Desenvolvimento e networking em Madrid: conheça alguns espaços gratuitos para trocar experiências e aprender

Você já pensou em unir uma viagem com oportunidades de desenvolvimento? Alguma vez teve vontade de saber o que estava sendo discutido no seu campo profissional enquanto visitava um país? E que tal seria construir uma rede de contatos internacionais?

Se você acredita que viajar é aprender e gosta de aproveitar estes momentos como um grande laboratório de desenvolvimento, se joga que este post foi escrito para ti.

Separamos algumas dicas de como potencializar sua experiência de aprendizado profissional aqui em Madrid, sem ter que investir rios de dinheiro ou aquela grana separada para as cañas e tapas.

Google Campus

Desenvolvimento e Networking no Google Campus

Para os apaixonados por tecnologia, inovação e empreendedorismo, este é o local certo para fazer novos contatos, descobrir oportunidades e participar de uma grande rede de compartilhamento de conhecimentos.

O Campus Madrid foi o quarto espaço do Google Campus inaugurado no mundo e foi idealizado com o propósito de ser o local onde empreendedores, techies e curiosos trocam experiências e se desenvolvem continuamente.

Desta forma, o Campus Madrid brinda os seus membros com uma série de atividades gratuitas, incluindo cursos, palestras, feiras de trabalho e fóruns de networking.

Os eventos  têm sempre como pano de fundo o mundo das Startups, mas abordado sob diferentes perspectivas. Neste contexto, já vi eles disponibilizarem palestras sobre criatividade, inovação, empreendedorismo, marketing digital, design thinking, gestão de negócios e pessoas, metodologias ágeis, storytelling, etc. Há também fóruns de conteúdos específicos para programadores e profissionais da área de tecnologia, assim como um encontro mensal formatado para o Networking de Mulheres.

Os eventos costumam ser realizados em espanhol ou em inglês, uma ótima oportunidade para praticar outros idiomas. A agenda é atualizada semanalmente e vale a pena estar atento para garantir a sua vaga, pois o espaço é limitado.

Mas não são somente as palestras que fazem do Campus um lugar especial. Além dos eventos, os membros podem usufruir gratuitamente das instalações do prédio e nem preciso comentar que a atmosfera por ali é incrível! A decoração tem aquela pegada “vem criar comigo” e as pessoas compartilham, além das mesas, seus projetos e inquietações. Trata-se de um ótimo espaço para trabalhar ou fazer networking enquanto se toma um café.

Como boa parte do meu trabalho é remoto, acabo “batendo ponto” no Campus pelo menos uma vez por semana e seria um prazer te encontrar por lá!

Informações importantes:

O Campus Madrid fica na Calle Moreno Nieto, 2 e está aberto de segunda a sexta-feira das 09:00 às 21:00 horas.

Para se inscrever nos cursos e acessar as instalações do prédio é necessário se cadastrar como membro. Mas não se preocupe, é tudo grátis, rápido e não tem nenhum requisito. Em seu primeiro dia no Campus você receberá um kit de boas-vindas, com o cartão para acesso, informações importantes e dicas de sobrevivência (incluindo um vale café e um biscoito da sorte <3)

Desenvolvimento e Networking nos TEDx em Madrid

O TED é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de disseminar boas ideias. Seus eventos são famosos em todo mundo e suas palestras podem ser acessadas gratuitamente em sua plataforma online.

Inspirados neste conceito e visando compartilhar experiências locais, surgiram os TEDx, eventos TEDs que são organizados de forma independente.

Aqui em Madrid, temos alguns locais que organizam TEDx, sendo alguns destes eventos abertos ao público e gratuitos, basta estar ligado na agenda para se inscrever.

TEDxGranVia

Acontece dentro do prédio da Telefônica na Gran Via e sua agenda costuma ser a mais agitada: em 2016 foram 8 eventos oferecidos pelos organizadores.

O TEDxGranvia retransmite os TEDTalks ao vivo, mas também possui eventos próprios, com palestrantes locais. O conteúdo é interessante, mas aviso de antemão: não espere sentir o mesmo impacto provocado pelas palestras TED que vemos online. Mesmo assim, é uma boa oportunidade de conhecer algumas histórias inspiradoras.

Para acompanhar a agenda de 2017 e se inscrever gratuitamente, basta acessar o site do TEDxGranVia ou acompanhar sua página no Facebook.

TEDxPlazaSantaBárbara:

Acontece dentro do Centro de Inovação do BBVA e sua programação é a mais restrita, pois apenas retransmitem, uma vez ao ano, o TEDConference. As informações sobre as próximas transmissões podem ser acessadas aqui.

TEDxMadrid

Costumam acontecer no Matadero e nem todos os eventos desta organização são gratuitos. A programação e valores você pode conferir aqui. E se quiser anotar na agenda, no dia 14 de Julho eles farão um evento específico para comemorar os 400 anos da Plaza Mayor. Para este evento as entradas são gratuitas e estão disponíveis neste link.

Em setembro acontecerá outro TEDxMadrid, mas neste caso as informações sobre entradas e palestrantes ainda não estão disponíveis.

Desenvolvimento e Networking no Centro de Inovação do BBVA

O BBVA é um dos maiores bancos da Espanha e eles investem tanto em conhecimento, que tem centros de inovação aqui, na Colômbia e no México e um site específico para divulgação científica.

O Centro de Inovação de Madrid é um exemplo de inovação aberta, onde o banco busca acelerar seu processo de transformação e também estar próximo de talentos e ideias que surgem naturalmente nos ecossistemas empreendedores.

É possível visitar o espaço em um Open Day ou participar de algum dos cursos oferecidos gratuitamente. Já participei de um evento no local sobre a Desconstrução do Trabalho e gostei muito.

O Centro de Inovação do BBVA fica na Plaza Santa Bárbara, 2 e a agenda com a programação pode ser acessada aqui.

Desenvolvimento e Networking no Google Actívate

Esta é outra iniciativa do Google que foi criada para incentivar o desenvolvimento de competências digitais, ajudando jovens a melhorar seus currículos ou empreender em seus próprios negócios.

O Actívate é uma plataforma de formação que oferece 9 cursos online e 2 presenciais em 24 cidades da Espanha. Apesar da temática ser bem específica, os cursos possuem excelente qualidade e é uma oportunidade de ter um certificado de uma instituição espanhola no currículo.

Os cursos online podem ser feitos em qualquer lugar do mundo e não há um prazo específico para sua realização. O único requisito é possuir uma conta do Google para o cadastro. Assim que, esta dica também pode ser aproveitada pelos leitores que estão no Brasil e que querem aumentar seu conhecimento em temáticas digitais (Marketing, Analytics, CloudComputing, Desenvolvimento Web, Desenvolvimento de Apps, Produtividade Pessoal, Empreendedorismo e Comércio Eletrônico) ou por aqueles que desejam praticar o Espanhol, em um ambiente diferente.

Os cursos presenciais, que acontecem em Madrid, são realizados nas instalações da Universidad Complutense e costumam acontecer no primeiro semestre do ano. O curso de Empreendimento aconteceu em Maio, e o de Marketing Digital acontecerá na semana do dia 26 de junho e ainda está com as inscrições abertas (eu estarei por lá e será um prazer te conhecer). Na sala de aula além de aprender, você poderá fazer muito networking, assim como nossas blogueiras Manaira e Suzana, que se conheceram neste mesmo evento em 2015.

Desenvolvimento e Networking: Aplicativos úteis

Não é facíl ficar plugado em todas as agendas e nem saber o que está acontecendo na cidade. Por isso, sugerimos dois aplicativos bastante úteis para buscar cursos e acessar a programação de comunidades para networking.

O EventBrite é a maior plataforma de eventos do mundo e disponibiliza uma agenda cheia de opções gratuitas (inclusive os eventos do Google Campus  também são divulgados ali). Basta inserir a localização e escolher as áreas de conhecimento que te interessam, que aparecerá um lista com vários resultados, depois é só aplicar o filtro “grátis” e se inscrever!

Outra maneira de acessar a programação é através do MeetupJá falamos sobre ele aqui, mas para quem ainda não o conhece, trata-se de um aplicativo que incentiva a criação de comunidades que compartilham interesses. Em Madrid, existem muitos grupos ativos que oferecem desde um happy hour para intercâmbio de idioma até palestras específicas de uma área de conhecimento. É bem fácil de usar e pode ser uma ótima maneira de iniciar sua rede de contatos em uma nova cidade.

Espero que vocês tenham gostado das dicas. Claro que é algo muito pessoal, mas, para mim, assistir a uma palestra ou ter a oportunidade de bater um papo com outros profissionais sempre me ajuda a sair do lugar comum, abrir meu repertório de conhecimentos e fazer novas conexões. Além disso, para quem está buscando se inserir cada vez mais na Espanha, assim como eu, trata-se de uma excelente oportunidade de networking local e de conhecer outras práticas empresariais.

E você conhece outros cursos gratuitos ou tem dicas de oportunidades de desenvolvimento e networking aqui em Madrid? Compartilhe conosco a sua experiência!

7 comentários sobre “Desenvolvimento e networking em Madrid: conheça alguns espaços gratuitos para trocar experiências e aprender

    1. Oi Manuel,

      Que bom que você gostou do texto. Caso você saiba de outras oportunidades gratuitas de Desenvolvimento ou Networking, não deixe de compartilhar por aqui 🙂

      Obrigada pelo comentário e feedback!

  1. Uauuu … imaginem uma pessoa FELIZ com esta informação … esta pessoa sou eu !!!
    Muito, mesmo muito obrigada por tanta generosidade em partilhar conosco dicas super valiosas como estas 😉 Bjs e muita sorte em seus projetos 😉

    1. Oi Alexandra,

      Fico feliz que você tenha gostado das dicas e espero que elas sejam úteis para ti. Caso você participe de algum evento, depois nos conta um pouco da tua experiência 🙂

    2. Oi Alexandra,

      Fico feliz que você tenha gostado das dicas e espero que elas sejam úteis para ti. Caso você participe de algum evento, depois nos conta um pouco da tua experiência 🙂

  2. Lucila,

    Fiquei super feliz com o seu feedback, que bom que você gostou do texto.
    Realmente no mês de agosto quase tudo para, inclusive ontem estava buscando cursos lá no Campus e não encontrei nenhum! Caso você encontre algum legal, compartilha comigo!

    Beijos,
    Martina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *