Estação de metrô Paco de Lucía

A partir do último  mês de março, Madrid conta com uma nova estação, a de número 301 de sua extensa rede de metrô. Mas não é uma estação qualquer, já que homenageia um dos grandes artistas espanhóis do séc. XX, Francisco Sánchez Gómez (Algeciras, Espanha-1947/Playa del Carmen, México-2014). O personagem em questão tornou-se mundialmente conhecido pelo seu nome artístico, Paco de Lucía.

paco_de_lucia_1

A nova estação integra a  linha 9, uma das mais extensas da cidade, com aproximadamente 40 km e 30 estações que cortam a cidade no sentido norte-sul.

paco_de_lucia_2

Paco de Lucía foi um verdadeiro mestre da Guitarra Flamenca, e responsável pela internacionalização do estilo que dominava como poucos, o flamenco. Seu virtuosismo com o instrumento, além de um estilo pessoal de tocar a guitarra, o transformaram numa referência da música espanhola. Gravou ao longo de sua vida 38 discos, colaborando com diversos outros artistas de renome, como Al Di Meola, John Mclaughlin, Chick Corea, Toquinho, etc. Além do mais, realizou uma criativa fusão com os demais estilos musicais, com resultados originais e de altíssima qualidade.

paco_de_lucia_3

No centro da nova estação, foi colocado um maravilhoso painel de cerca de 300 metros quadrados com o rosto do artista. Intitulado “Entre dois universos”, uma referência a uma canção de Paco de Lucía chamada “Entre duas Águas”, foi realizado por Rosh333 e Okuda, com a colaboração do arquiteto Antonyo Marest. Por primeira vez, realizou-se uma intervenção artística no metrô de Madrid de forma permanente e criada por artistas urbanos.

paco_de_lucia_4

A estação conta com elevadores e outros itens básicos, como lixo reciclável.

paco_de_lucia_5

paco_de_lucia_6

Depois de sofrer um ataque cardíaco no município mexicano de Playa del Carmen em 2014, Paco de Lucía nos deixou órfãos da boa música e de sua atividade artística inspiradora. No entanto, na linha 9 do metrô de Madrid, sua memória será sempre lembrada, toda vez que sejamos transportados pelos trilhos da vida….

paco_de_lucia_7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *