Rádios para ouvir futebol na Espanha

O hábito de ir aos estádios de futebol escutando rádio é um dos costumes que unem espanhóis e brasileiros. Seja através do radinho de sempre ou por algum aplicativo de celular, escutar alguma das rádios que transmitem futebol enquanto se assiste o jogo no campo ou mesmo assistindo pela televisão é um costume nos dois países.

Rádios para escutar futebol na Espanha

Aqui na Espanha é normal ver os torcedores entrando no estádio com seus bocadillos (sanduíche), suas pipas (sementes de girassol) e seus radinhos. Os mais jovens já trocaram o tradicional transistor por um aplicativo no celular, mas o costume de assistir a partida com o rádio no ouvido continua.

O horário nobre das rádios espanholas é, como no Brasil, a hora do jogo. Porém, como aqui há jogos do Campeonato Espanhol durante praticamente todo o sábado e todo o domingo, o horário nobre da rádio acaba sendo no momento da transmissão dos jogos do Barcelona e do Real Madrid.

Além das transmissões das partidas, as rádios nacionais espanholas tem outros horários específicos para programas esportivos. Em geral, há um programa por volta das 15h, outros às 20h30 e o último das 00h às 2h. Durante a semana, o horário nobre do rádio esportivo na Espanha é depois da meia-noite. Os programas que são transmitidos neste horário tem mais de 1 milhão de ouvintes, acredite!

Se você vem para a Espanha ou se está no Brasil e entende espanhol, aconselho que escutem as rádios espanholas. Os programas esportivos têm um formato específico e costumam ser bastante divertidos. Praticamente todas as rádios contam com programas esportivos, mas vou indicar aquelas que são, na minha opinião, as melhores rádios para escutar futebol na Espanha. 

Rádio CopeCadena Cope – esta rádio tem crescido muito nos últimos anos. No que se referente aos programas jornalísticos, a rádio é posicionada como uma rádio de direita (pertence à Igreja Católica), mas no esporte é justamente o contrário. Há 5 anos a rádio contratou toda a equipe que fazia o esporte na rádio Cadena Ser (os fundadores do Carrusel Deportivo agora estão nesta rádio) e se tornou a rádio mais forte em esporte no país. Durante os jogos você escutará os mitos Pepe Domingo Castanho e Paco González no programa Tiempo de Jogo. Veja como escutar a Cope.

Rádio SerCadena Ser – a rádio mais ouvida da Espanha. A Ser é uma das rádios do Grupo Prisa (dono do El País) e está posicionada, isso jornalisticamente, como uma rádio de esquerda. Como a Ser perdeu sua equipe completa para a Cope, a rádio precisou se reconstruir e uma nova equipe de esportes foi formada. O Carrusel Deportivo segue sendo o carro chefe da rádio. Veja como escutar a Ser.

 

Rádio Onda CeroOnda Cero – esta é a terceira rádio em audiência na Espanha. Também é uma rádio identificada com a direita, no que se refere a programas jornalísticos. Ela pertence ao Grupo Antena 3. O pessoal do Radioestadio é bom, mas não chegam ao nível das rádios acima. Veja como escutar a Onda Cero.

Rádio Marca – a rádio do jornal esportivo Rádio MarcaMarca (que é da mesma empresa do jornal El Mundo) é a única rádio com programação esportiva 24 horas na Espanha. As transmissões de partidas não são o forte da Rádio Marca, mas os programas da manhã e da tarde costumam manter os mais loucos por esporte sempre bem informados. Veja como escutar a Rádio Marca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *