II Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros

Os Blogueiros de Língua Portuguesa de Madrid estiveram presentes no II Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros. Larissa Andrade, do Esto es Madrid, Madrid, Suzana Paquete, do thatgoodtrip, Vivian Monteiro, do Vivi em Madrid, e Juliana Bezerra, do Rumo a Madrid, compareceram ao evento que reuniu mais de 40 blogueiros brasileiros na cidade do Porto, convidados por Rita Branco (O Porto Encanta) e a Associação de Turismo do Porto.

Casa da musica JulianaBezerra

Nem poderia ser diferente! Afinal, o BLPM foi fruto do I EEBB, realizado em Barcelona em 2014, organizado por Cristina Rosa, do Sol de Barcelona. Após aquele fim de semana, Larissa Andrade começou a contactar os blogueiros de Madrid para trocar ideias que culminaram neste blog e em várias atividades onde podemos mostrar a capital espanhola para nossos leitores. Assim, fomos em peso e ainda levamos um “presente” da Oficina de Turismo de Madrid para ser sorteado entre os participantes.

As integrantes do BLPM com a Elena, sortuda que ganhou a nossa lembrancinha de Madrid
As integrantes do BLPM com a Elena, sortuda que ganhou a nossa lembrancinha de Madrid

Dizem que os portugueses são bons anfitriões e esta lenda foi confirmada. Instalados nos hotéis Crowne Plaza, Shereton e no Porto Palácio ficamos encantados com a hospitalidade que nos foi oferecida. Recebemos uma taça para tomar vinho do porto e uma garrafa de Noval para degustar o bendito líquido.

Oficialmente, o encontro começava dia 14, mas vários assistentes chegaram antes. Como Suzana, eu e Vivian desembarcamos na sexta 13 (ui!), pudemos jantar com grande parte do grupo no excelente restaurante Os Lusíadas que nos serviu deliciosos frutos do mar, peixe flambado e vinho. Muito vinho.

Apesar das notícias tristes vindas de Paris, o encontro foi aberto no dia seguinte. As palestras foram realizadas na Casa da Música, obra do holandês Rem Koolhaa, de 2005 e que se tornou um dos símbolos da revitalização do Porto. Fomos recepcionados pela presidente da Associação de Turismo do Porto e em seguida escutamos e trocamos ideias com gente que está há mais tempo na estrada da blogagem e não se importou em dividir sua experiência.

Ouvimos a jornalista portuguesa Susana Ribeiro contar sua experiência de sair da redação de um jornal para o mundo dos blogs de viagem e como foi a concepção do seu “Viaje comigo”. De Heloisa Righetto ficamos sabendo como foi sua experiência em lançar e vender um guia sobre Londres e de Elena Paschinger aprendemos os conceito do turismo criativo que está em franca ascensão. Por fim, a pioneira Cristina Rosa nos falou sobre seu trabalho em unir os blogueiros de Barcelona e ainda mencionou o Blogueiros de Língua Portuguesa em Madrid em sua apresentação.

Uma das palestras mais aguardadas foi a de Daniel Duclos, do Ducs Amsterdam, onde ele mostrou um dos caminhos para conseguir fazer do seu blog um trabalho com remuneração. A última palestra do dia ficou a cargo do jornalista português Ivo Madaleno sobre o uso do Instagram que nos fez refletir sobre a utilização desta rede social.

Depois tivemos uma verdadeira experiência gastronômica almoçando no restaurante Fish Fixe. Para quem não sabe “fixe” quer dizer “legal” em português de Portugal e o nome dá um trocadilho muito original. À sombra da ponte Luis I fomos apresentados a um pouco de tudo da culinária portuguesa: camarão, mexilhões, bolinho de bacalhau, bolinho de arroz, linguiças, arroz caldoso, sardinhas, regados com belos vinhos portugueses. Sinceramente, será uma experiência que ficará eternamente na memória, pois não é todos os dias que se conjuga uma bela paisagem com boa mesa.

Ponte Suzana Paquete

Para fazer a digestão, fomos caminhando pela rua das Flores, outra zona que foi revitalizada e concentra bares e lojinhas. O mais interessante é que até as caixas de energia foram repaginadas e ganharam vida nova nas mãos de artistas locais.

Vistamos a livraria Lello e Irmãos, considerada a terceira livraria mais bonita do mundo. Não conheço as outras duas, mas esta é de tirar o fôlego com sua decoração neo-mourisca, a claraboia pintada, a escada vermelha em madeira, as poltronas que te convidam a ficar ali para sempre.

Após uma rápida volta ao hotel, nos esperava um jantar com música ao vivo no museu Serralves. Instalado na antiga casa do conde de Vizela, a construção foi concluída em 1940 e tem estilo art-déco. Novamente, o capricho das mesas decoradas com flores e candelabros, foi o prelúdio para um jantar especial.

Ao final do jantar, explicamos a origem dos Blogueiros de Língua Portuguesa em Madrid e animamos os colegas a fazerem o mesmo, porque experimentamos um crescimento muito grande desde que começamos a caminhar juntos. Sorteamos o “presente” e esperamos que no III EEBB outras associações de blogueiros brasileiros surjam no continente europeu.

Bici Susana Paquete

No dia seguinte, ainda nos aguardava uma intensa programação. Passeamos de bicicleta pelo passeio marítimo e pudemos contemplar a beleza do rio Douro; em seguida, subimos nos bondinhos e terminamos nosso passeio na antiga Alfândega do Porto, onde nos esperava um barco para percorrer o rio. Para quem adora fotografar, este passeio é imperdível, especialmente se o dia estiver claro como foi o nosso caso.

Barco Vivian Monteiro

O passeio de barco nos levou para outra margem do rio e chegamos à cidade de Gaia onde ficam as vinícolas que fazem o vinho do Porto e visitamos a vinícola Taylor’s, onde nos esperava uma degustação de vinhos e um almoço divino cujo prato principal era – como não – bacalhau.

taylors Susana Paquete

Antes da sobremesa, tivemos uma linda surpresa quando uma “tuna” de estudantes de Medicina da Universidade do Porto entraram para tocar, cantar e dançar. As tunas são grupos de estudantes que se reúnem para tocar e assim ganhar um dinheirinho e se divertir.

Como se não bastasse todas essas atrações ainda fomos levados às cavas onde descansam os tonéis de carvalho do vinho do Porto e nos explicaram como se produz o precioso líquido. Por fim, estivemos no hotel, onde apreciamos a bela vista da cidade. Quem ainda ficou até segunda-feira, teve a oportunidade de degustar um delicioso jantar, que incluiu a típica francesinha, no restaurante do hotel NH Collection.

Já estamos ansiosos pelo III EEBB, que será em Berlim!

2 comentários sobre “II Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *