Como desapegar em Madrid?

Depois do período das festas de fim de ano, começa outra temporada que muita gente adora: a das liquidações nas lojas de Madrid! Você pode comprar desde roupa até itens pra casa com descontos imperdíveis, tanto que eu já ouvi gente dizendo que os presentes de Natal iam chegar só depois do dia de Reis, ou seja, na época das rebajas (liquidações em espanhol). Mas a pergunta é: cabe mais coisa no seu armário? Você realmente precisa comprar mais uma bolsa, se já tem outras 5 em casa e acaba usando sempre a mesma? Será que não é melhor desapegar do que você não usa tanto e fazer uma doação?

A foto de abertura deste post é de uma campanha da marca sueca Uniforms for the Dedicated. Veja o vídeo que incentiva a doação de uma peça de roupa antiga cada vez que você compra uma nova:

É preciso saber aproveitar os preços baixos de maneira inteligente. Não comprar só porque está barato, porque muitas vezes você nem precisa disso e pode até chegar a não usar. Mas se você está pensando em trocar o seu casaco de muitos anos por um novo, pode ser uma boa oportunidade.

Em Madrid, como as estações do ano são bem definidas e os apartamentos são pequenos, o que as pessoas costumam fazer é colocar no armário só as roupas de frio na época do inverno (e guardar as de verão na mala e colocar no trastero, que é o nome que se dá ao depósito de coisas que você não usa diariamente), e quando chega o verão, fazer outra vez a troca e, dessa vez, mandar as roupas de inverno pro trastero.

Geralmente, na época dessa troca, você encontra roupas que não usou durante todo o ano. Chegou o momento de fazer a limpa e separar coisas pra doar ou vender, pra abrir espaço para as comprinhas das rebajas 😉 Entendeu como funciona essa dinâmica aqui na Espanha (ainda que nem todo mundo a siga, e há os que gostam de acumular coisas)? Seria adotar a regra de se desfazer de algo antigo para poder comprar algo novo. Assim você vai renovando suas roupas e, de quebra, dando uma segunda oportunidade às mesmas para que outra pessoa a utilize.

Promoções ou rebajas em Madrid

Caso seja o seu caso, há várias maneiras de praticar o desapego em Madrid. Abaixo listamos alguns sites e locais onde você pode vender, doar ou até receber doações de objetos que já não são úteis a alguém, mas que podem ser úteis a você.

No lo tiro

O site nolotiro.org é muito bacana. No lo tiro significa “não jogo fora”. Ali as pessoas anunciam as coisas que já não precisam mais, para que outras pessoas possam dar uma nova utilidade. Tem desde suporte (sommier) pra cama até carrinho de bebê, televisores antigos (funcionando), etc. E tem também o espaço onde as pessoas pedem o que precisam.

Humana

As lojas Humana recebem doações de roupas e complementos como bolsas, sapatos, etc, que vendem em suas lojas e cujo lucro é investido em projetos sociais na África, América do Sul e Ásia. Já doei várias vezes pra eles e, de vez em quando, passo nas lojas pra dar uma olhada. Já encontrei vestidos novíssimos de marcas boas a preços ótimos (3 a 5 euros). Lavou, tá novo! 😉

Como funciona a loja Humana

Há 23 lojas para doar sua roupa em Madrid e vários contêineres verdes espalhados por toda a cidade, totalizando 5.000 em toda a Espanha. Aprenda mais sobre o processo aqui e veja os endereços das lojas Humana em Madrid nesse link.

Caritas

igrejas que recebem doação de roupas, casacos, cobertores e tudo o que você não usa mais, e que pode ajudar a outras pessoas. Geralmente eles têm um ropero, que é uma salinha que recebe as doações e abre em horários específicos, e você vê as pessoas pedindo roupas e levando na hora, ou seja, a doação vai direto pra quem realmente está precisando. Só não adianta levar sua sacolinha de roupas direto na igreja, que eles não recebem. Veja abaixo alguns endereços e horários dos roperos de igrejas que aceitam doações:Ropero Caritas em Madrid

Parroquia de Nuestra Señora del Buen Consejo y San Isidro.

Calle Toledo, 37.

Horário: terça-feira de 10:00 a 12:30 e quarta-feira de 18:00 a 19:30

Parroquia Santa María de la Esperanza

Calle Isla de Arosa, 19

Horário: segunda-feira de 11:00 a 13:00h, quartas e quintas-feiras de 17:30 a 19:00h.

Parroquia Santa María del Bosque

Calle Manuel Uribe, 1

Horário: terças e quintas-feiras de 11:00 a 13:00

Wallapop

Esse site e aplicativo é bastante conhecido e funciona muito bem por aqui. Você anuncia o que quer vender, coloca preço e fotos, e é só responder a quem fizer contato e marcar um local e hora para entregar o produto. Você também pode comprar algo pelo site! Sofá, tapete, televisão, tem de tudo.Wallapop Madrid

Mercadillos no Facebook

Mercadillo é o nome dado a vendas de coisas usadas (e também novas). Há mercadillos presenciais que geralmente acontecem na primavera, e há mercadillos online que, como se pode imaginar, acontecem o ano todo. Se você buscar no Facebook, pode encontrar os seguintes grupos:

Mercadillo montañero: venda de itens usados entre pessoas que gostam de fazer trekking

Compra e Venda Madrid e arredores

Compra, venta, cambio

Segunda mano

Vende lo que no utilizas

Você se considera um acumulador ou tem o costume de fazer limpezas periódicas no armário? Conhece alguma outra instituição para doar roupas em Madrid? Escreve nos comentários 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *