Brasil Junino: Viva uma das festas mais tradicionais do Brasil em Madrid

Compartilhar
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone

Post por Manaira Araújo, autora do blog Manaira Araújo

Só de escutar “Festa Junina”, certamente na cabeça de cada um de nós brasileiros passa um filme de vários momentos da infância, adolescência e, inclusive, da vida adulta com muita pipoca, canjica, pescaria, quadrilha e por aí vai… Ficou com vontade? Então não perca a mostra Brasil Junino que acontece de 21 a 30 de abril, na Casa do Brasil, em Madrid.

Brasil Junino - Festa Junina de Campina Grande

Madrid entra no clima da Festa Junina

Organizado pelo Instituto Brasileiro de Integração (IBI) e a Embratur, a mostra Brasil Junino contará com exibição de filmes, exposição com registro das principais festas juninas brasileiras, apresentações de músicas regionais e danças folclóricas, quadrilhas e, claro, muita comida típica! Quem for conferir os shows de abertura e/ou de encerramento encontrará barraquinhas e foodtrucks com as principais comidas típicas das festas juninas brasileiras como o cural, canjica, pipoca, pão de queijo, bolo de milho, quentão e muito mais. Hum….

Além disso, os organizadores prometem que o Brasil Junino vai invadir os principais pontos turísticos de Madrid com intervenções artísticas para alegrar o dia e aguçar a curiosidade do público. Sem dúvidas, a mostra será uma ótima oportunidade para matar a saudade do nosso Brasil e também mostrar para os espanhóis um pouco mais da nossa cultura. Participe e convide seus amigos!

Curtiu? Então, programe-se! Os Gonzagas abrem a programação do Brasil Junino no dia 21, às 19h, com muito forró. Neste dia, também se apresentarão Pé de Cerrado (DF), Quadrilha Junina Raio de Sol (PE), Balé Flor do Cerrado (DF) e Mateus e Catirina (MA). A mostra funcionará todos os dias, das 10h às 20h. No último dia, 30 de abril, para encerrar o evento haverá a apresentação do Pé de Cerrado (DF), Junina Si Bobiá Agente Pimba (DF), Matulão (PE) e Mateus e Catirina (MA), sendo que o grupo Quinteto Violado, vencedor de dois grammys latinos, fechará a festa com chave de ouro.

Confira a programação do Brasil Junino:

21 de abril – abertura do evento a partir das 20h
Mateus e Catirina – 20h às 20h10
Quadrilha Junina Raio de Sol – 20h10 às 20h30
Pé de Cerrado – 20h30 às 22hÇ
Balé Flor de Cerrado – 22h10 às 22h20
Os Gonzagas – 22h30 à 00h

EXPOSIÇÃO:  de 22 a 29 de abril, das 13 as 21h. Dia 30, de 10h as 15h.

30 de abril – encerramento do evento a partir das 15:30:
Mateus e Catirina
Grupo Matulão de Dança
Pé de Cerrado
Quadrilha Junina Raio de Sol
Banda Quinteto Violado

Madrid será a segunda capital europeia e receber o evento. A primeira foi Lisboa e as próximas serão Roma e Londres. Quem quiser conferir a programação nessas cidades, acesse o site brasiljunino.com.br.

Brasil Junino - calendário

Na Europa a festa junina acontece agora para incentivar o turismo no Brasil durante a temporada junina que acontece de maio a agosto em homenagem a Santo Antônio, São Pedro e São João. As festas acontecem de norte a sul do país, mas a região com mais tradição é, sem dúvidas, o Nordeste. Destaque para Campina Grande (PB) e Caruaru (PE) que disputam o título de maior e melhor São João do Mundo. E não podemos deixar de citar os festejos de São Luís (MA) com o Bumba Meu Boi.

Curiosidades sobre a Festa Junina

De acordo com pesquisas, a festas junina tem origem nos rituais aos deuses dos antigos povos germânicos e romanos. Durante a Idade Média, a Igreja Católica substituiu as figuras pagãs por santos cristãos. Séculos mais tarde, os portugueses foram os responsáveis por levar a festa para o Brasil e lá foram incorporadas tradições sertanejas, danças folclóricas e culturas indígena e africana. E não parou por aí, a França também fez a sua contribuição através da dança que inspirou a quadrilha.

Misturando tudo isso, deu no que deu: uma grande festa cheia de alegria e diversidade. Tanto que a festa junina é o segundo festejo mais comemorado no Brasil, só perdendo para o Carnaval.

Brasil Junino em Madrid
Data: 21 a 30 de abril
Local: Colegio Mayor – Casa do Brasil
Endereço: Av. Arco de La Victoria, 3 – 28040 Madrid, Espanha

Manaira Araújo é uma jornalista apaixonada por marketing e turismo. No seu blog compartilha suas experiências pessoais e profissionais em Madrid e no Brasil.
Compartilhar
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone

2 comentários sobre “Brasil Junino: Viva uma das festas mais tradicionais do Brasil em Madrid

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *