Comidas típicas de inverno que você encontra nas ruas de Madrid

Por aqui o inverno é bem frio, mas também é muito gostoso! Além da linda iluminação de Natal que deixa toda a cidade colorida e brilhante, durante a estação mais fria do ano, podemos encontrar várias comidas típicas de inverno em Madrid que só abrem neste período. Castanha, cachorro-quente, churros, salchipapas, gofre e milho assado são algumas das delícias dessa temporada.

comidas-tipicas-de-inverno-que-voce-encontra-nas-ruas-de-madrid-2

Por mais que os food trucks estejam na moda, na capital espanhola, a venda de comida na rua é muito controlada e é praticamente proibida. Nada de carrinhos de cachorro-quente nas praças ou em frente a universidades, como temos no Brasil. Aqui os food trucks só podem funcionar em locais públicos quando fazem parte da programação de um evento, como acontece na MadrEat Market e outras feiras gastronômicas que acontecem na cidade.

A castanha assada é o alimento mais característico desta época. As pessoas daqui costumam dizer que o inverno em Madrid tem cheiro de castanha. E a tradição é bem antiga. Apesar de hoje em dia, os homens estarem à frente dos postos de castanha; no início do século XIX, as mulheres é que colhiam e saiam às ruas para vender o fruto seco e complementar a renda de casa.

castanha-assada-inverno-em-madrid

Nos dias de hoje, além da castanha, você pode saborear outros alimentos típicos da estação, sendo que os preços variam de 2€ a 5€.

Saiba mais sobre as comidas típicas de inverno em Madrid:

comidas-tipicas-de-inverno-que-voce-encontra-nas-ruas-de-madrid

Castaña asada: os “cucuruchos” de castanha assada são uma delícia e ajudam a aquecer a mão durante os dias mais frios em Madrid. As castanhas são ótimas para tapear o estômago e, apesar de ter muito carboidrato, tem menos calorias que outros frutos secos. Os “cucuruchos” são cones de papel onde são servidas a castanhas.

Churros con chocolate: faça Sol ou faça frio, os churros com chocolate nunca saem de moda em Madrid. A vantagem do inverno e que você vai poder encontrá-los nos postos de ruas.

Patata asada: nem sempre é fácil encontrar batata doce em Madrid, mas no inverno… tem em cada esquina! Nos postos de comidas típicas de inverno em Madrid, você também encontra batata-doce assada.

Fruto secos garapiñados: além das castanhas, você encontrará “cucuruchos” de frutos secos variados (amêndoa, amendoim…) torrados com açúcar. Ótimo para matar a fome!

Gofre: mais conhecidos como “waffles”, essa massa de origem belga invade as ruas de Madrid no inverno, sempre acompanhada de cobertura de chocolate!

Maíz asado: o milho assado não é um alimento muito comum na Espanha, mas no inverno está por toda a cidade. Diferente do milho vendido no Brasil que é cozido, aqui ele é assado na brasa.

Perrito caliente: o cachorro-quente espanhol é bem diferente do brasileiro, nada de passas, nada de milho, nada de queijo. Normalmente é o pão com salsicha, catchup, mostarda e, algumas vezes, cebola frita.

Pizza: se bater aquela fome, mas o frio der preguiça de cozinhar, uma pizza sempre resolve, certo? Então é só passar nos postos de pizza e levar para casa.

Salchipapas: imagino que esse nome lhe seja familiar devido ao vídeo viral de um garoto cantando que comeu uma “salchipapa. Apesar da combinação ser simples, um “cucurucho” ou copo com salsichas e batata frita, é mesmo uma comida muito “sabrosa”. Só não é muito saudável…

E aí, ficou com fome? Então corre para a rua e aproveita essas delícias que você só encontra nos postos de comidas típicas de inverno em Madrid.

Não deixe também de conferir outros posts relacionados ao inverno de Madrid: Como sobreviver ao inverno na Espanha, Passeio de inverno e na neve em Madrid: Valle del Lozoya e Como evitar que as crianças fiquem doentes durante o inverno madrileño.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *