Lendas e curiosidades sobre as ruas de Madrid

Madrid é uma cidade repleta de lendas e histórias fabulosas.

calles madrid, curiosidades sobre as ruas de Madrid

É muito divertido caminhar pela zona antiga da cidade e ir reparando nas placas com os nomes das ruas: azulejos pintados à mão e cujas gravuras têm sempre a ver com a rua em questão. Ou contam uma lenda que ali se passou, ou explicam o porquê do nome, ou mostram o traçado da rua e antigos monumentos que lá existiam!

Deixo-vos 4 exemplos de curiosidades sobre as ruas de Madrid.

Calle de la Ventosa

O século XVIII foi um período da história no qual existiam supostos curandeiros às dezenas, que ofereciam ao povo todo o tipo de  serviços e remédios para curar maleitas.

Uma destas curandeiras, Juana Picazo, era especialmente famosa por utilizar nos seus doentes uns copos de vidro que funcionavam como ventosas. Assim curava todo o tipo de dores,  inflamações e problemas.

calle ventosa, curiosidades sobre as ruas de Madrid

Nas primeiras visitas, os clientes ficavam satisfeitos, no entanto, com o passar do tempo começaram a duvidar deste método, pois as doenças voltavam a aparecer… Decidiram então castigar Juana pelas suas mentiras! Raparam-lhe o cabelo, mergulharam-na em melaço, cobriram-na de penas e depois passearam-na pelas ruas de Madrid.

Depois desta humilhação pública nunca mais ninguém soube da curandeira, no entanto o povo acostumado às consultas naquela rua, continuou a chamar-lha a rua “de la Ventosa”.

Calle de la Salud

Durante o século XV, houve em Madrid um surto de peste negra que afectou terrivelmente toda a cidade de Madrid. No entanto, uma pequena parte da população conseguiu salvar-se deste inferno: os colonos que viviam na zona da Gran Vía (que naquela altura não existia).

calle salud, curiosidades sobre as ruas de Madrid

Não se sabe muito bem o porquê de esta zona da cidade ter sido salva da peste, mas uma das hipóteses aponta para o facto de estas pessoas terem o seu próprio poço, ciração de gado e produtos da terra ali mesmo, não precisando assim se misturar com o resto dos habitantes da cidade, e diminuindo o risco de contágio.

Por este motivo o bairro foi apelidado de Barrio de la Salud e uma zona outrora esquecida começou a ser a mais cobiçada para construção. No meio de tantas casas acabou por nascer uma rua que foi chamada de Calle de la Salud.

Calle del Toro

Existia nesta rua uma casa em cuja varanda estavam pendurados os cornos de um belíssimo touro, famoso pela sua bravura. Todos os dias à hora em que o touro tinha morrido, ouvia-se por toda a rua um bramido ensurdecedor, que os vizinhos logo acharam que era o touro, desde o além, a marcar a sua presença!

calle toro, curiosidades sobre as ruas de MadridO certo é que nesta rua vivia também um homem aficionado aos instrumentos feitos a partir de corno e o seu filho, de tenra idade, tinha por hábito tocar uns dos muitos instrumentos do pai, o que fazia o barulho que o resto dos vizinhos ouvia!

Calle del Ave María!

Durante o século XV esta rua era conhecida pela grande quantidade de bordéis que aqui existiam. A convivência em bairros lotados de sítios como estes não era fácil e todos os dias haviam escândalos e problemas!

Ao saber desta situação o beato Simón de Rojas tentou convencer por várias vezes as prostitutas a mudarem de vida, mas nunca conseguiu nada. Farto de tudo isto, aproveitou o facto de pertencer ao círculo mais íntimo do rei para lhe pedir que todos estes bordéis fossem demolidos.

calle ave maria, curiosidades sobre as ruas de Madrid

O rei aceitou o pedido e as casas foram demolidas. E o inesperado aconteceu: ao derrubarem as casas encontraram dezenas de esqueletos de adultos e crianças, o que fez com que o beato soltasse um sonoro “Avé Maria!”, dando origem ao nome da rua que perdura.

O que acham sobre estas curiosidades sobre as ruas de Madrid? Gostarias de conhecer mais alguma?

Um comentário sobre “Lendas e curiosidades sobre as ruas de Madrid

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *