Banhos árabes Hammam Al-Andalus

Sabe aquelas cenas de filme aonde os romanos ou árabes iam às termas para se banhar, fazer negócios ou fofocar? Pois aqui em Madrid é possível reviver a experiência de tomar um banho de estilo árabe em pleno centro da cidade.

Embora não exista nenhuma terma romana ou banho árabe original na cidade, ests foi recriado em Madrid e permite ao visitante reviver um pouco daquela atmosfera. Trata-se do Hammam Al Andalus, reconstruído num antigo aljibe (depósito de água, em árabe).

O Hammam recria os banhos árabes que existiam no Al-Ándalus há mais de cinco séculos, onde o ambiente relaxante, a música de fundo e as piscinas com água a várias temperaturas faziam as delícias da população.banho arabe

Além disso, a fim de resgatar tradições esquecidas, o Hamman realiza todos os anos, em novembro, um torneio de xadrez cujos participantes jogam em tabuleiros flutuantes enquanto estão na piscina.

Como adoro essas coisas lá fui eu experimentar o banho. A casa oferece distintos pacotes de banhos com ou sem massagem, em vários turnos, todos os dias do ano.

Ao chegar, a responsável nos explica as regras em espanhol ou inglês: conversar em voz baixa, usufruir o quanto quiséssemos das piscinas e da sauna, tomar chá. Aconselham a começar pela piscina de água morna e ir alternando com as piscinas de água fria e quente, não recomendam ficar mais de 5 minutos no banho turco e pedem SILÊNCIO ABSOLUTO para não incomodar os outros usuários, coisa que nem sempre acontece.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Não são permitidas máquinas fotográficas, telefones nem chinelos.

Para quem contratou a massagem, ela entrega pulseiras coloridas, pelas quais seremos chamados pela cor no momento oportuno. Por isso, é bom saber as cores em espanhol. Igualmente, nos entregou protetores para nossos sapatos que deveríamos colocar até o banheiro. As toalhas são por conta da casa também.

Coloquei os protetores e quando abri a porta que nos levaria aos vestiários me senti transportada para outra dimensão. O corredor era uma penumbra iluminada por pequenas velas pelo chão, aroma agradável e úmido (um alívio para secura de Madrid) e música ambiente árabe. Tudo isso faz você relaxar instantaneamente. Muito cuidado porque a escada está sempre molhada e acidentes podem acontecer.

banho arabe 3
Foto: divulgação

Desci para as piscinas e após uma rápida chuveirada, me encontrei num ambiente  perfumado e relaxante, com uma cor alaranjada e rosa. As piscinas tem a profundidade ideal para dar um mergulho, ficar boiando e pensando na vida.

Comecei na piscina morna (36ºC) para me acostumar com as distintas temperaturas; depois fui para a piscina mais quente (40ºC), ao banho turco (sauna a vapor, a 60ºC) e, finalmente, à piscina de água fria (16ºC).

Foto: divulgação
Foto: divulgação

No final do corredor, havia a sala de descanso (mais relaxamento? Seria possível?) com uma fonte de chá: de duas torneiras saía uma bebida aromática e deliciosa. Tomei uns quantos copinhos e repeti de novo meu itinerário pelas piscinas. Ali também estava descrito em pequenos quadros os diferentes óleos que podíamos escolher para a massagem e foi útil ter lido, porque mais cedo do que pensava – para minha tristeza – veio a mocinha me chamar.

Subimos para uma sala também iluminada em tons rosa alaranjados, com macas apropriadas e escolhi a massagem para pernas e costas com óleo de violeta. A massagem durou cerca quinze minutos e quase chorei quando terminou. Como ainda podia ficar mais tempo fiquei na piscina morna esperando o sinal que indica que o turno acabou.

Quando este soa, dá pra notar a decepção no rosto de todos. Hora de trocar de roupa, secar os cabelos (tem secador no banheiro, meninas!) e ir para casa. Não sem antes pensar quando será a próxima vez que voltarei.

É uma experiência bastante relaxante, por isso limpe a mente, desfrute e deixa-se levar! Depois de duas horas se sentirá uma pessoa completamente nova!

Infomações úteis:

Onde? Calle de Atocha, 14 – Metrô Sol – L1, L2, L3.

Quanto? Depende do serviço e sempre há ofertas no site. Os preços variam de 30 a 73 euros.

Horários: 10h – 12h – 14h – 16h – 18h – 20h – 22h

Reservas: 91 429 90 20 / 902 333 334

Site oficial

6 comentários sobre “Banhos árabes Hammam Al-Andalus

  1. Juliana, fiquei com uma dúvida: as saunas sao mixtas? Vai todo mundo peladao, só de toalha? To perguntando porque fui em um em Marrakech que as mulheres entravam só com uma calcinha descartável, mas ficavam separadas dos homens… Mas uma vez fui numa sauna na Croácia que tava todo mundo peladao junto…

  2. Sempre que olho para estas fotos fico com vontade de ir a um destes banhos árabes… Ouvi dizer que há um banho árabe na Gran Via, num dos hotéis, é verdade?
    Qual o banho árabe que aconselhas?

    1. Olá, Su! Obrigada pelo seu comentário. Nunca ouvi nada a respeito de banho árabe na Gran Via, mas sei de um spa no Hotel Vincci. Seria este ? É maravilhoso!! Mas ainda assim fico o banho árabe do Al-Haman. Beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *