Teatro: ‘El descanso de Caronte’

O ator Santi Senso traz mais um espetáculo visceral dentro de sua proposta de “Atos Íntimos”. Em “El descanso de Caronte”, o ator parte da personagem da mitologia grega, o barqueiro Caronte, responsável por levar as almas ao Hades e, para isso, os corpos deveriam ser sepultados com uma moeda embaixo da língua; caso contrário, quem não pagasse sua passagem rumo ao inferno deveria vagar durante cem anos pelos rios que conduziam ao Hades.

teatro madrid caronte

Mas Caronte está cansado da imortalidade e reflete sobre sua condição de imortal que conduz os mortais à morada eterna; a imortalidade não é tão boa como parece e ele procura um substituto entre os presentes. Como para o ator os limites do palco e da plateia são inexistentes, ele circula entre os assistentes ora examinando-lhes a boca, ora buscando consolo para as oportunidades que deixou passar nestes séculos de trabalho. Assim, Santi Senso instiga a plateia com seus questionamentos e nos lembra que a morte chegará para todos, sem distinção e sentencia, recordando o público que “há algo que lhes dá mais medo que a morte e é a própria vida”.

teatro madrid caronte 2

Como em produções anteriores, Santi Senso está acompanhado pela multi-talentosa atriz e musicista cubana Cary Rosa Varona que canta, toca instrumentos e contracena com o ator. Varona é responsável por dar leveza e um toque lúdico no cenário escuro onde navega, entre brumas, a barca e a angústia do protagonista. Porém, seria mais correto dizer que nos atos íntimos celebrados por Santi Senso todos nós somos coadjuvantes, pois o ator leva a plateia a cantar, levantar-se e responder suas questões e quem se pensa em não participar deste jogo perde muito da experiência proposta pelo artista.

A peça se tornou mais atual frente aos acontecimentos das últimas semanas quando a morte parece nos espreitar da maneira mais banal e inesperada. Ao invés de ser uma celebração da morte, Santi Senso nos faz refletir na vida, celebrá-la e aproveitá-la da melhor maneira possível, pois a única certeza que temos durante nossa existência na Terra é que seremos um dia passageiros de Caronte.

El descanso de Caronte

Autor: José Jesús Serrano.
Direção: Santi Senso.
Elenco: Santi Senso e Cary Rosa Varona.
Onde? Teatro del Arte, calle San Cosme y san Damián, 3. Metrô Lavapiés, L3 e Antón Martín, L1.
Quando? Sextas-feiras, às 20h. Até 19 de dezembro.
Quanto? A partir de 14 euros. É possível reservar através do site.

2 comentários sobre “Teatro: ‘El descanso de Caronte’

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *