Três exposições sobre Carlos III em Madrid

O 3º centenário de nascimento do Rei Carlos III, o melhor prefeito de Madrid, foi no ano passado, mas até março deste ano as comemorações continuam.

carlos iii retrato

Vários museus e instituições do Patrimônio Nacional da Espanha se reuniram para os atos comemorativos do 3º centenário de nascimento do Imperador Carlos III (1716-1788). Foram palestras, mesas redondas e conferências em o torno da figura do rei que ainda hoje é considerado o melhor prefeito de Madrid.

O rei proibiu a circulação de porcos pelas ruas (muito comum na época), aumentou a rede de saneamento básico e de iluminação pública. Transformou Madrid de vila a cidade grande, sede do Império. Carlos III foi responsável pelas transformações urbanísticas na cidade como o Parque do Retiro, a Puerta de Alcalá, o Paseo del Prado e o Jardim Botânico.

Até o final de março, três exposições contam mais sobre o último rei ilustrado da Espanha. O entorno familiar, sua adorada esposa e 13 filhos e, claro, sua etapa italiana que rendeu o apelido de rei estrangeiro também são os temas das exposições. Foram quase três décadas de reinado que mudaram para sempre o que conhecemos como Madrid.

No Museu Arqueológico Nacional (MAN) está a mostra “Carlos III: proyección exterior y científica de un reinado ilustrado”. Vindas de outros museus, são mais de 100 peças que tratam da política exterior e das aportações cientificas durante o reinado de Carlos III. Foi uma época de expansão da botânica, de descobertas de novas espécies animais e vegetais, com as expedições cientificas nas Américas. Carlos III impulsionou novos projetos científicos e explorações por toda costa do Pacifico, de norte a sul, do Alasca à Patagônia.

carlos iii familia retrato

No Palácio Real está a exposição “Carlos III: Majestad y Ornato”. Exibe a faceta de mecenas das artes, devoto da Virgem Maria. O ponto alto da mostra é a reconstrução de sua intimidade do quarto real. É sempre muito legal poder ver como dormiam os monarcas.

A Real Academia de Belas Artes de San Ferando organiza “Carlos III y la difusión de la Antigüedad”. Carlos III foi incentivador da difusão de descobrimentos arqueológicos romanos, especialmente de Pompeia quando ele era o rei das duas Sicílias. Uma vez em Madrid, Carlos III trouxe cópias em gesso das principais obras que ficaram na Itália, estreitando os laços culturais e artísticos entre os dois países.

Uma ótima oportunidade aos visitantes de Madrid para saber mais da história da Espanha através de um dos monarcas mais importantes e, porque não, queridos pelos madrileños.

carlos iii cidadeBônus virtual:

A Casa América fez um ciclo de palestras que está disponível no site oficial. Foram 6 sessões que compõem o ciclo “Carlos III y América” que analisam a importância do monarca na reformulação da estrutura colonial e sua relação como as Américas.

Informações importantes

  • MAN – Museu Arqueologico Nacional

Exposição: Carlos III: proyección exterior y científica de un reinado ilustrado
Onde: Calle de Serrano, 13, Madrid.
Metrô: estação Serrano (linha 4) e estação Retiro (linha 2).
Quando: Até 26 de março de 2017.
Quanto: Entrada gratuita.

  • Palácio Real de Madrid

Exposição: “Carlos III: Majestad y Ornato”.
Onde: Calle Bailén s/n
Quando: Até 31 de março de 2017.
Quanto: 11€.

  • Real Academia de Bellas Artes de San Fernando

Exposição: “Carlos III y la difusión de la Antigüedad”.
Onde: Calle Alcalá, 13.
Metrô: Sol ou Sevilla.
Quando: Até 16 de março de 2017.
Quanto: 3€.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *