Bocatas, Sandwiches, Tostas, Montaditos… quais as diferenças?

Já sabemos que em Madrid existe um dicionário especial para pedir cerveja e para pedir café. Mas também temos outras palavras e maneiras especiais quando queremos fazer uma refeição rápida.

Madrid tem comida pra todos os gostos, tipos e horários.

bocatas-comida
Foto: Creative Commons

Apresentamos a vocês os locais para comer barato em Madrid neste post, e em muito deles os sanduíches são os reis! Porém, falta explicar como fazer o seu pedido ou receber no prato aquilo que se esperava!

Mas, afinal, não é tudo pão com algo no meio?

Não é…

Vamos lá, apresentamos as diferentes formas de sanduíches que encontramos em Madrid:

Sándwich

Sim, é assim que se escreve a palavra sanduíche em espanhol, com esse acento estranho… e a pronúncia espanhola é “Sánguich”. O sándwich madrileño é sim pão com algo no meio, mas especificamente é no meio do pão de forma, ou como se diz aqui, pan de molde. Pode ser com bordas (con corteza) ou sem, integrais ou brancos etc… mas se você pedir um sándwich em qualquer cafeteria ou restaurante, espere o sanduba em pão de forma!

Foto: rodilla.es
Foto: rodilla.es

O melhor local para provar diferentes sanduíches é no Rodilla!

Bocadillos ou Bocatas

Estes são os mais típicos de Madrid, principalmente o de calamares, que encontramos no centro em locais bem antigos. Geralmente é uma baguetona mais grossa, e recheado de algo maravilhoso, como os próprios calamares, jamón, atún con pimientos, lomo con queso, tortilla, vegetal… Porém é normal que não venha quente! Se quiser que esquentem seu bocata é bom especificar.

Comendo Bocadillo de Calamaris depois do Walking Tour
Comendo Bocadillo de Calamares depois do Walking Tour

Uma vez pedi um bocata de lomo con queso e pedi pra esquentar. O atendente incrédulo disse: “mas daí seu queijo vai derreter…” e eu tive que explicar pro moço que esse era o objetivo!

Bocadillo ou Bocata são palavras diferentes para a mesma coisa. Geralmente esses sandubas são bem grandes! Em outras regiões da Espanha é muito comum ter várias opções para “el almuerzo” entre as 11h00 e as 12h00 – antes da comida, que geralmente é a partir das 15h00. Lembram-se dos horários estranhos da Espanha?

Foto: Creative Commons
Foto: Creative Commons

Deve ser por isso que a cadeia Subway não faz sucesso aqui na Espanha… qualquer restaurante ou café tem suas próprias opções e bem fresquinhas.

Pulgas ou Pulguitas

Nos bares que servem os Bocadillos também fazem as Pulgas. Este nome estranho nada mais é uma maneira de pedir um “meio” bocata – que seria a metade do pão do bocadillo, com o mesmo recheio dentro. Algumas pessoas geralmente preferem as pulguitas pela quantidade menor de comida.

Foto: Creative Commons
Foto: Creative Commons

Montados ou Montaditos

Lembram-se da cadeia 100 Montaditos da Espanha? Pois é, eles são especialistas neste tipo de sanduichinhos. São as mesmas versões dos bocatas mas em menor tamanho. Os pães podem ser mais ou menos do tamanho de uma bisnaguinha, ou um pouco maiores.

Eu geralmente como entre 3 ou 4 montaditos para ficar satisfeita! Dessa maneira pode-se experimentar vários tipos!

bocatas-montaditos
Foto: 100montaditos

Tostas

As tostas de menor tamanho são geralmente servidas como tapas para acompanhar a sua bebida, porém, podem ser pedidas como refeição também. Geralmente vem em uma fatia de pão maior, com o “recheio” por cima.

Foto: Creative Commons
Foto: Creative Commons

No geral são feitas na hora de servir e chegam quentes, já que o pão é “tostado” com azeite ou manteiga e coloca-se algo bem gostoso por cima, que pode ser solomillo al cabrales, lacón con queijo brie y cebolla caramelizada… hummmm… as tostas são as minhas preferidas!

Foto: Creative Commons
Foto: Creative Commons

E de bônus: Hamburguesas

Nessa não tem como errar… em alguns locais do Brasil o normal é ter a opção de pedir um hambúrguer no pão normal ou pão francês… mas aqui la hamburguesa (além de ser uma palavra feminina) é servida em pão de hambúrguer mesmo! Algumas hamburgueserias gourmet tem seus próprios pãezinhos, mas no geral são os redondos mesmo!

Foto: anauco.es
Foto: anauco.es

Todo este post me deu água na boca!! Bora pro centro de Madrid tomar uma clara e pedir un bocata de calamares pra acompanhar?!

Que aproveche!

2 comentários sobre “Bocatas, Sandwiches, Tostas, Montaditos… quais as diferenças?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *