Mercado San Ildefonso: espaço para gastronomia, ócio e socialização em Madrid

[Atualizado em outubro de 2018]  Quem passa pela Calle Fuencarral não sabe o que o pequeno corredor na entrada do Mercado San Ildefonso esconde… Depois de passar por lá várias vezes, sem muitas expectativas, um dia resolvi entrar e fiquei fã! Quase arrisco dizer que esse já é o meu mercado gastronômico favorito em Madrid, passando na frente do San Miguel e do San Antón. Veja porquê!

mercado san ildefonso madrid


Apesar de fazer referência ao antigo mercado do século XIX que levava o mesmo nome, o Mercado San Ildefonso é super moderno. Inspirado nos Street Food Markets de Londres, Nova Iorque, Singapura e Bangkok, a sua proposta é criar um espaço de ócio, socialização e gastronomia. Para completar esse ar internacional, o mercado está localizado na divisa entre os bairros mais ousados de Madrid: Malasaña e Chueca.

Por lá você não vai encontrar postos de frutas e verduras nem açougues, como nos mercados tradicionais… Mas sim 12 postos que oferecem variadas e deliciosas opções para comer por ali ou para levar: embutidos, jamones, tacos, hamburgueres, crepes, carnes, mariscos, croquetas, brochetas, ovos, arrozes e vários outros tipos de tapas e “raciones”.

tapas mercado san ildefonso

Entre tantas opções de comida espanhola, latina e asiática, escolher o que comer é uma missão quase impossível já que tudo tem “muy buena pinta”, como dizem por aqui. Muitos dos postos oferecem pequenas porções dos seus pratos para experimentar gratuitamente – vale a pena a aceitar! Além disso, existem 3 bares com várias opções de cervejas, vinhos, cidras, coquetéis e refrigerantes.

Para quem for muito indeciso, tenho algumas recomendações.  Para comçar,  as croquetas do Jaleo, os pintxos da “La Pinxería” ou a tortilla da “Ganja malasaña” são boas opções. Se a fome for grande, sugiro experimentar um dos pratos asiáticos dos postos da planta baixa. E de sobremesa, vale a pena pedir um dos crepes ecológicos do Cultura Café.

 

comida asiática- mercado san ildefonso - madrid

Deixando a gastronomia de lado, a parte do ócio e da socialização fica por conta da mesas localizadas próximas aos postos e da terraza. Mais do que comer, as pessoas vão até lá para encontrar os amigos e tomar uma “caña” ou um vinho. Até mesmo durante a tarde, quem passar por lá vai encontrar um ambiente super descontraído e divertido, parece que lá é sempre sexta-feira! Mas se a ideia for tomar algumas “copas” – drinks e coquetéis–  o terceiro andar reserva um bar enorme e ainda com mais ambiente de festa.

terraza mercado san ildefonso madrid

Independente se a ideia é comer, beber, conversar, namorar ou simplesmente conhecer um lugar legal em Madrid, o Mercado de San Ildefonso é uma ótima opção! Não deixem de conferir!

Mercado de San Ildefonso
Calle Fuencarral, 57
Horário: de domingo a quinta, das 12h à 0h; sexta e sábado, das 12h à 01h30

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *