Como é viver na Espanha com a onda de ataques terroristas na Europa?

Amigos e familiares sempre me perguntam “Como é viver na Espanha com a onda de ataques terroristas na Europa?”. Essa pergunta é muito interessante, pois terrorismo é algo que não existe no Brasil. É algo distante, porém, quando se tem alguém próximo vivendo essa situação, acaba ficando mais perto. Nesse post conto um pouco sobre a minha visão e o meu sentimento sobre essa situação.

atentado terrorista em barcelona

Assim que saíram as primeiras notícias sobre o atentado jihadista de Barcelona, vários familiares e amigos imediatamente me enviaram mensagens pelo WhatsApp e Facebook perguntando se eu estava em Barcelona e se estava tudo bem. Eles sabem que moro em Madrid, mas o mesmo aconteceu quando houve os atropelamentos nas outras partes da Europa. Como as escapadas de fim de semana a outras cidades espanholas e a outros países europeus são comuns (e eu adoro viajar), realmente havia probabilidade de que eu estivesse em algumas dessas cidades, mas felizmente eu estava bem longe.

Essa situação é muito triste e gera um sentimento de insegurança para todos nós que moramos na Europa, pois nunca se sabe onde e quando será o próximo, mas temos certeza de que outros ataques jihadistas acontecerão. Desde que houve o primeiro atentado com atropelamento em Nice, em julho de 2016, já sabíamos que em breve a Espanha seria o alvo. E assim foi… Depois de espalhar o pânico em Estocolmo, Berlim, Paris e Londres, chegou a vez de Barcelona e Cambrils.

E por que já esperávamos que algo acontecesse por aqui?

A Espanha é um inimigo dos jihadistas devido à sua presença militar no Oriente Médio, sua forte atuação contra o terrorismo e porque parte do país fazia parte do Califado islâmico, assim como parte de Portugal e da França (a região foi conquistada em 711 e dominada por oito séculos). Sem falar na quantidade de fundamentalistas que vivem no país. Depois do atentado de Barcelona, o Dáesh divulgou um vídeo onde um terrorista que se identifica como “el Cordobés”  ameaça recuperar “Al Ándalus, ou seja, essa região.

Veja o Vídeo:

Vivemos com medo de atentados terroristas?

Muita gente nos faz essa pergunta e a resposta é afirmativa. Mas não mudamos nossa vida por causa disso. Esse sentimento é bem diferente do medo que temos quando vivemos no Brasil. Lá, devido à criminalidade e à violência, vivemos com medo e somos obrigados a mudar os nossos hábitos. Aqui a quantidade de atentados terroristas e suas vítimas é muito menor que os assaltos com morte no Brasil. É muito triste essa realidade, mas apesar de tudo, aqui nos sentimos mais seguros.

homicidios no brasil

Nos sentimos mais seguros até mesmo porque a polícia espanhola tem um exército de agentes que trabalha dia e noite para evitar que os jihadistas voltem a atacar. Volta e meia eles descobrem terroristas e, inclusive, depois dos atentados da Catalunha, foi desmanchado um grupo que pretendia fazer algo com proporções muito maiores. Pelo menos é isso que vemos nos jornais e é nisso que queremos acreditar.

Além disso, o país tem muita experiência contra os terroristas, já que também enfrentou o ETA (sigla de Euskadi Ta Askatasuna, que no idioma basco significa “Pátria Basca e Liberdade”), organização que lutava pela independência da região e que, desde 1968, foi responsabilizada pela morte de mais de 800 pessoas e dezenas de sequestros.

Bom, depois de tudo isso, se você deseja vir morar ou passear na Espanha ou outros países da Europa, só tenho um conselho: venha! Não fique com medo. A vida continua.

7 comentários sobre “Como é viver na Espanha com a onda de ataques terroristas na Europa?

  1. Manaira, concordo com sua colocação, o medo desse terrorismo na Europa tira nosso sono, principalmente por termos nossos entes queridos aí, mas realmente vivemos um terrorismo muito grande no Brasil também, nas comunidades, nas ruas, nas urnas! Rezo todos os dias para que isso tudo acabe aí e aqui. Sei que é impossível, talvez não tenha fim, mas que Deus proteja a todos nós! Obrigada por tentar acalmar nossos corações! Pat

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *