Cervejas espanholas: porque você deve prová-las

Sou uma amante assumida de cerveja, seja aquela popular num domingo de sol com os amigos sejam as premiums para acompanhar um jantar bacana com o namorado. Quando vim morar na Espanha, não havia escutado nada sobre a cerveja espanhola, o que me levou a pensar que, diferentemente dos “vizinhos” Bélgica, Holanda, Alemanha ou República Tcheca, não havia cerveja boa por aqui. Ainda bem que eu descobri que estava errada!

Degustação de cervejas espanholas
Degustação de cervejas espanholas

A Espanha, assim como o Brasil, tem muita tradição no consumo de cervejas leves, dessas bem refrescantes, porque o verão aqui é muito intenso. A Mahou, Estrella Galicia, Estrella Damm e outras populares fazem bem esse trabalho de refrescar, mas não vão muito além disso.

O bom é que há alguns anos, seguindo a tendência mundial, a cerveja artesanal vem ganhando força na Espanha. Não param de aparecer novas cervejas em todo o país e muitos produtos de qualidade, com consistência e sabor. Junto com esses fabricantes, surge um novo mercado: lojas especializadas, bares que oferecem uma ampla carta de cervejas espanholas e eventos específicos para esse mercado, como é o caso da Madrid Beer Week, que acontece agora, entre os dias 08 e 14 de junho, com cerca de 800 eventos espalhados em toda a cidade, incluindo degustações, apresentações, jantares harmonizados, encontros com cervejeiros, etc.

Nesse post, resolvi dar a dica de cinco cervejas artesanais espanholas de que gosto muito e que foram selecionadas única e exclusivamente pelo meu paladar – embora muitas sejam reconhecidas por especialistas. Algumas delas conheci junto com alguns amigos do BLPM durante um evento de degustação promovido pela loja “La Buena Cerveza”, um lugar que recomendo para quem ainda está começando nesse mundo e quer alguns conselhos, porque o pessoal da loja é super aberto e pode te dar muitas dicas, além de contar com uma grande variedade de cervejas do mundo inteiro.

Cibeles – Uma cerveja madrilena de corpo e alma, levando no nome um dos maiores símbolos da cidade. Atualmente, a Cibeles pode ser encontrada em muitos bares e mercados e possui uma grande variedade de estilos. Eu adoro a Stout e a Ipa Dry. Uma das maiores sacadas da marca é a Barley Wine, que não tem vinho em sua composição, mas tem um sabor bem peculiar, com um toque de frutos secos. A fábrica pode ser visitada e eles promovem cursos, degustações, etc.

Cerveja domus
Cerveja Domus

Domus – Foi amor ao primeiro gole. A fábrica da Domus está em Toledo e essa é uma das cervejas mais populares da região. Sou suspeita para falar porque adoro as IPAs, mas a IPA Domus é incrível, super encorpada, mas refrescante!

cervejas espanholas 7

Kadabra – Essa cerveja é daquelas que você compra porque a embalagem é demais, e o melhor é que o conteúdo não decepciona. Fabricada em León, oferece quatro variedades. Nesse calor, peça a deliciosa Belgian White que não tem erro!

cervejas espanholas 2

Marina – Uma marca catalã da qual eu só provei, até agora, a Devil’s Ipa, cerveja para os fortes, mas deliciosa. Preciso muito provar outras da marca.

cervejas espanholas 5

Sevebrau – Cervejaria de Extremadura, produz sete variedades de cerveja. Na degustação, provamos uma de arroz e me surpreendeu, porque, apesar de ser uma lager leve, era muito saborosa.

cervejas espanholas 3

E vocês, que cerveja espanhola já provaram e recomendam?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *