto a pena como os teleféricos de outras cidades turísticas (como o Rio de Janeiro). O pior do passeio e que chega na Casa de Campo. O lugar é lindo, mas o teleférico nos deixa a uns 20 minutos caminhando do lago e dos bares. Se tiver calor, recomendo menos ainda. O bar do fim do trajeto é caro e não tem nada demais.

vista teleferico

2- Comer tortilla que não seja do dia

Opinião da Cristina: A tortilla é uma boa pedida para o café da manhã ou merendinha antes do almoço, muito comum em qualquer bar de Madrid e da Espanha, porém tem se tornado comum também que a tortilla não seja do dia. Por isso, convém perguntar, mesmo que o dono do bar fique bravo por considerar a questão ofensiva. Em tempo: a tortilla é algo que se come de manhã. As possibilidades de que ela esteja fresca e suculenta, são enormes! Em Madrid qualquer alimento fica seco rapidamente, por causa do clima seco. Tortilla seca, sqn!

tortilla

3- Bar El Tigre

Dica da Suzana: Esse mítico bar na Calle de las Infantas, 19 (Chueca) a princípio impressiona. Você pede uma bebida e ganha um monte de “tapas pra acompanhá-la. Com 2 bebidas já comeu o equivalente a uma refeição. Há tostas com jamón e vários tipos de embutidos, paella, várias coisas. Quando eu tinha recém-chegado a Madrid adorava ir lá, embora esteja sempre lotado (e isso é bom sinal). Mas depois de muitos anos e tendo aprimorado meu paladar, eu simplesmente acho as tapas de má qualidade, feitas de qualquer jeito e com os ingredientes mais baratos que existem. Esse bar de tapas foi riscado da minha lista.
tigre

4- Palácio Real

Dica da Camila: O Palácio Real é realmente magnífico… mas prefiro ver mais por fora do que gostei de ver por dentro. Basicamente temos que pagar para “não poder” fazer nada: Não pode falar alto, não pode conversar, não pode sair da fila, não pode tirar foto, não pode ver todas as alas do Palácio. Quem estiver por Madrid deve aproveitar os horários em que a visita é gratuita, do contrário é um desperdício de dinheiro (e tempo). O recorrido é muito longo por todas as salas pessoais dos reis, e no final, quando já estamos muito cansados, chega a parte mais interessante que são as salas das armas e armaduras de guerras. Há quem goste, mas eu nunca recomendo.

palacio-real

5- Comer paella na Plaza Mayor

Dica da Paula: O meu conselho para qualquer pessoa que visita Madrid é: não coma paella na Plaza Mayor (ou em qualquer restaurante com um cartaz na porta). Certamente você irá cair num pega turista e pagar caro por um arroz de plástico. Se quiser muito curtir a praça, sente e tome uma cerveja (cara) ou no máximo prove o tradicional bocadillo de calamares. Mas para comer paella fuja dali e procure um restaurante especializado (aqui deixamos 5 sugestões).

paella-verduras

6- Provar a chufa

Dica da Juliane: Chegamos em Madrid no verão e nas prateleiras de supermercado e cafeterias encontrei uma bebida que ainda não conhecia. Parecida com uma vitamina e bem popular, fiquei curiosa em experimentar e comprei uma caixinha de “Horchata de Chufa. Coloquei no freezer, pois a recomendação é beber bem gelada e quando achei que estava no ponto, servi a mim e às meninas. Que decepção!!! Nenhuma de nós gostou!! Ficamos nos perguntando como alguém pode gostar disso??? Conto como foi esta experiência neste post.

Foto: Photocapy - Creative Commons
Foto: Photocapy – Creative Commons

7- Museu de Cera

Esse é o típico lugar que mesmo sem nunca ter ido, ninguém recomenda. Por quê? É só dar uma olhada nas fotos para ter uma ideia. Os bonecos desse museu são bem fraquinhos e em muitos casos chega a ser quase impossível reconhecer quem é a pessoa que deu origem àquela reprodução.

O pior? É bem caro: 19€ para adultos e 12€ para crianças entre 4 e 12 anos. Custa mais que o Museu do Prado!! Por isso, recomendo só para quem não se importar em gastar uma grana para dar risada.

Foto: Tungusta - Creative Commons
Foto: Tungusta – Creative Commons

 

8- Tomar chocolate com churros no verão

Tem gente que adora e tem gente que nem tanto, mas a verdade é que o chocolate com churros foi feito para o inverno, porque é capaz de aquecer até o mais frio dos corações – e estômagos. Mas realmente não recomendo prová-lo no verão madrileño, com temperaturas perto dos 40ºC, porque a probabilidade de você ter um piriri é bem alta.

Para quem não sabe, o chocolate é bem denso e o churro é um pouco gorduroso, já que é frito, o que faz da dupla uma combinação muito potente. Se estiver muito afim, coma um pouquinho e tente deixar a gula para quando voltar em outra estação.

churros-madrid

9- Entrar no bares que oferecem chupitos

A cidade se transforma durante a noite e no centro há muitos bares e discotecas que contam com promotores que vão caminhando pelas ruas convidando as pessoas a entrarem. É bem comum que te ofereçam um chupito (shot) de alguma bebida e, exceto se você estiver afim de viver uma noite muy loca ou se você não se importar de ir a um lugar onde só haverá guiris (gringos), minha dica é: não entre! Normalmente essas bebidas são de péssima qualidade e esses bares estão completamente vazios!

10- Comer no Mercado de San Miguel

Esse é um ponto polêmico! O Mercado de San Miguel é lindo e está bem no centro da cidade, do lado da Plaza Mayor, o que faz dele uma parada obrigatória. Tomar uma cerveja ou um vinho é uma ótima ideia, mas não recomendo comer no Mercado de San Miguel porque tudo é caríssimo.

É verdade que os produtos são bons, mas esse mercado é o típico lugar que só atrai turistas e que não tem nada a ver com o espírito madrileño. A cidade tem muitos outros mercados muito mais tradicionais e interessantes, inclusive na região central.

Foto: Herry Lawford (Creative Commons)
Foto: Herry Lawford (Creative Commons)

E vocês, que furada em Madrid recomendariam aos turistas evitar?

3 comentários sobre “#TOP10BLPM – 10 furadas em Madrid

  1. Sensacional! Mas, poxa, Camila, logo o Palácio Real?? Hahahaha Mas te entendo perfeitamente e é exatamente isso. Eu acrescentaria o Jardim Botânico, pois quem vem dos trópicos não vê muita graça neste lugar. Beijos!

    1. Ju, nunca fui no do Rio, que dizem que é sensacional, mas acho o de São Paulo bem mais legal que o de Madrid, porque o de SP é um parque enorme, dá para fazer picnic.. Beijo

    2. Ju, concordo que o Jardim Botânico é bastante ridículo para nós, os tropicais… e desculpa por falar do Palácio Real.. mas é verdade hehehe Beijos da Camila

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *