Passeio na neve em Madrid: Puerto de Navacerrada

É possível ver neve em Madrid? Sim e é super divertido. No texto de hoje damos todas as dicas da neve e mais.

neve-em-madrid

Madrid está rodeada por serras. Uma delas é a Sierra de Guadarrama e um dos picos mais altos é o Puerto de Navacerrada. Está a 1.858 metros de altitude. Além de ser um dos pontos mais altos da montanha, Puerto de Navacerrada é uma estação de esqui que está a cerca de 70 kms desde Madrid, de fácil acesso e bonitas paisagens (informações de como chegar no final do post).

neve-em-madrid-2

A infraestrutura do Puerto de Navacerrada está dividida em duas partes. Na parte baixa fica o estacionamento e a cafeteria, essencial para tomar algo quente, onde no subsolo estão as lojas de aluguel de equipamentos com orientações e guias. Ali também estão as pistas de esqui de menor dificuldade como Telégrafo, Escaparate, Bosque y Estación. Na parte alta estão as pistas mais complicadas como Guarramillas, Pala de Montañeros, Arroyo Seco y Stadium. São 20 kms de pistas e atualmente conta com três kms de pistas operativas.neve-em-madrid-3

Para os amantes de esporte de inverno é uma aventura imperdível. Para os que não se arriscam tanto ou cresceram no hemisfério sul e tropical é um passeio de sonho. Ver neve está no imaginário de todos. Para mim, o mês de fevereiro é a melhor época porque a neve está firme e muito mais abundante. Eu adoro ir com meus amigos que passam uns dias em Madrid.

neve-em-madrid-4

Da ultima vez, meus amigos e eu subimos a serra com a firme intenção de fazer esqui de fundo por um pequeno pedaço da “Camino Schmidt”, uma das muitas opções de trilhas pela serra.

neve-em-madrid-5

Contudo a montanha tem vontade própria e clima próprio; fazia muito, muito vento e quase nenhuma visibilidade. A paisagem estava linda demais, mas não estava muito seguro para esportistas de pouca experiência como a gente. Aproveitamos para brincar na neve, deitar, rolar e ficar molhados.

neve-em-madrid-6

Dicas quentes para um dia frio

O gelo deixa tudo tão perigoso como lindo. Alguns cuidados devem ser seguidos.

  1. O primeiro é pisar com cuidado fora das trilhas determinadas. Se a neve estiver mais mole você pode afundar ou pisar em falso. Aprendi isso do pior jeito: ficando com uma perna inteira quase presa. Tive que ser içada pelo Paco.
  2. Roupa impermeável ou uma troca de roupa na mochila e sapatos adequados para não escorregar. A tentação de pular na neve pode te deixar molhado e gelado, como já aconteceu comigo. Depois foi difícil entrar em calor outra vez.
  3. Eu não tenho roupas de esqui, tenho pequenos truques. Eu gosto de me vestir em muitas camadas e colocar meia-calça e blusa por baixo que vedem qualquer possibilidade de passar o vento. Gorros, chapéus, cachecol e luvas são muito importantes. Óculos escuros e proteção solar não devem ser esquecidos.
  4. Na mochila eu sempre levo muita água e alguns lanchinhos (nozes, castanhas, sanduíches, frutas). Acho que dá mais autonomia ao passeio. Isso é uma escolha pessoal, a região conta com uma infraestrutura boa de restaurantes e lanchonetes.
  5. Se o motorista for experiente em estradas com neve e escorregadias, ir de carro é mais fácil e dá mais liberdade de escolha de caminhos. Minha recomendação é ir cedo porque o estacionamento do Puerto de Navacerrada costuma ficar lotado em dias bons de neve e gera congestionamento na subida.

Afinal, todos querem aproveitar!

Informações úteis:

Como chegar ao Puerto de Navacerrada:

  • Trem: Chamartin (Madrid) – Cercedilla (C8b) – Tren de Cotos (c-90 – Puerto de Navacerrada.
  • Ônibus: Intercambiador de Moncloa (Madrid) – Puerto de Navacerrada. Línea 691 de Autobuses Larrea
  • Carro: A-6 – desvío por M-601 Madrid – Segovia

Sandra Brocksom é do interior de São Paulo e veio morar em Madrid por amor a um espanhol. Ela acabou se apaixonando também pela cultura, gastronomia e história madrilenha e espanhola. Ela conta suas experiências no blog Sandra B Em Madrid.

12 comentários sobre “Passeio na neve em Madrid: Puerto de Navacerrada

    1. Olá Beatriz,
      Navacerrada é meu bate e volta de Madrid favorito. Nunca fiquei em hotel por lá, assim que não tenho nenhum para indicar. Sei que os hotéis mais proximos estão em Cercecilla, La Granja de San Ildefonso e Segóvia. Eu escolheria ficar em La Granja de San Ildefonso, tem boas opções de lugares para jantar e é uma cidade pequena com encanto.
      Espero ter te ajudado. Obrigada pelo comentário.
      Sandra

  1. Amei o post.
    Em fevereiro de 2018 estou indo para Lisboa com meu esposo e filho, temos uma escala de 20 horas em Madrid, como sonho em conhecer a neve pensei em darmos um pulinho en navacerrada.
    Você acha que dá tempo? Sabe informar os preços de ônibus, trem, táxi e quanto tempo leva para chegar lá em cada um desses transportes?

    Desde já grata ?

    1. Olá Priscilla,

      De transporte publico vocês podem demorar mais de 2h30, são tres trocas de trens. O carro é a melhor opção para chegar até o Puerto de Navacerrada, são 70 kms desde o aeroporto. Se o tempo tiver ruim ou tiver nevado muito, o motorista deve ter experiencia em dirigir em estrada molhada e escorregadia. Neve deixa tudo complicado. Lindo mas complicado.
      Como as 20 horas de conexão eu sugiro aproveitar o centro da cidade. Nesse post explicamos tudo sobre o aeroporto: https://blogueirosmadrid.com/2015/11/05/aeroporto-de-madrid-barajas/

      Obrigada pelo comentario e aproveite a viagem
      Sandra

  2. Sandra, boa tarde.

    Adorei seu post sobre como chegar em Puerto Navacerrada, parabéns!
    Estou com dúvida em relação aos preços. Não achei na internet em local algum. Vi o tarifário dos ônibus por zonas mas não sei qual a zona se encaixa Puerto Navacerrada.

    Você saberia dizer o valor da passagem de onibus e de trem para chegar lá?

    Estou pensando em ir de ônibus e voltar de trem, ai queria saber os preços.

    Um abraço !

  3. Tem como alugar um armário ou algo do gênero? Pergunto isso pois vou levar roupa para trocar e nao teria onde deixar ja que vou de ônibus fazer bate e volta…
    Obrigado

    1. Olá Rui,
      Os estabelecimentos que eu conheço no Puerto de Navacerrada não possuem guarda-volume ou aluguel de armários. Lá é possível alugar roupas e eles guardam teus pertences por cortesia.
      Obrgada pelo comentario
      Sandra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *