Madrid com crianças: parques e praças públicas pra se divertir sem gastar seus euros!

parques e praças madrid

Uma das coisas que eu amo aqui em Madrid é a quantidade de parques e praças públicas espalhadas pela cidade. Basta caminhar um pouco e já encontramos uma pracinha, limpa e colorida, com brinquedos bem legais, para a molecada se divertir. Quem tem criança sabe que isso faz toda a diferença! Eles tem uma energia absurda (alguém sabe dizer como faz pra ter uma igual? PRECISO!!) e ter um lugar onde eles possam gastar tudo isso é mega valioso. Se for limpo então… Aff, pior coisa é ficar desviando a criaturinha de caca de cachorro!

parques e praças madrid
Brincar na areia, irresistível

Aqui próximo a nossa casa mesmo, tem duas pracinhas, uma para cada direção. Dá pra escolher. E os parques públicos também são um convite para um passeio ou um piquenique em família ou com os amigos. Seja para relaxar depois de um dia de trabalho ou aproveitar aquele fim-de-semana em que a grana está curta ou até já foi pro beleléu!

Claro que morando aqui a pouco tempo e tendo que resolver vários assuntos burocráticos, procura de vaga em escola, início de aulas e mais um bocado de coisinhas que temos que ajeitar neste começo, não deu tempo de explorar toda a cidade e conhecer todos os principais parques. Mas já fomos aos mais centrais e conhecidos e neste post quero mostrar não aquela visão geral, de guia turístico, mas o que encontramos neles e que é legal para fazer em família.

Pracinhas

parques e praças madrid
Brinquedão na rua, quem segura?

Bom, pra começar, as pracinhas. É impressionante a quantidade delas espalhadas pela cidade! Principalmente nos bairros residenciais, basta caminhar um pouco para encontrar um espaço só para os pequenos, cercado, onde não é permitida a entrada de animais, portanto não tem “caca” na areia, brinquedos limpos, coloridos e criativos. Gente, eles lavam as pracinhas!! Em frente ao colégio da Luisa tem três e não é raro ver o caminhão parado jogando um jato de água com detergente (acho até que deve ser desinfetante, ainda vou perguntar).

parques e praças madrid
Este cavalinho está em todas!!

Tem grandes, pequenas, com muitos brinquedos, outras só com um escorrega e um cavalinho, mas tem. Centenas. Todas no mesmo padrão. E isso foi uma das coisas que primeiro me chamou atenção aqui. A Maísa gostaria de brincar em todas. A tal energia…

parques e praças madrid (4)
Que tal encontrar uma caravela na praça?
parques e praças madrid
Olha que legal é ter um brinquedo assim em várias partes da cidade e gratuito!
parques e praças madrid
Ela se diverte!
parques e praças madrid
Lulu prefere andar de patins no Retiro hehehe

Parque do Retiro

parques e praças
Parque del Buen Retiro

Tá, você já deve ter ouvido falar, lido alguns vários posts sobre ele, eu sei. É realmente o parque mais famoso de Madrid e muito bonito. Sempre cheio de turistas, bem no centro da cidade, passagem obrigatória para quem está de visita. Mas para nós que moramos aqui, depois de algumas idas, passamos a vê-lo com outros olhos.

parques e praças
Amei estas árvores!

O Parque do Retiro não é só o lago com barquinhos, Palácio de Cristal, monumentos e artistas de rua. Andando por cada uma daquelas “estradinhas” encontramos algo novo. E as pracinhas que estão espalhadas pelo parque são um exemplo.

parques e praças madrid
Esse gira-gira é uma loucura!

Na primeira vez que visitamos Madrid nos concentramos nestas atrações que mencionei, eram as que estavam no guia. Mas agora eu diria aos pais que visitam o Retiro com crianças: explorem! Tem praças com brinquedos incríveis, diferentes, que nunca tínhamos visto em um parque público. As gurias simplesmente amam!! Sem contar que fazer um piquenique debaixo de qualquer uma daquelas sombras apreciando a vista do lago é uma delícia e repõe as energias para continuar passeando pela cidade.

parques e praças madrid
Este parquinho tem uns brinquedos muito criativos!
parques e praças madrid
E vamos exercitar as pernas!
parques e praças madrid
Pausa para a comidinha

Como chegar: de metrô, pela linha 2 descendo na estação Retiro ou pela linha 9, descendo na estação Ibiza. São as que deixam bem em frente ao parque. Mas como ele está localizado bem no centro de Madrid, várias estações podem te deixar relativamente perto, basta caminhar um pouco e já está!!

Parque de San Isidro

parques e praças madrid
Que tal esta vista?

O parque que leva o nome do padroeiro de Madrid é também um dos maiores da cidade. É nele que acontecem as Festas de San Isidro, no mês de maio. O parque, que durante o ano todo é utilizado para caminhadas, passeios, piqueniques e prática de esportes, se transforma completamente. Fica quase impossível transitar.

parques e praças madrid
Ela nunca cansa!

É um lugar cheio de história. Diz a lenda que enquanto o futuro santo – que era lavrador lá pelos idos de 1100 e lá vai picos – arava a terra, fez brotar milagrosamente uma fonte. Muitos outros milagres são atribuídos a ele, o que fez com que a imperatriz Isabel mandasse construir uma capela em sua homenagem. Isso depois do filho dela, o príncipe Felipe, ter sido curado após beber a água da fonte.

Parques e praças de Madrid – San Isidro é um dos maiores da cidade

Tanto a fonte quanto a capela ainda existem e podem ser visitadas, embora a fonte só esteja aberta ao público durante as festas do padroeiro. Dentro do parque ainda tem uma biblioteca pública, um crematório e… um cemitério!

parques e praças madrid

Mas voltemos ao parque…parque! Nada como tirar um dia para um piquenique em uma das várias mesas com seus respectivos bancos, existentes em todo San Isidro, enquanto as crianças brincam nas pracinhas ou correm pela grama. Também dá pra assistir a uma partida de futebol amador no fim da tarde. E não raro encontramos famílias festejando o aniversário de seus pequenos. As mesas enfeitadas com toalhas coloridas, balões pendurados nas árvores com uma faixa de “Feliz Cumpleaños” e as crianças brincando em volta do aniversariante. Isso mesmo, sem aquela ostentação toda, apenas uma confraternização junto à natureza! Muito, mas muito comum de se ver nos parques de Madrid.

parques e praças madrid
Esta não é a fonte de água milagrosa, viu!
parques e praças madrid
Brinquedos e quadras de esportes

Como chegar: a estação de metrô mais próxima é a Marqués de Vadillo, da linha 5. Vindo de ônibus a partir do centro da cidade você tem a opção de pegar a linha 17, saindo da Plaza Mayor; a linha 25, que sai de Ópera; e a linha 50 que sai de Sol. Barbadinha!!

Atravessando o parque de San Isidro, chegamos às margens do rio Manzanares, onde começa outro parque que amamos!!!

Parque Madrid-Río

parques e praças madrid
Labirinto

Já contei em detalhes sobre este lugar tão especial da capital espanhola neste post aqui. Mas não custa ressaltar que Madrid-Río é muito lindo!!! Seus jardins maravilhosamente esculpidos nos fazem suspirar. E conhecer a cidade pelas margens do rio é um passeio que não dá pra deixar de lado.

parques e praças madrid
Ponte de Arganzuela

Sem contar que os brinquedos de cada um dos espaços infantis são um desafio ao equilíbrio e criatividade. As meninas se divertem nos circuitos elaborados para fazer a gurizada se mexer! Dá só uma olhada nas fotos, nem precisa dizer muita coisa:

parques e praças madrid
“Cama elástica”
parques e praças madrid
Equilíbrio
parques e praças madrid
Circuito em cordas
parques e praças madrid
Ponte equilíbrio
parques e praças madrid
Balanço
parques e praças madrid
Balanço e equilíbrio
parques e praças madrid
Relaxar enquanto a criançada se diverte
parques e praças madrid
Prainha ou “chuvisco” como a Mai diz
parques e praças madrid
Caminhar, correr, andar de patins, bicicleta, roller. Vale tudo!

Como chegar: Aí vai depender muito de que região você quer conhecer. Você pode descer em Príncipe Pío e caminhar até o Matadero de Madrid, uma pernada! Mas se quer conhecer os jardins esculpidos, a Ponte de Toledo e a de Arganzuela, a estação de metrô mais próxima é a Marqués de Vadillo, da linha 5. Vindo de ônibus a partir do centro da cidade você tem a opção de pegar a linha 17, saindo da Plaza Mayor; a linha 25, que sai de Ópera; e a linha 50 que sai de Sol. Igualzinho que para o San Isidro, reparou?

Casa de Campo – Lago

Fomos à Casa de Campo uns dias antes do início das aulas (que aqui começam em setembro). Sempre ouvi falar das atrações que encontramos por lá, como o Teleférico, o Parque de Atrações e o Zoológico, visita praticamente obrigatória para os turistas que vem em família. Mas nós queríamos conhecer o campo, o lago, fazer um piquenique (já notaram que adoramos merendar ao ar livre, né?).

parques e praças madrid
Uma pausa para o piquenique

O parque é tão grande que é impossível percorrer ele todo a pé, principalmente com crianças a tiracolo. Então fomos de metrô até a estação Lago, que dá bem em frente a entrada do parque. Minha intenção era ir a pé até a próxima estação, por dentro da Casa de Campo. Nem pensar! Seria mais de uma hora de caminhada debaixo de sol!!

parques e praças madrid
Uma caminhada em volta do lago tá valendo!

Então demos uma voltinha para conhecer e procuramos um lugar agradável, em frente ao lago, para merendar. Brinquedos não tem. Mas tem espaço para correr, andar de patins, bicicleta e curtir um tempo em família longe do agito. Também é possível alugar um caiaque ou um barquinho para passear pelo lago. Além disso, dá pra sentar em um dos restaurantes e saborear uma típica comida madrileña com uma bela vista.

parques e praças madrid
Caiaque ou barco, qual você vai?

Como chegar: vá de metrô, linha 10 e desça na estação LAGO.

Bom, depois de 5 meses morando aqui já chego à conclusão que Madrid é uma cidade kids friendly!

E aí, curtiu nossas dicas para aproveitar o dia com os pequenos sem fazer sofrer o bolso?? Então deixe seu comentário logo aqui embaixo e nos acompanhe no Facebook, Instagram e Twitter.

Beijos de MEL!;)

4 comentários sobre “Madrid com crianças: parques e praças públicas pra se divertir sem gastar seus euros!

  1. Parabéns pelo artigo! A preocupação com as crianças me deixa perplexa toda vez que vou a Madri! Não vejo a hora de voltar para ver outras maravilhas muito bem descritas e que não tive o prazer de conhecer, por falta de dias a mais de férias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *