Por Madrid: do Romântico ao Imperial

Madrid é uma cidade para ser descoberta a pé. Um dos passeios que gosto de fazer começa na Plaza de Santa Barbara, pára no charmoso Museu Nacional do Romantismo, desce a Puerta do Sol pela Calle de Hortaleza, passa pela Plaza Mayor e termina no Palácio Real de Madrid. Se ainda tiver fôlego, o Templo de Debod sempre oferece uma linda vista da cidade.

Por Madrid: do Romântico ao Imperial - Foto 01

Nessa rota, os pontos altos são o Museu Nacional do Romantismo e o Palácio Real de Madrid: um itinerário do Romântico ao Imperial. No verão, essas duas paradas refrescam o espírito para dar ânimo para toda a maratona. No inverno, oferece o calor necessário para continuar o dia. Em ambos, os horários de funcionamento são diferentes de acordo com a época do ano, consulte sempre os sites oficiais antes da visita (links no final do texto).

Por Madrid: do Romântico ao Imperial - foto 02

Começo pela Plaza de Santa Barbara (metrô de Alonso Martínez), de onde se pode escolher ir pelo alternativo bairro de Malasaña ou pela badalada zona de Chueca até o centro histórico de Madrid. A praça tem uma boa oferta de bares e cafeterias, desde o “low cost” 100 Montaditos até cervejarias consideradas clássicas como a “Cervecería Santa Barbara” e a “Cervecería Cruz Blanca”.

No verão um dos palacetes é convertido em terraza pela marca de cerveja Mahou: a “Manzana Mahou 330”, que esse ano vai de 16 de junho a 09 de outubro. Alguns desses bares e cafeterias servem café da manhã. Eu vou na Gran Cafeteria Santander e peço o pincho de tortilla, servem como eu gosto: duro por fora e mole por dentro.

Por Madrid: do Romântico ao Imperial - Foto 03

A Plaza de Santa Barbara concentra bonitos edifícios senhoriais construídos no final do século 18 e que marcam uma nova etapa na urbanização de Madrid, com mais planejamento para acolher uma nova população que começa a experimentar inovações tecnológicas.

Museu Nacional do Romantismo é o retrato dessa época. O belo palacete do século XVII está a cerca de 300 metros da Plaza de Santa Barbara andando pela “Calle San Mateo”. Temos um post super detalhado contando como aproveitar bem o museu e absorver a atmosfera romântica que Madrid já viveu. Dá para imaginar como seria fazer parte das famílias abastadas da época, pois o Museu busca recriar esse ambiente.

Por Madrid: do Romântico ao Imperial - foto 04

Da calle San Mateo giro em direção à Calle de Fuencarral e vou atrás do Mercado San Ildefonso, o moderno espaço de ócio e gastronomia. Veja nosso post completo sobre o Mercado.

Por Madrid: do Romântico ao Imperial - Mercado San Idelfonso

Depois sigo pela calle Montera e chego na Puerta del Sol.

Por Madrid: do Romântico ao Imperial - Urso e o Madronho

Da Porta do Sol, a próxima parada é a Plaza Mayor. Como resistir a uma espiadela em um dos símbolos de Madrid?

Por Madrid: do Romântico ao Imperial - plaza mayor

Voltando à Calle Mayor, você só tem que seguir até o Palacio Real. A residência oficial dos reis de Espanha também tem um post completo, veja aqui.

Por Madrid: do Romântico ao Imperial -Foto 08

Essa rota tem aproximadamente 2,5 kms, sem dificuldade e com muitas paradas legais pelo caminho. Para mim, esse passeio é perfeito para entender e admirar uma época da Madrid: ir do Romântico ao Imperial; dos ambientes domésticos e abastados ao governamental e rígido, e ambos exuberantes.

Aproveitem!

Museu Nacional do Romantismo

Onde? Calle San Mateo, 13.
Metrô: Tribunal (L1, L10) e Alonso Martinez (L4, L5 e L10).
Consulte o site oficial do museu para mais informações.

Palácio Real de Madrid
Onde? Calle Bailén s/n
Metrô: Opera (L2)
Consulte o site oficial do palácio para mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *