O desayuno espanhol

Aqui no BLPM já comentamos sobre alguns lugares para tomar brunch, mas nunca comentamos sobre o café da manhã / pequeno almoço espanhol. Chegou a hora!

Salvo que você esteja hospedado em um hotel com café da manhã / pequeno-almoço incluído, te aconselho a ir pra rua desayunar! Apresentamos a você algumas opções para o desayuno espanhol.

desayuno-espanhol

Ayuno é a palavra para jejum em espanhol. Assim que desayuno é o desjejum, ou seja, a primeira refeição do dia, que para os brasileiros é o café da manhã e para os portugueses é o pequeno-almoço.

Vamos ser democráticos e chamar de desayuno!

Desayuno Espanhol

Assim como no Brasil podemos ir pra uma padoca, pedir suco, café, pão de queijo, misto quente ou um pão na chapa com queijo minas etc…. aqui a coisa é mais ou menos básica! Ou pelo menos é o que me parece. Mas nem por isso deixa de ser gostosa e divertida.

Pra começar, aqui é muito normal que as pessoas prefiram um desayuno doce mais do que salgado. E aqui não é muito comum ir em uma padaria, mas sim em um bar qualquer para tomar o desayuno.

E, como sempre, vale a regra do “quanto mais papel no chão, melhor está”!

Mas vamos separar por partes: bebidas e comidas.

Bebidas do desayuno espanhol:

  • Suco de Laranja natural

É o único suco natural encontrado aqui em Madrid, e sem gelo, e de máquina. E fique feliz por isso! Outros sucos, só de caixinha ou lata. E almoçar com suco? Imagina!! Depois do desayuno, só encontramos um suquinho natural de laranja no postre (sobremesa).

zumo-naranja

  • Café

Sinceramente, é muito difícil encontrar um BOM café como vemos no Brasil ou em Portugal. O café espanhol está no meio termo entre aguado e americano.

  • Café sólo

Este é o café “normal” que pode ser café coado – mas que pode ter ficado horas naquelas máquinas que esquentam por baixo, ou por sorte é um espresso italiano.

  • Café con leche

Esse é uma dose de café com um montão de leite. Geralmente vem em um copo americano.

cafe-con-leche

  • Café cortado

Uma xícara normal de café com um pouquinho de leite.

cafe-cortado

  • Café con hielo (com gelo)

Sim… eles fazem essa heresia. Todas as versões anteriores dos cafés podem ser solicitadas com gelo! E o pior? Eu gosto!

cafe-con-hielo

Daí tem o truque: primeiro eles colocam o açúcar ou o adoçante (sacarina) no café ainda quente, pra diluir. Depois que já esfriou um pouquinho, colocam no copo com gelo. Perfeito pra tomar no verão, tanto no desayuno como depois do almoço ou jantar.

  • Leche

Pode ser entera (integral), semidesnatada ou desnatada. Também há leite de soja em alguns bares/cafeterias. A temperatura do leite pode ser: caliente (quente) ou templada (temperatura ambiente).

  • Leche con Colacao

O Colacao seria o nosso achocolatado (Nescau ou Toddy…). É o mais famoso e antigo da Espanha, e pro gosto do brasileiro é muito ruim. Não é doce, não tem gosto de chocolate e não dissolve muito bem. E é assim que eles gostam… que fiquem os grumos de chocolate por cima, pra comer com colher. Vai entender!

Leche con Colacao

Comidas do desayuno espanhol:

  • Tostas/Barritas

Cada bar tem seu pão normal, que pode ser um pão de forma grandão ou uma baguete pequena. No geral, quando pedimos pão, vem duas fatias tostadinhas em forno elétrico, quentinhas.

Nas padarias/cafeterias há outras opções de pão que podem ser ciabatta, flautín, ou pão con semillas e integrais.

O pão pode ser acompanhado de:

  • Mantequilla y Mermelada (Manteiga e Geleia)

Algumas pessoas passam manteiga em uma das fatias, e geleia em outra. Outras passam manteiga e geleia por cima, e outros preferem comer somente a geleia.

mantequilla-mermelada

  • Tumaca y Aceite (Tomate triturado e azeite)

Esse é o típico desayuno espanhol andaluz, e por mais que soe esquisito, é U-M-A D-E-L-Í-C-I-A!

Tosta con tumaca

É minha parte favorita do desayuno, e cada bar tem sua receita própria da tumaca. Quanto mais caseira, melhor. Por cima da tumaca jogamos um fio de azeite e um pouco de sal.

  • Bollerías (Doces) y Croissants

As bollerías geralmente são pães doces com pouco recheio, de chocolate ou de creme, chamadas napolitanas, ou donuts sem recheio, ou muffins que são chamados magdalenas. Podem ser croissants – que sempre são doces! Não procure croissant com frango e catupiry, isso não existe aqui.

  • Bocatas (sanduíches)

Em alguns locais é possível pedir um sanduíche feito na chapa, mas é bem difícil fazer o atendente entender que você quer um misto quente. Aqui, um mixto, na maioria dos casos, é um croissant doce com presunto e queijo. Quem gosta, gosta…

croissant-mixto

  • Churros y Porras

Sim, churros no café da manhã! Mas é diferente do que imaginamos. Aqui os churros são mais fininhos, em forma de laço, fritos na hora nas melhores churrerias, e não são recheados. O churro deve ser molhado numa taça de chocolate quente, ou no próprio café con leche.

Churros y Porras con Chocolate

A porra – apesar desse nome esquisito e 100% dos brasileiros caírem na risada quando escutam –  é a versão mais gordinha e mais gordurosa do churro.

Hummmm… Esse post me deu água na boca! Bora desayunar juntos algum dia desses??

4 comentários sobre “O desayuno espanhol

  1. Olá! Adoramos saber como os espanhóis começam o seu dia. Eu e minha esposa pretendemos visitar este maravilhoso país. Com suas dicas vamos experimentar, previamente, os pratos sugeridos Obrigado Camile! Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *