Onde comprar cosméticos em Madrid?

**Esse post foi atualizado na parte de “dicas práticas” sobre grandes perfumarias e sobre a Sephora em dezembro de 2019.

As farmácias e perfumarias europeias são uma tentação para quem vem do Brasil, e as de Madrid não ficam atrás. Como várias amigas me pedem indicações e sugestões, vou contar um pouco onde e como compro cosméticos e algumas coisinhas de maquiagem.

DSC00874

A primeira dica (e mais importante) é ter uma lista clara e, de preferência, por escrito do que quer comprar. Assim se otimiza o tempo valioso de quem está turistando e não gera stress com os acompanhantes que não têm interesse no assunto. Por exemplo, eu adoro protetor solar, logo, eu pesquiso antes. Conto com a internet e opiniões de amigos. Quando vou atualizar meu pequeno estoque, já sei a marca, o fator de proteção, faixa de preço do produto e tenho outros similares caso não ache o escolhido da vez. Por sua vez, quando vou comprar para outras pessoas e não conheço o produto, mostro o nome por escrito à pessoa da loja. Isso facilita a comunicação e minimiza os erros.

A segunda dica é aceitar que nem toda coleção que está à venda no Brasil, Inglaterra, França é a mesma que está disponível na Espanha e vice-versa. As marcas lançam produtos diferentes para países diferentes e muitas não trazem a linha completa. Aquele item do desejo pode não ser encontrado, mas, talvez, você descubra novidades e similares.

A terceira dica é que para completar a lista será necessário entrar em várias parafarmacias, Sephoras e em uma ou outra perfumaria. Parece complicado, mas os dermocosméticos e a maquiagem são considerados produtos de categorias diferentes e por isso nem sempre são vendidos nos mesmos lugares. Onde você encontra La Roche-Posay pode ser que não tenha Maybelline. Tem lojas que não vendem marcas “concorrentes” entre si, quem vende Avenne pode não vender Eucerim. E, principalmente, cada lugar tem sua oferta própria de produtos por 3×2 ou 50% na segunda unidade. Todas muito sedutores!

Agora vamos às dicas práticas:

** Na nossa pagina do FB (curte lá), a Marian comentou que esse post precisava ser atualizado, e com razão. Aqui no BPLM pedido de leitora é uma ordem prontamente atendida. Os parágrafos iniciados por ** são as atualizações de lojas e endereços, afinal as dicas de como comprar seguem boas.

Parafarmacias

É a parte da farmácia direcionada ao que não necessita de receita médica. Em Madrid existem muitas farmácias, assim como no Brasil. Elas podem ser de vários tamanhos e “modelos”, quase todas vendem algo de cosmético considerado de tratamento, especiais para alergias e não só estética. Nas minhas primeiras idas, eu estranhava que nem todos os produtos estavam a mão, fáceis para ver preços, comparar ingredientes, ter certeza que são para o tipo de pele desejado. É preciso perguntar ao atendente da farmácia. O bom é um atendimento mais personalizado de alguém que conhece o as propriedades farmacêuticas e químicas. Já fui atendida por pessoas realmente entusiasmadas com os produtos, recebi várias recomendações interessantes e muitas amostrinhas grátis boas.

Farmácia clássica madrileña. Foto: Juan Freire/CCommons
Farmácia clássica madrileña. Foto: Juan Freire/CCommons

Grandes Perfumarias

**Como a Marian nos escreveu corretamente a Juteco e a Bodybell operam juntas na rede chamada Douglas. São quase 70 lojas na cidade de Madrid, e agora a Douglas também está em centro comerciais como no Príncipe Pio.

**A Primor abriu mais duas grandes lojas no centro de Madrid. Uma está na cêntrica Puerta del Sol, instalada no número 11, onde já foi a loja de discos de vinil do El Corte Ingles. São 3 andares em 1200 metros quadrados. A segunda loja é na calle Fuencarral, número 46. Não é tão grande como a da Puerta del Sol mas também é bastante completa.

**Minha preferência continua sendo comprar na Primor, especialmente online e depois vou retirar o pacote na loja da minha melhor conveniência.

———

Primor e Douglas são as principais perfumarias grandes de Madrid. A Primor está nos grandes shoppings da cidade e tem uma unidade na Calle de Goya 22. Já as lojas da Douglas são facilmente encontradas no centro histórico de Madrid. Na minha avaliação, a Primor oferece preços mais atraentes enquanto as lojas Douglas oferecem vantagens como as promoções 3×2 e pontos nos cartões de fidelidade.

BodyBell
BodyBell – agora Douglas

Para mim, outro ponto positivo é a possibilidade de realizar pedidos online nas páginas dessas perfumarias com o pagamento por Paypal. Elas efetuam entregas no endereço indicado, em prazos que podem variar entre 48 a 72 horas em uma e 72 a 96 horas em outra. Nesse caso acho essencial consultar se o teu hotel recebe encomendas. Além de planejar muito bem a logística do prazo de entrega com a ida a Madrid.

Sephora e El Corte Inglés

** No último ano a Sephora abriu ou remodelou algumas das suas lojas em Madrid. Para mim, a música é muito alta e o layout listrado característico me deixam um pouco tonta, e não consigo ficar nem 5 minutos nas lojas, mas sei que a Sephora trabalha com marcas muito boas e invejo quem não se incomoda com esse clima de balada techno anos 90.

**No bairro de Salamanca a Sephora abriu uma loja na Calle Serrano, 36 e reformulou as duas unidades na Puerta do Sol, além de contar com uma na Calle Fuencarral, 16. A Sephora também aumentou sua presença em centro comerciais com lojas menores, acho que são mais de 25 lojas na Comunidad de Madrid.

——

A Sephora é a cadeia de perfumaria e cosmética francesa preferida dos amantes desse universo e de suas principais tendências, seja pelos produtos de multimarcas, seja pelas marcas exclusivas ou de linha própria: um ótimo passeio pelo mundo da beleza. A cadeia dispõe de cartão fidelidade, uma pena que os benefícios sejam restritos ao país em que é feito tal cartão. Seria uma maravilha que o viajante pudesse fazer um cartão em um país e usá-lo nos outros de sua viagem. São mais de 1.700 lojas no mundo todo, 114 unidades na Espanha e também corners localizados em alguns centros de El Corte Inglés.

Foto: Ricardo Ricote Rodriguez/ CCommons
Foto: Ricardo Ricote Rodriguez/ CCommons

O Corte Inglês é a maior cadeia de lojas de departamentos da Espanha, verdadeiros shoppings centers. Impossível vir a Espanha e ficar indiferente, especialmente em Madrid, já que está em pleno centro histórico, turístico e comercial da cidade. São três prédios na Calle Preciados entre a Puerta del Sol e Plaza de Callao. Tem um andar bem completo de perfumaria e cosméticos no andar térreo do prédio que está ao meio da Calle Preciados. Um pouco escondida, no edifício mais próximo a Plaza de Callao, no subsolo, está uma parafarmacia, não é completa mas tem boas escolhas. O Corte Inglés aplica descontos interessantes a turistas, faz tax free – que é a devolução de alguns impostos a compras superiores a 90,15 euros. Pode ser um bom lugar para compras de mercadorias diferentes.

11806391_10153505400897937_327125323_o
Parafarmacio do El Corte Inglés de Callao

Espero ter descomplicado a busca por itens de cuidado e estética, procurei reunir algumas recomendações que dou às minhas amigas e que eu mesma procuro seguir. Eu encaro como um passeio obrigatório e rápido se bem planejado com as dicas dadas. Afinal, quem não gosta de beleza?

Alguns endereços:

Douglas

Cª San Jerónimo, 18

Gran Vía, 51

Primor:

Puerta del Sol, 11

Calle de Goya, 22

Sephora:

Plaza de la Puerta del Sol, 3

El Corte Inglés:

Calle Preciados, 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *