Madrid e Barcelona, diferenças e semelhanças

Como o BLPM é um grupo de blogueiras baseado na colaboração, nada mais apropriado que abrir uma seção de guest posts, onde você vai encontrar outros blogueiros falando sobre turismo ou vida no exterior. E para inaugurar esse espaço, convidamos ninguém menos que a Cris Rosa, do blog  Sol de Barcelona, que falou sobre as diferenças e semelhanças entre a capital catalã e Madrid.

Arco do Triunfo de Barcelona
Arco do Triunfo de Barcelona

Claro que a Cris tinha que ser a primeira convidada, já que foi depois do primeiro Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros – promovido por ela – que decidimos abrir o BLPM. Com vocês, o post da Cris!

Madrid e Barcelona se tornaram dois destinos combinados para os brasileiros. As duas cidades são, com certeza, as mais importantes da Espanha e também as mais visitadas. A maioria dos turistas que vêm a Barcelona acabando indo a Madrid e vice-versa.

Barcelona está na Catalunha e Madrid na Comunidade de Madrid. A primeira é praieira enquanto a segunda ostenta um ar mais senhorial. Cada uma tem a sua beleza e uma história para contar. Talvez o que você não saiba é que as duas têm muita coisa em comum.

Barcelona e Madrid tem os dois maiores times de futebol do mundo. Enquanto Barcelona se veste de azul e vermelho, Madrid se veste de branco. Os amantes do futebol podem visitar os estádios do Real Madrid e o do Barça. O Estádio do Barcelona se chama Camp Nou e oferece uma visita pelo museu e pelo campo.

barça

Enquanto os torcedores do Real Madrid comemoram as vitórias do time na fonte de Cibeles, em Barcelona os culés se reúnem na fonte das Canaletas. Claro que se você é amante do futebol, uma foto em ambas as fontes é obrigatória.

fonte
Fonte das Canaletas

Toda cidade espanhola tem uma praça para chamar de sua. Madrid tem a Puerta del Sol e a Plaza Mayor. Barcelona tem a praça Reial e a praça Sant Jaume. As duas praças de Barcelona foram construídas no século XIX. A primeira tem estilo Neoclássico e está adornada com uma fonte e dois postes feitos por Gaudí, em 1879. Já a praça Sant Jaume abriga o Palácio da Generalitat, governo da Catalunha, e a prefeitura de Barcelona.

Plaza Reial
Plaza Reial

Quando falamos de Barcelona e de Madrid não podemos esquecer os lindos parques que elas têm. Passear no parque do Retiro é um programa quase obrigatório para quem visita a capital da Espanha. E em Barcelona uma voltinha pelo Parc de la Ciutadella é um ótimo programa. Antes de ser um parque, o ciutadella foi uma fortaleza militar. Em 1888 abrigou a Exposição Universal, cujos vestígios são o Arc del Triunfo, o Castello dels tres dragones e a Fonte Monumental. Atualmente é o maior parque da cidade e o pulmão verde de Barcelona.

Não tem como negar que as duas cidades se parecem muito, só que Barcelona tem uma coisa que Madrid não tem: as obras de Gaudí. As casas Milá e Batlló, Park Güell e Sagrada Família só podem ser admiradas em Barcelona. Aqui foi onde Gaudí exerceu a profissão de arquiteto e encheu a cidade com cores e formas diferentes.

batllo
Casa Batlló

Como você pode ver não dá para visitar Madrid sem vir a Barcelona e nem vir a Barcelona sem ir a Madrid.

3 comentários sobre “Madrid e Barcelona, diferenças e semelhanças

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *