Cinco livrarias interessantes em Madrid

Numa cidade que abrigou escritores como Cervantes, Lope de Vega, Antonio Machado,  é a residência atual do escritor peruano Mario Vargas Llosa, e promove uma grande festa na Noite dos Livros, não é surpresa encontrar boas livrarias. Aliás, devo confessar, que a parte mais difícil de escrever este post foi escolher apenas cinco livrarias madrilenhas para compor o artigo.

Afinal, a cidade está cheia de estabelecimentos interessantes, desde os mais abrangentes até os especializados, localizados em antigos edifícios ou instalações modernas. Por isso, longe da lista estar completa, espero contar com a ajuda dos nossos leitores para aumentar o número de livrarias.

cuesta

Por enquanto, aproveitem esta pequena mostra:

Librería La Central – uma das maiores livrarias da cidade fica ao lado da estação de metrô Callao. Esta livraria também tem filiais no Museu Reina Sofia e na Sala de Exposição da Fundação Mapfre, no Paseo de Recoletos.

Títulos sobre a história de Madrid, literatura espanhola e estrangeira, culinária, história e ciências humanas podem ser encontrados ali. Além disso, La Central promove cursos de filosofia, cinema e clubes de leitura em francês e italiano. Como se fosse pouco, no belo café instalado da livraria, o leitor ainda pode se divertir procurando os 100 autores e dois personagens que se encontram na sopa de letras do pátio interno. Eu já achei dois!

Endereço: Calle del Postigo de San Martín, 8.

Libraría La Central. Foto: divulgação.
Libraría La Central. Foto: divulgação.

Cuesta de Moyano – bem, este lugar não é uma livraria, mas várias. Explico. Trata-se de uma ladeira, situada no meio do caminho entre o Museu do Prado e do Reina Sofia, onde estão várias casinhas que vendem livros de segunda mão e edições raras. A rua é aberta somente aos pedestres e recebe o nome do político Claudio Moyano, autor da lei de Instrução Pública, que tem uma estátua de bronze no início da rua.

Endereço: Cuesta de Moyano.

Librería Ocho y Medio – especializada em cinema, a livraria que homenageia um dos clássicos de Federico Fellini, está localizada em frente aos cines Princesa e à calçada da Fama de Madrid. Roteiros de cinema, biografias de cineastas, cartazes de filmes ou revistas especializadas são encontrados nesta livraria que conta com um café charmoso no seu interior.

Endereço:  Calle de Martín de los Heros, 11.

Librería Ocho y Medio. Foto: Divulgação/Facebook.
Librería Ocho y Medio. Foto: Divulgação/Facebook.

Casa del Libro – esta livraria é uma das maiores do ramo, com várias lojas grandes espalhadas pela cidade. De best-sellers à literatura, livros didáticos, biografias, passando pela ótima sessão de livros infantis, tem de tudo um pouco neste estabelecimento.

Fachada da Casa del Libro.
Fachada da Casa del Libro.

Tuuuu Librería – esta é uma mistura de livraria com projeto social e se encontra fora do centro turístico, mas nem por isso em um lugar inacessível. A livraria só vende livros de segunda mão, DVds e CDs em bom estado que são adquiridos de particulares e editoras que apostam no projeto. O visitante pode pegar quantos livros quiser e paga por eles o quanto quiser! O atendente não estipula nenhum valor e o comprador deposita o que achar justo numa caixinha. Nem preciso dizer que a chance de me encontrar ali à tarde é muito grande!

Endereço: Calle Covarrubias, 38 ou calle Padilla, 78.

5 comentários sobre “Cinco livrarias interessantes em Madrid

    1. Olá, Clayton! Obrigada pela sua mensagem. Aqui, na Espanha, não há uma palavra específica e chamam de “librerías que venden libros de segunda mano”. Abraços!

  1. Prezados, boa tarde!

    Alguém poderia me ajudar a encontrar alguma livraria cristã de confissão calvinista, ai na Espanha?

    Tentei localizar alguma aqui pelo Brasil, mas, sem sucesso. É só mandar o site da livraria que eu me viro na busca.

    Agradeço quem puder me ajudar.

    Grato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *