A nova Tarjeta MULTI de Transporte Público

Compartilhar
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone

Desde o dia 7 de Julho temos uma grande novidade no transporte de Madrid! Agora já podemos trocar os bilhetes cor-de-rosa para nossas viagens de metrô ou ônibus, pela nova Tarjeta MULTI.de Transporte Público.

Este novo cartão de transporte é recarregável, multi pessoal e tem duração de até 10 anos, com 2 anos de garantia, dando ao usuário o direito de trocar a sua tarjeta sem custo caso exista algum defeito.

A Tarjeta Multi vai funcionar em Madrid como o Oyster de Londres, ou  o Cartão Lisboa Viva.

visitlondon.com

Agora podemos carregar vários bilhetes diferentes em um mesmo cartão, substituindo os diferentes bilhetinhos rosa do metrô – que deixaram de existir a partir do dia 01/11/17.

Seguimos podendo carregar 10 bilhetes simples da rede de Metro ou Metro Ligero, ou 10 bilhetes simples de Metrobús e Bonobuses. A novidade é que agora se pode colocar até 2 cargas na mesma tarjeta, ou seja, 20 viagens no total.

Os usuários que queiram adquirir a Tarjeta MULTI podem comprar com o custo de 2,50 € a partir dessa data. Ela pode ser solicitada pela web do Metro, com envio direto a domicílio de maneira gratuita. Também pode ser comprada em qualquer máquina automática de Metro ou Metro Ligero, além da rede de estancos e pontos de ventas autorizados.

A nova Tarjeta MULTI pode ser recarregada em:

  • Máquinas automáticas nas Estações de Metro e Metro Ligero de Madrid
  • Caixas automáticos do Bankia
  • Estancos e pontos de vendas autorizados
  • Máquinas das Estações Cercanías

A utilização será igual ao bilhete cor-de-rosa, porém somente será necessário apresentar o seu cartão diretamente nas máquinas de entrada do metrô. Assim como antes, as máquinas dirão quantas viagens ainda estão disponíveis naquela Tarjeta.

Mais de uma pessoa pode utilizar o mesmo cartão para viajar, contanto que essas pessoas permaneçam juntas por todo o trajeto – no caso de uma inspeção, o cartão deve ser apresentado como forma de pagamento do transporte.

Além disso, a consulta de saldo pode ser feita nos mesmos pontos de venta citados acima, além do novo app disponibilizado pela rede de transportes de Madrid.

Os bilhetes que podem ser recarregados na nova Tarjeta MULTI são:

  • Bilhetes simples e de 10 viagens do Metro e Metro Ligero
  • Bilhetes de 10 viagens de ônibus urbanos e interurbanos
  • Bilhetes turísticos

Sendo assim, todos os turistas de Madrid devem adquirir suas Tarjeta MULTI para circular pelo sistema de transportes da cidade.

Vantagens da nova Tarjeta MULTI

Eu fiquei muito feliz com a mudança e orgulhosa de mim por ter conseguido cumprir o prazo e pedir a nova Tarjeta MULTI de graça! Recebi em casa, sem custos adicionais e utilizei pela primeira vez no início de Setembro. É mais fácil de carregar na bolsa (ou bolso) uma Tarjeta do que o papel-cartão rosa… e mais seguro, já que perdi as contas de quantas viagens perdi ao lavar alguma calça jeans ou bermuda com o billhete rosa dentro.

Desvantagens da nova Tarjeta MULTI

Vejo poucas desvantagens do novo cartão de transporte, mas se é por dizer algo, a questão da consulta do saldo é um ponto negativo. Antes era só revisar o cartãozinho rosa e saber quantas viagens ainda tínhamos pra utilizar, mas agora temos que checar nas máquinas ou via app.

elconfidencial.es

Para mais informações sobre a Tarjeta MULTI, o site do Consorcio Transportes Madrid traz todas as informações. E nós do BLPM sempre trazemos informações sobre a magnífica rede de transportes da nossa cidade!

E você, o que achou dessa mudança? Conta pra gente nos comentários!

Camila Levy é brasileira, agrônoma e vive em Madrid. No blog Con Su Lado de Ca, ela compartilha informações a expatriados que querem viver aqui e dicas de boa convivência.
Compartilhar
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *