Restaurantes para vegetarianos em Madrid

Olá vegetarianos que lêem o BLPM! Este post foi feito para salvar os vegetarianos residentes ou visitantes de Madrid. É verdade que na terra do jamón tudo parece ser feito para carnívoro… mas aqui nós te damos dicas para deixar de comer somente tortilla de patata e pão.

hummus
Hummus sempre vai bem…

Este post nasceu de uma necessidade pessoal, pois apesar de não ser vegetariana, sou casada com um… e bem exigente, diga-se de passagem.

Mas tenho que dar o devido crédito ao marido, pois é verdade que vegetarianos sofrem um pouco em Madrid! Sofrem mais em cidades pequenas, onde as opções são ainda mais escassas…

Por isso hoje deixo um par de dicas para salvar os vegetarianos que vivem ou estão visitando nossa linda, e carnívora, Madrid.

Pra começar, coloquem na cabeça que 90% dos pratos da culinária espanhola levam carne de porco ou de peixe. A carne de buey o ternera também é uma paixão nacional, porém é mais fácil fugir dessas. E quando nós perguntamos “tem algo no menu que não seja carne?”, eles te respondem “tem isso com peixe, ou com frango”. Seja específico ao perguntar “tem algo que não estava vivo neste prato?” – soa a piada, mas é uma realidade: como carne eles  só entendem carne de vaca/boi, e não outro tipo.

Deixar bem claro é importantíssimo! Foto: bemparana.com
Deixar bem claro é importantíssimo! Foto: bemparana.com

Outro detalhe importante: aqui eles consideram pescados ou mariscos comida apta para vegetarianos. É muito normal buscar por “platos vegetarianos” em uma app de celular e as únicas opções que aparecem contem peixinhos e marisquinhos.

Agora mais uma dica crucial: setas ou cogumelos. Enquanto 90% dos pratos espanhóis levam algum tipo de proteína animal, 95% dos pratos vegetarianos tem cogumelo! E meu marido cai fora da regra de que todo vegetariano adora um cogumelo… assim que, melhor perguntar! Aqui todos os pratos que dizem “vegetales” tem também um champignon ou uma seta pra contar história. Um dia até rolou uma discussão com um garçom sobre “mas cogumelo é vegetal!”… não é, e nem que fosse… pasmem! Tem vegetariano que não gosta…

Foto: Concha y Toro
Foto: Concha y Toro

Ok… sou vegetariano(a)! Vou morrer de fome? NÃO! Mas vai dar um trabalhinho comer o que você gosta! Aqui uma lista de coisas “normais” que podem ser pedidas em restaurantes sem medo:

  • Tortilla de patata – um omelete alto com batata

tortilla

  • Ensaladas mixta o de tomates  – saladas em geral, mas peça sem atum, pois  é normal que seja parte do prato.
  • Pisto Manchego – é um prato de vegetais com molho de tomate que é servido quente com um ovo por cima
Foto: recetapisto.es
Foto: recetapisto.es
  • Hummus – pastinha de grão de bico ou berinjela que dá pra comer a qualquer momento, com biscoitinhos salgados ou pão
  • Pimientos del patrón – RECOMENDO! São pequenos pimentões feitos no óleo bem quente. É pra comer como se fossem pipocas!

pimientos-padron

  • Patatas bravas – Batatas cozidas e/ou assadas com molho picante
  • Gaspacho/Salmorejo – Sopas frias a base de tomate
  • Legumbres estofados – Lentejas – lentilhas; Garbanzos – grão de bico; Judías – feijão… importante pedir sem chorizo o jamón)
  • Berenjenas con miel – Berinjela frita servida com mel ou melaço
  • E na última hipótese: Pan con aceite y tumacatípicos em desayunos
Tosta con tumaca
Pan con tumaca

Infelizmente é quase tudo feito a base de pão e batata. Porém, para os vegetarianos cansados da mesmice, eu deixo uma listinha de restaurantes veggie friendly testados e aprovados, e com opções no cardápio, que agradam aos vegetarianos e aos seus acompanhantes:

É um perfeito vegetariano, com opções veganas e fica no meio da La Latina. Muito bonito e gostoso até pra quem gosta de carne. Opções de hamburguesas feitas a base de leguminosas, castanhas e maçã, e wraps. E de quebra, ainda tem mandioca no cardápio. É pra amar…

Foto: divulgação
Foto: Divulgação

Também fica em La Latina, e têm opções para montar sua própria ensalada, além de tapas veggies, como patatas con mojo picón, berenjenas con miel e tempura de verduras.

Foto: Trip Advisor
Foto: Trip Advisor
  • Anauco – Calle Reina, 25 ou Paseo del General Martínez, 40

Tem um hambúrguer veggie muito bom, mas as entradas são ainda melhores. Nossa preferida é a ración de tequeños: são palitos de queijo servidos com melaço.

Tequeños do Anauco
Tequeños do Anauco
  • LanLan – Avenida de los Andes, 25

Além de ter um ambiente sensacional, e uma terraza melhor ainda, é um dos únicos orientais que servem sushi de verduras.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Este é o mais vegetariano de todos, com opções veganas. É um local bem pequeno, ideal para um almoço rápido ou um lanchinho no final da tarde. Ainda tem sucos, smoothies e sobremesas deliciosas.

Wraps do Saníssimo
Wraps do Saníssimo

Pra quem quiser mais ajuda no quesito vegetariano na Espanha, eu indico o texto do Pequenos Monstros.

Além disso, a Larissa Andrade do Esto es Madrid tem várias dicas de restaurantes vegetarianos por aqui.

Que aprovechen!

 

Um comentário sobre “Restaurantes para vegetarianos em Madrid

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *