10 coisas para fazer em Madrid no Natal

Compartilhar
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone

Post por Larissa Andrade, autora do blog Esto es Madrid, Madrid

O final do ano é sempre uma boa época para conhecer outros países, já que, além de ser um período de férias no Brasil, também é a oportunidade perfeita para descobrir pouco da cultura e as tradições de um lugar diferente nas festas de final de ano.

navidad_madrid

Confesso que no meu primeiro Natal aqui, bateu uma tristeza por estar longe da família, mas agora já me acostumei e adoro fazer todas as coisas típicas dessa época. Também recomendo não vir com altas expectativas, já que a decoração natalina não é a mais surpreendente do mundo e tampouco há mercados de Natal tão tradicionais quanto os da Alemanha, por exemplo, onde se pode tomar um delicioso vinho quente para esquentar.

Mas Madrid oferece muita coisa bacana nessa época do ano e eu escolhi 10 delas para que você possa ter uma Feliz Navidad!

1- Mercado da Plaza Mayor

Sem dúvida, o mercado mais famoso da cidade, especialmente pelo tamanho e pela localização. Nele, você vai encontrar principalmente acessórios para decorar o presépio (forte tradição aqui) e a árvore de Natal. Também dá para comprar perucas e máscaras, um costume que até hoje não entendi direito, mas que os espanhóis parecem adorar.

plaza-mayor-natal

Quando: De 24 de novembro a 31 de dezembro (de segunda a quinta, das 9 às 22h; sexta a domingo, das 9 às 23h).
Onde:  Plaza Mayor

2- Patinar no gelo

Madrid não tem o charme da neve que outras cidades europeias possuem, mas pelo menos dá para patinar no gelo vendo toda a cidade iluminada – e isso é uma delícia!

Esse ano a cidade vai ter duas grandes pistas de gelo: uma no Palácio de Cristal, dentro do Centro Centro, e outra na Plaza de Colón.

Pista de Patinação em Colón no ano passado
Pista de Patinação em Colón no ano passado

Quando: a pista do Palácio de Cristal irá funcionar entre 21/12 e 06/01, enquanto a pista de Colón estará aberta de 17/12 a 15/01.

3- Cortylandia

A Cortylandia é uma das maiores tradições natalinas da cidade e consiste basicamente na fachada decorada do Corte Inglés da rua Preciados. A cada ano, a fachada é decorada com um tema e esse ano tem uns simpáticos ratinhos que dançam.

cortylandia

Quando: até 5 de janeiro. Para ver o horário em que há “apresentações” (bonecos em movimento), confira o site oficial.
Onde: Calle Preciados, 3.

4- Naviluz

Se você viaja com crianças, elas vão adorar o passeio no Naviluz, o ônibus que mostra a iluminação natalina nas ruas do centro da cidade. O passeio dura cerca de 40 minutos e custa 2€ por pessoa. Só não esqueça de ir bem abrigado, porque o andar superior do ônibus é aberto.

Quando: Todos os dias, até 6 de janeiro (exceto nos dias 24 e 31 de dezembro e 5 de janeiro), a partir das 18 horas.
Onde: Saída da Plaza Colón.

5- Presépio

Os presépios são muito queridos por aqui e é comum encontrar vários espalhados pela cidade, desde os mais antigos e clássicos, até alguns mais modernos. Um dos maiores poderá ser visitado no Centro Centro, com entrada gratuita. Mas há vários outros que podem ser encontrados principalmente nas igrejas da cidade.

presepio_madrid

Quando: o presépio do Centro Centro fica aberto até 08/01.
Onde: Centro Centro.

6- Feira Internacional das Culturas

No ano passado, aconteceu a primeira edição desse evento, que agora se repete com nova localização, o Matadero de Madrid. Essa feirinha reúne expositores do mundo inteiro, que levam artesanato e comidinhas dos seus países de origem, além de contar com apresentações culturais. A entrada é gratuita e a programação completa está disponível aqui.

Quando: De 15 a 23 de dezembro.
Onde: Matadero.

7- Doces típicos

O Natal é uma ótima desculpa para provar as comidas típicas e por aqui não faltam doces nessa época do ano. Roscón de Reyes, turrones, polvorones… a lista é grande! Você pode encontrar vários doces típicos na feirinha que acontece na Plaza de Ópera.

doces_natal

8- Desfile de luz em Madrid Río

Esse evento é uma novidade e parece que vai ser bem bonito! No dia em que termina o outono e começa o inverno, todas as pessoas serão convidadas a criar seus elementos luminosos e depois, às 19 horas, haverá um desfile com esses elementos. Depois vai rolar uma queima de fogos para celebrar o início do inverno.

Quando: 21 de dezembro.
Onde: Madrid Río, na altura da Puente del Rey.

9- Mercadillos

Precisando comprar um presente ou simplesmente a fim de dar uma olhadinha em roupa, acessórios ou produtos para casa? Em dezembro acontecem diversas feirinhas na cidade, além de abrirem lojas pop-up, ou seja, lojas temporárias.

Nómada Market (divulgação)
Nómada Market (divulgação)

Recomendo especialmente 3: Nómada Market, que acontece entre os dias 16 e 18 no Mercado de la Cebada, com entrada gratuita; Mercado de Diseño Xmas Fun, que será nos dias 17 e 18 no Círculo de Bellas Artes com entrada a 3€ e o Molly Market, que acontece nos dias 10 e 11 na sede do COAM, entrada gratuita.

10- Desfile dos Reis Magos

Na Espanha, não é o Papai Noel quem traz os presentes e sim os Reis Magos. No dia 05 de janeiro há desfiles dos Reis Magos em todo o país e o de Madrid é um dos maiores e mais importantes, sendo transmitido ao vivo pela televisão. Além dos reis magos, há “carros alegóricos” com personagens de desenhos animados, animais, dançarinos… há de tudo! O problema é que costuma fazer bastante frio e é necessário chegar cedo para poder pegar lugar na frente e ver tudo.

reis-magos-espanha desfile-reis-magos

Quando: No dia 05/01, às 18:30.
Onde: O desfile começa em Nuevos Ministerios e vai até a Plaza de Cibeles.

¡Y Feliz Navidad!

Larissa Andrade é jornalista, paulista e apaixonada por Madrid, onde mora desde 2011. No blog “Esto es Madrid, Madrid” conta suas experiências e dá dicas sobre a cidade, enquanto no"Be My Beer" fala sobre o mundo da cerveja artesanal.
Compartilhar
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *