Doña Manolita e a loteria na Espanha

Compartilhar
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone

Outro dia passeando pelo centro de Madrid, passei em frente a uma lotérica  bem conhecida chamada Doña Manolita. É bem normal passar por ali em qualquer época do ano e nos depararmos com uma fila de pessoas apostando em algum jogo. Mas neste dia a fila virava a esquina e já chegava na outra rua. E a tendência é que fique ainda maior. Mas porque a Doña Manolita e a loteria na Espanha atraem tanta gente nesta época do ano?

Vamos por partes. Primeiro, o porquê desta casa de apostas ser a mais procurada.

A Doña Manolita abriu suas portas em 1904, sob o comando de 4 irmãs, entre elas Manuela de Pablo, que deu nome à casa. Devido ao grande número de prêmios pagos, logo ganhou fama, que se espalhou pela cidade e por toda a Espanha! Chegou a ser mencionada em livros e canções de célebres artistas espanhóis e é considerada por muitos como um autêntico símbolo de Madrid.

Até 1931 a lotérica estava localizada na calle San Bernardo. A partir de então, mudou-se para a Puerta del Sol e abriu uma nova sede na Gran Vía. Essa se transferiu em 2011, já sob nova administração, para a calle Carmen. E é lá que a fila gigante se forma a cada ano.

A imagem de Doña Manolita está fortemente ligada à Loteria de Navidad, também conhecida como Sorteio Extraordinario de Navidad. É um dos mais (senão o mais) popular da Espanha, cujo sorteio ocorre sempre no dia 22 de dezembro (estou pensando em fazer uma fezinha, vai que me toca de presente de aniversário \o/).

Lotería de navidad

O prêmio máximo, conhecido como “El Gordo”, paga 4 milhões de Euros por bilhete e o sorteio é um verdadeiro evento. De tão popular, passou a ser sorteado em locais com grande capacidade e é transmitido ao vivo pela televisão. Me lembro que no ano passado eu estava em uma loja, onde colocaram uma enorme TV ligada a todo o volume. Os funcionários iam e vinham, dando uma espiadela para assistir o sorteio. Eu ali, bem perdida,  ouvindo as vozes das crianças cantando os números que eram sorteados e o prêmio que estava em jogo, e eu já estava com a paciência a zero! E o resto do povo ligadaço na TV.

Quer saber mais sobre o Natal em Madrid, dá uma olhada neste post!

Pesquisas indicam que três quartos da população apostam na loteria de final de ano.

Lotería de natal
Diariamente a fila dobra quarteirão

A Loteria de Navidad foi sorteada pela primeira vez em 18 de dezembro de 1811, em Cádiz. Recebeu este nome no sorteio de 1892 mas só em 1897 passou a ter esse nome impresso nos bilhetes.

Tenho que confessar que até hoje não entendo bem como funciona o sorteio (gente, me perdoem, sou das humanas e tudo que envolve números dá um nó na minha cabeça). Se alguém quiser me explicar estou pronta para tentar entender! O que sei é que ela é tão popular porque é a que paga o maior número de prêmios.

O bilhete com cinco números custa 200 Euros, mas pode ser dividido em 10 cotas de 20 Euros, ou seja, um décimo. No total, são pagos mais de 15.000 prêmios, entre o de maior – 4 milhões – e o de menor valor – 200 Euros. A probabilidade de ganhar El Gordo é de 0,001%.

O Sorteio de Navidad começa a ser vendido em julho e desde então as filas começam a se formar, embora menores, na porta da Doña Manolita. Não que lá seja o único lugar a vender os bilhetes, mas se é pra correr o risco de ganhar alguns milhões de euros, vale a pena esperar algumas horas na casa lotérica mais pé quente da cidade, não acham?

Juliane D’Amore, gaúcha, casada e mãe de três meninas que foram a inspiração para o blog MEL a Mil pelo mundo. Nele, conta como está sendo a mudança da família para Madrid, além de dar dicas de passeios e viagens com crianças.

Compartilhar
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *