Como é fazer parte da família BLPM?

Quando falo que sou parte de um grupo de blogueiros, muitas pessoas me perguntam como é o esquema: se nos conhecíamos de antes, se nos encontramos, como decidimos os temas sobre o que escrevemos e muito mais.

É verdade que no site do BLPM estão muitas informações sobre quais são os objetivos do BLPM ou quais são os serviços que oferecemos. Mas na prática somos mais do que isso! Somos gente unida por uma causa e por muito amor a Madrid!

familia-coxinha

Quer saber ainda mais sobre como é fazer parte do BLPM?

Atualmente o BLPM é formado por 9 blogueiras! Somos 8 brasileiras e 1 portuguesa, e no total temos uma rede de 11 blogs participantes. Cada uma de nós mantém seus blogs pessoais, e também criamos conteúdo inédito para entrar no site do BLPM.

Além dos blogs que fazem parte do BLPM, deixamos à disposição no nosso site uma lista de outros blogs que lemos e recomendamos.

E não só de criar conteúdo vive um parceiro do BLPM: Nós também nos dividimos em tarefas rotineiras e pontuais, para cuidar das redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram, além dos contatos via e-mail, revisão dos textos, eventos com nossos leitores e também nossas reuniões.

Geralmente nos encontramos para decidir alguns detalhes importantes do blog e da associação, troca de experiências, bater papo e nos divertir!

Cata de Vinos na Vinoteca Mares
Cata de Vinos na Vinoteca Mares
Despedida da Juliana no verão de 2016
Despedida da Juliana no verão de 2016

Para explicar melhor sobre como é fazer parte do BLPM, nada melhor que um depoimento de alguns membros:

  • Camila Levy (eu mesma)

Conheci o BLPM graças ao Zuckerberg! O Facebook começou a sugerir os textos de umas tais Larissa e Sandra do Blogueiros de Língua Portuguesa em Madrid. Achei os blogs delas além dos blogs da Susana, Paula, Juliana, Manaíra, Suzana, Tatiana… comecei a devorar os textos e quis conhecer as pessoas por trás das palavras. Me sentia muito solitária em Madrid (apesar de estar com meu marido) e queria conhecer outras pessoas na mesma situação que eu.

Comendo Bocadillo de Calamaris depois do Walking Tour
Comendo Bocadillo de Calamares depois do Walking Tour

Achei no BLPM uma maneira de ter um hobbie produtivo – já que não tenho um blog propriamente “famoso” como o delas –  e fazer algo em grupo em prol de um objetivo comum.

Fazemos os textos sobre Madrid para expressar nosso amor de expatriadas por esta cidade, nos encontramos de tempos em tempos para trocar muitas idéias, aprender coisas umas com as outras, e cada vez mais temos os laços de amizade se estreitando.

Minha vida em Madrid seria menos divertida sem o BLPM!!

BLPM Rave e o Karaoke
BLPM Rave e o Karaokê
  • Cristina Pacino

Conheci o BLPM através de uma amiga brasileira. Faço parte do BLPM há poucos meses, e para mim está sendo uma experiência muito enriquecedora e gratificante.

Enriquecedora porque é um blog colaborativo, feito entre todas, com uma linguagem jovem, atual e divertida. O blog é fresco, as integrantes interagem com frequência e se ajudam mutuamente.

Encontro BLPM no Restaurante Tapioca
Encontro BLPM no Restaurante Tapioca

Gratificante porque foi um presente conhecê-las e ter tantas coisas em comum, e as principais são o gosto pela escrita, o amor por Madrid e cada uma ter um blog e gestioná-lo de forma autônoma.

É o tipo de atividade, empenho e dedicação que fazem eu me sentir no século XXI.

  • Larissa Andrade

O BLPM foi uma ideia que surgiu depois do 1º Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros, com o intuito de reunir os bloggers aqui em Madrid para promover a troca de experiências.

BLPM no II EEBB em Porto
BLPM no II EEBB em Porto

Tudo isso vem acontecendo mas, sem dúvida, o melhor é a amizade que se formou entre todas, dando origem a uma rede de apoio que vai muito além do mundo virtual.

  • Juliane D’Amore

Entrei para o BLPM há pouco tempo, mas tem sido uma experiência enriquecedora, pois aprendo muito com o grupo.

Materiais de divulgação do BLPM
Materiais de divulgação do BLPM

O fato de estar chegando a Madrid agora, começando uma vida nova, com todos os desafios e perrengues normais do momento, poderia até fazer com que eu deixasse o blog meio de lado. Mas o contato constante com o grupo me ajuda a não deixar a peteca cair neste início e seguir em frente com este nosso “diário de família” que começou lá no Brasil.

  • Sandra Brocksom

Abri o meu blog para ter em um lugar as novidades sobre a minha nova vida fora do Brasil. Era mais fácil escrever um texto único do que responder vários emails para amigos e familia, pensava eu. Do lado de Madrid, o blog foi a ponte para conhecer pessoas bacanas.

Cata na "La Buena Cerveza"
Cata na “La Buena Cerveza”

Com as novas amizades construímos uma rede de apoio (como já disse a Larissa), de troca de informação e experiências, e cada vez estamos reunindo mais gente boa. Fazer parte do BLPM, além de dar a oportunidade de escrever meu ponto de vista sobre uma cidade que eu amo, é ter amigas!

  • Suzana Paquete

Conheci o grupo através da Vivi do blog Vivi em Madrid, que me levou ao primeiro encontro do grupo. Lá conheci pessoas super motivadas e com vontade de intercambiar experiências e ajudar uns aos outros tanto com a parte técnica como com idéias e sugestões de lugares pra conhecer em Madrid e seus arredores.

BLPM fazendo tour de Segway
BLPM fazendo tour de Segway

Ajudei na escolha do nome, do logo, foi muito legal participar desse processo, ver o grupo crescendo e crescer com ele.

Além dos blogs, nos tornamos amigas e frequentemente nos encontramos pra conhecer outros lugarzinhos em Madrid, trocar figurinhas e apoiar umas às outras. Assim todas crescemos, já que juntas somos melhores e mais fortes, e mais bonitas 😉

  • Susana Almeida

Conheci o BLPM através da Larissa, que me enviou um email para participar do grupo e do primeiro encontro que tivemos. Na altura o meu blog ainda era uma criança de poucos meses e eu costumava ler publicações de algumas das blogueiras que, com o passar do tempo, acabaram por ser companheiras do BLPM e amigas!

Picnic BLPM + Família
Picnic BLPM + Família no Parque do Retiro

Nessa altura conhecia pouca gente por aqui, e menos gente ainda com blogs, então decidi aceitar o convite e fazer parte desta bela família em que o BLPM se tornou!

  • Manaira Araujo

O BLPM é muito mais que um blog colaborativo. Tem pouco mais de um ano que faço parte do grupo e já vejo as integrantes como minha família em Madrid.

É muito legal poder compartilhar nossas experiências e ajudar a outros moradores ou turistas que passam por Madrid. Além disso, aprendemos e nos divertimos muito juntas.

Cata de Azeite no Fitur
Cata de Azeite no Fitur

Somos de regiões diferentes, temos formações diferentes, nossos gostos são diferentes e temos idades diferentes; mas existe uma sinergia muito legal no grupo. Sempre que temos alguma dúvida ou precisamos de ajuda, tem sempre uma amiga disposta a ajudar.

Agradeço muito à Suzana por ter me chamado para fazer parte do Blogueiros de Língua Portuguesa em Madrid, sem dúvidas, uma das melhores coisas que me aconteceu na capital espanhola.

Adorou e quer fazer parte do BLPM?

Saiba como aqui!

4 comentários sobre “Como é fazer parte da família BLPM?

  1. Sou muito grata a vocês, pois sei que nossa filha Camila está muito bem acompanhada! Beijo no coração de cada uma de vocês! Patricia e Antonio Marin!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *