Um “dia de cão” – Locais dog-friendly em Madrid

Tive uma cadela durante 20 anos (record!) mas nunca cheguei a viajar com ela, mais do que “ir da casa da cidade para a casa da praia”. No entanto sei que há gente que não gosta de deixar os seus bichos em casa e os leva em todas as viagens. Acho bem e acho que deveriam existir mais espaços “pet-friendly”.

Em Madrid começamos finalmente a ver esta tendência e há cada vez mais locais onde podemos entrar com os nossos amigos de 4 patas. Vais estar por Madrid com o teu cão e gostarias de saber o que fazer? Aqui está “1 dia de cão“, o guia para passares um dia com o teu melhor amigo sem necessidade de o deixar preso do lado de fora!

cao-metro-madrid(fonte: perros-s.blogspot.com)

Transportes públicos

Finalmente os cães estão autorizados a entrar no Metro de Madrid! Isso sim, devem ir no último vagão, com o açaime posto e com trela. Cada passageiro apenas poderá levar 1 cão e está proibido viajar durante as horas de ponta (segunda a sexta das 07h30 às 09h30; 14h00 às 16h00 e 18h00 às 20h00).

Estão também autorizados a viajar nos comboios Cercanias e devem ir com açaime e trela.

Infelizmente nos autocarros EMT apenas os cães-guia e os cães pequenos que cabem em bolsas de transporte podem viajar.

Hotéis

Começamos pelo mais importante: onde dormir sem ter de deixar o nosso patudo na rua!

Já existem vários hotéis em Madrid que admitem cães, normalmente pagando algum suplemento. Aqui estão 3 opções:

  • Casual Hoteles aceitam cães de até 35 kg por mais 10€/dia. Oferecem um snack à chegada e facilitam cama, comedouro e bebedouro para o animal. Está proibido deixar o cão sozinho no quarto.
  • Hotel Iberostar Las Letras Gran Vía – Mais central é quase impossível! O cães-hóspedes podem ter até 10 kg e há um suplemento de 30€/dia
  • Bardot – Chic Rentals – Como o próprio nome indica, “é chique bem”! E só tem vantagens: perto do Parque do Retiro, aceita cães de qualquer peso e não tem suplemento!
(fonte: es.chic-rentals.com)
Apartamento Bardot – Chic Rentals (fonte: es.chic-rentals.com)

E agora que já temos onde dormir, podemos começar o nosso dia de cão! Aqui ficam algumas sugestões:

Manhã

Começamos o dia com um bom pequeno-almoço, para termos energia para o resto do dia. Não esquecer: bola, trela e comida para o patudo 😉

Existem várias opções para o pequeno-almoço, dependendo dos gostos e podemos ir: dizem que o Federal Café tem uma tarte pink velvet de chorar por mais, mas se acordarmos com vontade de um english breakfast podemos ir até ao Mür Café (que também é ótimo para um brunch de Domingo). Celíaco e com cão? A pastelaria Celicioso é o teu lugar! Onde tuuuudo é fabricado sem glúten.

Pastelaria Celicioso (fonte: equipatgedema.cat)
Pastelaria Celicioso (fonte: equipatgedema.cat)

Depois do pequeno-almoço, porque não dar um passeio pelo parque? O Parque do Retiro e a Casa de Campo são ótimos para uns passeios tranquilos! E têm horários nos quais os cães podem andar soltos e correr à vontade: antes das 10h00 e depois das 19h00 (inverno) ou 20h00 (verão).

Sabias que não precisas de renunciar à cultura porque estás com o teu cão?
Sabes aquele livro sobre cães que não encontras em mais nenhum lado? De certeza que a Casa del Libro ou a Panta Rhei o têm! E se for uma edição antiga, podes sempre procurar na Tuuu Librería (e ainda pagas o preço que achares justo!).

Livraria Panta Rhei (fonte: internetasesores.es)
Livraria Panta Rhei (fonte: internetasesores.es)

E a esta hora a tua barriga já deve estar a dar horas… Hora de almoçar!
Onde?
Se tiveres pouca fome, podes comer um sandwich na Magasand, um dos melhores locais de sandes de Madrid. Ou então podes ir até ao Frida em Chueca ou ao Lamucca em Malasaña. Sítios cool e descontraídos, onde de certeza encontrarás novos amigos para o teu patudo!

Lamucca MAlasaña (fonte: Pinterest)
Lamucca Malasaña (fonte: Pinterest)

Tarde

Agora que já estás de barriga cheia, podes continuar até uma das galerias de arte que aceitam a entrada de cães: a Fresh Gallery, ou a New Gallery!

E porque não relaxar um pouco e aproveitar para arranjar as unhas? A Hand Made Madrid e a Mi Calle de Nueva York aceitam cães! As tuas unhas estão lindas e maravilhosas e não precisam de ser arranjadas?? Podemos sempre parar para tomar um Gin Tonic no Martinez Bar! Ou passar pela Plaza de Olavide e provar os deliciosos pinchos do La Barra! Um mundo de opções 🙂

MArtinez Bar (fonte: madriddiferente.com)
MArtinez Bar (fonte: madriddiferente.com)

E para terminar o dia não nos podemos esquecer dos fantásticos pores-do-sol de Madrid, especialmente durante o Outono. Os melhores locais para os ver são o Templo de Debod e o parque das 7 Tetas de Madrid. Melhor ainda? São de acesso livre e o teu amigo de 4 patas poderá correr à vontade!

Parque das 7 tetas de Vallecas
Parque das 7 tetas de Madrid

Agora que o dia terminou, e antes de voltarmos para o hotel, só nos falta um fantástico jantar para acabar este dia de cão da melhor forma: Mi perro se llama Gaby! Perfeito para uma homenagem ao nosso fiel amigo que nos acompanhou neste dia tão ocupado! E enquanto tu comes, ele poderá brincar com a Gaby! 🙂 (ACTUALIZAÇÃO: Mi perro se llama Gaby fechou permanentemente 🙁 )

MI perro se llama Gaby (fonte: unbuendiaenmadrid.com)
MI perro se llama Gaby (fonte: unbuendiaenmadrid.com)

O que achas deste percurso? Com vontade de experimentar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *