Tapapiés, a maior festa de tapas em Lavapiés

Em outubro acontece um dos eventos que já se tornou tradição em Madrid, o Tapapiés, um encontro que reúne tapas e música ao vivo nas ruas de Lavapiés, um dos bairros mais interessantes e multi-étnicos de Madrid, onde imigrantes do Senegal, Índia, Brasil e de outros países se misturam.

Tapapiés 2015_Afganistán-India-Tailandia_El Fantástico
Tapa do bar Fantástico (divulgação)

E a grande sacada do Tapapiés é que ele permite provar um pouco dessa mistura na gastronomia. A ideia é simples, mas funciona: uma rota formada por dezenas de bares instalados no bairro, cada um deles oferecendo uma tapa especial. 

Tapapiés 2014_40_MG
Divulgação

As pessoas passam por vários, tomam uma cerveja e comem uma tapa em cada um deles e depois votam nas melhores por meio da app, que é ótima porque tem um mapa com todos os estabelecimentos participantes. Para lever o prêmio, os bares normalmente se esforçam para fazer uma tapa gostosa e mais elaborada. Nesse ano o evento acontece entre os dias 15 e 25 de outubro e haverá 92 bares participantes e mais 18 espaços/lojas gourmet do Mercado de San Fernando.  O melhor? Cada tapa custa 1,5€ e cada botellín 1€.

Tapapiés 2015_Faina_El Figurante_Italo-argentina
Bar El Figurante (Foto: divulgação)

Como batemos cartão nesse tipo de evento (quem não gosta de comer gastando pouco?), compartilhamos com vocês cinco bares que tiveram tapas deliciosas em 2014 e que não devem decepcionar em 2015.

  • Lamiãk: esse bar é um clássico do bairro e merece a visita em qualquer época do ano.
  • Coco Tropical: esse pequeno bar brasileiro localizado na Plaza da Lavapiés escolheu no ano passado uma paixão nacional para apresentar aos gringos: a coxinha. E todo mundo adorou! Qual será a surpresa desse ano?
  • Nossa colega de BLPM Juliana, do blog Rumo Madrid, nos recomendou um bar simples, daqueles bem típicos de Madrid, mas que ofereceu uma tapa deliciosa em 2014, a Tasca Parrondo.
  • E a Susana do Desbravando Madrid disse que pretende voltar ao Loukanikos Bar, que no passado preparou tortitas de polenta com verduras.
  • Não deixem de provar a tapa do bar que foi o vencedor do ano passado, o Tribuexte, que pelo nome já dá para reconhecer que se trata de um típico vasco.

Para quem prefere algo mais ousado, haverá tapas do mundo inteiro. O bar Fantástico, por exemplo, vai ter uma tapa inspirada no Afeganistão, Índia e Tailândia – a que aparece na abertura do post. E quem prefere doces também pode ficar tranquilo, porque terá algumas opções, como o sorvete do Achuri.

Bar Achuri (Foto: Divulgação)
Bar Achuri (Foto: Divulgação)

Para animar ainda mais a coisa, muitos grupos de diferentes estilos se apresentarão pelas ruas de Lavapiés nos finais de semana. Devido à multidão que o evento atrai, é preciso ter paciência, já que os bares costumam ter filas. Mas o clima é incrível e reflete muito do que é Madrid: uma cidade de várias culturas e sabores.

E vocês, que bares nos recomendam?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *