O Carrilhão de Mingote em Madrid

Carrilhão é um tipo de instrumento musical de percussão de grande porte, muitas vezes, alojados em torres de igrejas ou conventos. São sinos e teclado acionados em horários determinados do dia. Talvez o mais famoso seja o de Praga: carrilhão do relógio astronômico da torre da prefeitura.

Em Madrid, está o “carrillón de Mingote”, ou “carrilón goyesco” do Edifício Plus Ultra, na praça das cortes onde fica o Congresso dos Deputados e perto do Museu Thyssen-Bornemisza. O Edifício Plus Ultra data de 1913, em estilo clássico francês e atualmente é uma companhia privada de seguros.

foto-02-detalhe-carrilhao-mingote-foto-google

O carrilhão de Mingote está no primeiro andar, bem encima da porta principal. São 18 sinos de diferentes tamanhos dos lados do relógio e tem a peculiaridade de ser o único em Espanha que possui estátuas em movimento.

São cinco figuras: o pintor Francisco de Goya, o rei Carlos III (para muitos o melhor prefeito de Madrid até hoje), a Duquesa de Alba, o toureiro Pedro Romero (muito popular no século XVIII) e uma “Manola” (mulher em trajes típicos).

Cada figura, que mede 1,40 metros, representa um personagem famoso da época de Francisco de Goya, por isso o carrilhão também é chamado do “carrillón Goyesco”. Todos os dias as 12h, 15h, 18h e 20h, os personagens históricos saem do balcão privados por aproximadamente 10 minutos, movendo ao ritmo dos sinos. Durante a época do Natal, a musica é distinta e o carrilhão volta a sair às 24h.

Veja um vídeo do carrilhão em funcionamento: Aqui!

Em funcionamento desde dezembro de 1993, o Carrilhão tem o desenho do catalão Antonio Mingote, daí o nome pelo qual é mais conhecido. Antonio Mingote Barrachina era jornalista, cartunista de atualidade e humorista. Ele trabalhou 59 anos para o jornal espanhol ABC. Seus desenhos e traços são alegres, coloridos com um toque de irreverência ao retratar o cotidiano e a política. Mingote de tanto desenhar personagens importantes para entender a historia mais recente da Espanha, ele se tornar um.

Foto 03 autorretrato minguote.jpg

No metro de Madrid, na estação do Retiro está um dos seus painéis que ilustram sua forma divertida de ver o cotidiano de Madrid.

foto 04 metro retiro mingote.JPG

Dica: Não precisa ficar em pé na rua esperando o movimento do carrilhão, quase na frente do edifício Plus Ultra tem uma “terraza” do 100 Montaditos.

Informações Gerais:

Edificio Plus Ultra: Plaza de las Cortes, 8, 28014 Madrid.

Horários, todos os dias: às 12h, 15h, 18h e 20h.

Horário extras as 00h no período do Natal.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *