BLPM participa do IV Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros

O BLPM embarcou de Madrid a Paris com uma missão: inspirar os participantes do IV Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros (IVEEBB) com a palestra: “BLPM: muito além de um blog colaborativo”. Para isso, as nossas integrantes Cris Pacino, Juliane D´Amore, Manaira Araújo e Suzana Paquete foram ao evento para compartilhar as experiências do BLPM e motivar os blogueiros de outros países a se unirem em projetos colaborativos.

A Suzana iniciou o bate-papo contando que o grupo BLPM é uma rede colaborativa de blogueiros de viagem, turismo e gastronomia cujos blogs estão relacionados com a capital espanhola, sendo que todos os blogueiros falam português e vivem em Madrid. Ela explicou que a ideia surgiu há três anos, depois que a Larissa Andrade foi ao 1º EEBB, realizado em 2014, em Barcelona. Ela voltou tão inspirada que fez uma reunião inicial e informal com blogueiros brasileiros e portugueses em um bar em Madrid. Assim, os primeiros integrantes montaram a estrutura inicial do blog colaborativo até chegar ao grupo atual.

1ºEEBB em Barcelona. Foto: Pedro, do blog Viaje com Pedro

Ela também contou o que fazemos: compartilhamos as experiências vividas para inspirar os leitores, fomentamos o contato entre as empresas do mercado na Espanha, Brasil e Portugal, promovemos atividades para a qualificação e profissionalização dos blogs, promovemos eventos e divulgamos locais que compartilhem a filosofia da rede divulgamos os blogs dos membros da rede.

Além de falar dos números dos seguidores na redes sociais e das visitas no site do BLPM, a Juliane foi a responsável por mencionar cada um dos blogs integrantes da rede e falar um pouco sobre os seus autores e as suas temáticas: Aqui se fala português da Cris, Con Su Lado de Ca da Camila, Desbravando MadridFalar de Viagens da Susana, Esto es Madrid, Madrid da Larissa, Manaira Araújo da mesma, MEL a Mil pelo mundo da própria Juliane, Sandra B. Em Madrid da Sandra, That Good Trip da Suzana e The Get Away da Martina e do Diego.

BLPM - blogs participantes

Em seguida, a Cris ficou explicou como nos dividimos para realizar as tarefas do dia a dia do blog e as nossas atividades sociais e colaborativas: reuniões periódicas,  treinamentos internos, picnics, almoços, karaokê, amigo secreto…

BLPM -divisão de atividadesPara finalizar a apresentação, eu contei um pouco como são realizadas as nossas parcerias, com destaque para o evento e as promoções em comemoração ao segundo aniversário do BLPM. Os participantes do IVEEBB puderam conhecer um pouco mais sobre os nossos posts “patrocinados” (não recebemos nenhuma remuneração, apenas participamos das atividades), como da visita a Bodega Real Cortijo, a viagem a Múrcia oferecida pelo restaurante el Caldero e o passeio de Tuk Tuk por Madrid.

BLPM -posts patrocinados

Também foi muito legal compartilhar o retorno dos leitores que ganharam as promoções do aniversário. É muito bom saber que, além de nos aproximarmos mais das pessoas que lêem os nossos posts, podemos proporcionar experiências tão legais para elas.

BLPM - EEBB - ganhadores promocoes

Para levar um pouco do sabor e do aroma espanhol para os blogueiros participantes do IVEEBB, fizemos uma parceria com a Aceites Oro de Canava e cada um dos presentes ganhou uma garrafinha de azeite!

Além da participação do BLPM, o Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros contou com as seguintes palestras: “Como ganhar dinheiro com os programas de afiliados” com Fernanda Souza; “Como os blogs potencializam o seu serviço“, com Cristina Rosa & Magê; “Conexão entre blogueiros e agências de comunicação”, com Damaris Lago e “Marketing Digital 2.0”, com Julia Morales. O evento aconteceu num lugar lindo: o Hôtel de Sully. Este palácio de Sully é um edifício particular no estilo Luis XIII e fica no bairro do Marais, no IV Distrito de Paris.

Tanto na sexta-feira quanto no domingo, a programação do encontro contou com várias atividades turísticas por Paris, incluindo espetáculo de Cabaret no Paradis Latin, tour guiado por Montmartre, visita ao Panthéon e subida ao Arco do Triunfo.

Clique aqui para baixar a apresentação do BLPM no IVEEBB em PDF

Opinião das participantes do BLPM que fizeram a apresentação no Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros.

  • Cristina: Minha primeira vez no EEBB foi muito marcante: o profissionalismo de todas as blogueiras presentes, os temas das palestras, a seriedade do evento, os passeios para conhecer Paris, realmente foi uma delícia estar no EEBB. Levo pra casa aprendizado, companheirismo, novas ideias e muita inspiração para continuar. Simplesmente adorei!  Longa vida ao EEBB!!
  • Juliane: Esta foi minha primeira participação no EEBB e foi uma experiência incrível. Conhecer colegas que já acompanho virtualmente, trocar experiências e, principalmente, aprender com quem já está a mais tempo na estrada. E ver o retorno positivo que o BLPM teve também foi muito gratificante.
  • Manaira: Foi a segunda fez que participei do EEBB. Saí muito inspirada da edição passada, em Berlim, e espero que o BLPM possa servir de modelo para outros grupos de blogueiros que vivem na mesma cidade ou região.
  • Suzana: Participei pela terceira vez do encontro e voltei com vontade de colocar novas ideias em prática. Gostei do feedback de outros blogueiros sobre o trabalho colaborativo do BLPM e a vontade de replicar o nosso modelo nos seus próprios países. Foi muito positivo!

O que é o Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros?

O Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros ou EEBB é um encontro anual realizado com o objetivo de discutir sobre o mundo da blogesfera, através de palestras informativas e formativas, assim como o compartilhamento de experiências. A primeira edição foi realizada em Barcelona, em 2014, a segunda no Porto em 2015, a terceira em Berlim no ano passado e a útima em Paris, este ano. Ainda está sendo definido o destino da próxima edição, que pode ser Madrid ou Manchester. Aguardem!

Conheça os blogueiros que participaram do IVEEBB em Paris:

Manaira Araújo é uma jornalista apaixonada por marketing e turismo. No seu blog compartilha suas experiências pessoais e profissionais em Madrid e no Brasil.

12 comentários sobre “BLPM participa do IV Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros

  1. Nossa! Perdi esse detalhe de que o BLPM é fruto do primeiríssimo EEBB. Pensava que tinha saído do segundo. Enfim… mais uma prova de que esses encontros geram muitos frutos maravilhosos!! Parabéns, meninas!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *