Fantasmas famosos de Madrid

Compartilhar
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone

Madrid não é uma cidade com tantas histórias de assombrações como Londres, Dublin ou Edimburgo, mas entre os seus edifícios podemos encontrar vários fantasmas mais ou menos conhecidos e que ainda hoje, dizem alguns, podem ser encontrados a vaguear durante a noite.

No artigo de hoje trago-vos 5 histórias de fantasmas que assombram edifícios do centro do Madrid.

museu reina sofia

Elenacasa 7 chamines

É um dos fantasmas mais conhecidos da cidade e aquele que todos esperam ver.

Elena, que vivia na Casa das Sete Chaminés, era filha de um montero do rei e amante do próprio rei Felipe II, apesar de estar casada com um outro homem. Quando a corte começou a cochichar demasiado sobre a possível relação de Elena com o rei, esse deixou de a visitar o que fez com que a jovem entrasse numa profunda depressão e deixasse de sair de casa.

Os dias foram passando, os empregados deixaram de ver Elena sair do quarto e decidiram arrombar a porta.

Encontraram o cadáver da jovem deitado na cama com um sorriso no rosto e sinais de violência. Quando o rei pediu que investigassem o caso, o corpo desapareceu.

No entanto, desde então dizem que Elena vagueia pela casa e que à noite a podemos ver a caminhar entre as 7 chaminés da casa, apontar para o local onde antes vivia o rei, dar um grito e desaparecer.

Goyito

edificio telefonica
(fonte: Wikimedia Commons / Licença CC)

Vive no Edifício Telefonica, antiga sede da Telefonica Nacional de Madrid.
Goyito é um menino que assombra os andares 9 e 13 deste edifício. Ninguém sabe de onde veio nem porque está ali ou porque apenas aparece nesses dois andares, mas muita gente afirma tê-lo visto.

Duende do Retiro

duende retiro

Dizem que no Parque do Retiro vive um duende que muito pouca gente viu.

A lenda remonta ao reinado de Felipe V. O rei adorava passear pelo parque e durante os seus longos passeios começou a reparar que as flores mudavam constantemente de cores, de um dia para o outro e sem explicação.

Com o tempo começou a circular uma história de que estas mudanças eram obra de um pequeno duende que viva no parque e que dava boa sorte a quem o avistasse.

Mundita

palacio linares
(fonte: Wikimedia Commons / Licença CC)

Juntamente com Elena, Mundita é um dos fantasmas mais conhecidos da capital de Espanha, tendo até tido programas de televisão dedicados a ela.
Mundita, Raimunda de nascimento, era filha dos Condes de Linares e vivia com os pais no Palácio de Linares (agora Casa de America).

Existem muitas versões diferentes da lenda, mas todas elas acabam com a menina morta e enterrada ou emparedada em algum lugar da casa.

Quem já teve a oportunidade de visitar o Palácio de Linares à noite, diz que é possível ouvir risos e vozes de criança, assim como passos, principalmente nas zonas do jardim e da casa de bonecas de Mundita.

Ataulfo

museu reina sofia
(fonte: Wikimedia Commons / Licença CC)

Mais um fantasma de Madrid que deixa os trabalhadores de um certo edifício cheios de medo.

Desta vez o “local do crime” é o Museu Reina Sofia e dizem os vigilantes que durante a noite muitas vezes os alarmes saltam sozinhos, os elevadores começam a funcionar sem razão aparente e é possível ouvir vozes nos corredores e salas vazias.

Nos anos 90 foram feitas várias investigações, mas nunca encontraram nenhuma resposta para os fenómenos. O certo é que, antes de ser museu, o edifício era um hospital e aqui morreram centenas de pessoas. Talvez algumas delas não tenham querido continuar a viagem para o outro lado…

Por isso já sabem… Da próxima vez que andarem pela cidade à noite mantenham os olhos bem abertos! Nunca se sabe quando surgirá um destes fantasmas famosos de Madrid!

Susana nasceu em Braga e vive neste momento em Madrid. Teve a sorte de viajar muito com seus pais durante a juventude e, depois de adulta, essa paixão não desapareceu. Conta as suas aventuras na capital espanhola e no mundo no Desbravando Madrid e também no Falar de Viagens.
Compartilhar
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone

4 comentários sobre “Fantasmas famosos de Madrid

    1. Obrigada Juliane!
      Madrid tem muuuuuito lugar assombrado! Estes são apenas alguns deles, os mais conhecidos 🙂
      Mas quase todas as ruas têm histórias no mínimo “estranhas”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *