Festival Novocine em Madrid

Post por Juliana Bezerra, autora do blog Rumo a Madrid

O NovoCine, festival de cinema brasileiro, chega a Madrid mais uma vez, de 12 a 22 de novembro, para a felicidade de expatriados, nativos e turistas! Este ano, em sua 9ª edição, além da mostra de filmes de ficção, o NovoCine traz uma mostra paralela de documentários em homenagem ao cineasta Eduardo Coutinho, no Matadero. Da mesma forma, haverá dois dias de mesas-redondas com cineastas brasileiros, na Facultad de Ciencias de la Información, na Universidade Complutense, em torno aos filmes “Tim Maia” e “Getúlio”. Lembrando que todas as projeções têm entrada gratuita.

novocine 2
Cena do filme “Muitos homens num só”

O NovoCine começará com uma exibição de gala no consagrado Cine do Palacio de Prensa, na Gran Vía, dia 12, às 20:30, com exibição do longa “Estrada 47”, de Vicente Ferraz. Durante os dias 13 a 19, porém, as obras serão exibidas na Sala Berlanga em sessões às 19:00 e às 21:30, gratuitamente.

Ali serão projetados “Casa Grande”, que narra as recentes transformações sociais do Brasil; “Prometo um dia deixar essa cidade”, uma reflexão sobre a complexidade das relações familiares; “S.O.S Mulheres ao Mar”, comédia ambientada num cruzeiro estrelada por Giovana Antonelli; “Muitos homens num só”, que apresenta a obra do cronista João do Rio e nos leva ao Rio de Janeiro do começo do século 20;  “Sangue Azul”, que transporta o espectador ao arquipélago de Fernando Noronha para contar histórias de artistas de circo; e “A Despedida”, um emotivo relato baseado em fatos reais sobre os últimos desejos de um idoso, estrelado por Juliana Paes e Nelson Xavier.

Cena do filme S.O.S Mulheres
Cena do filme S.O.S Mulheres

Além das obras de ficção, outra boa notícia nesta edição é o ciclo de documentários de Eduardo Coutinho, na Cineteca do Matadero. Estarão ali a obra póstuma “Últimas Conversas”, “Jogo de Cena” e “Eduardo Coutinho, 7 de outubro”, uma entrevista realizada com o cineasta por Carlos Nader. Da mesma forma, estarão neste ciclo “Homem Comum”, de Carlos Nader e “Castanha”, de Davi Pretto, duas obras influenciadas pelo estilo de Coutinho.

Programação completa (clique para ampliá-la)
Programação completa (clique para ampliá-la)

Também voltam os seminários sobre o cinema brasileiro contemporâneo na Faculdade de Ciências da Informação da Universidade Complutense de Madrid. Ministrados por realizadores brasileiros, que participam de debates e mesas redondas, os seminários incluem a projeção de dois curtas metragens e dois longas: “Tim Maia”, de Mauro Lima e “Getúlio”, de João Jardim.

novocine 4
Cena do filme Estrada 47

O NovoCine também está presente em cidades como Avilés, Zamora, Palencia, Salamanca, Astorga, León e Mansillas de las Mulas. Por isso, fique atento à programação porque um filme brasileiro pode estar em breve num cinema perto de você.

Consulte a programação completa, em espanhol, pelo site oficial.

NovoCine – sessão de inauguração

Cine Palacio de Prensa
Plaza de Callao, 4. Metrô Callao, linha 5.
12 de novembro, 20:30h
Gratuito

NovoCine – filmes de ficção

Sala Berlanga
Calle de Andres Mellado, 53. Metrô Islas Filipinas, L7 e Moncloa, L3 e L6.
13 a 19 de novembro, 19h e 21:30
Gratuito

NovoCine – Seminário de Cinema Brasileiro

Facultad de Ciencias de Información
Ciudad Universitaria, Avda Complutense, s/n. Metrô Ciudad Universitaria, linha 6
12 e 13 de novembro, às 09:00h
Gratuito

NovoCine –Documentários

Cineteca del Matadero
Plaza de Legazpi, 8. Metrô Legazpi, linhas 3 e 6.
20 a 22 de novembro, às 18h
Gratuito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *