Dicas para levar jamón, queijos e outros produtos para o Brasil

Vir à Espanha e não se apaixonar com o jamón, queijos e embutidos em geral é praticamente impossível. Esse produtos típicos espanhóis até podem ser encontrados em alguns supermercados brasileiros mais gourmet, mas os preços… Em geral são 3 ou 4 vezes mais altos que os praticados aqui. Assim que, na sua viagem, eu recomendo reservar na mala um espaço para essas delícias. Neste post, explico o que você deve saber para levar jamón, queijos e outros produtos para o Brasil.

 

Como levar produtos de origem animal para o Brasil

Até pouco tempo atrás era proibido levar produtos de origem animal para o Brasil. Muita gente conseguia passar com alguns produtos, mas era uma loteria e sempre alguns passageiros tinham seus produtos barrados na volta para casa. Apesar de que não haver multa, dava pena jogar fora algo tão gostoso.

Para a alegria dos amantes do jamón e dos queijos, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento resolveu mudar essa regra em 2016. Desta forma já é possível entrar no país com produtos cárneos e lácteos industrializados, assim como peixes e produtos de confeitaria, desde que estejam acondicionados em sua embalagem original de fabricação, com rótulos e códigos, que possibilite sua identificação.

Desta forma você pode comprar produtos fatiados em bandejas ou até mesmo levar uma peça inteira. Sim, você pode levar uma paleta ou pata de jamón inteira para o Brasil! E sobre os queijos, além dos queijos espanhóis, aqui você também encontrará uma grande variedade de queijos de outros países europeus (França, Holanda, Itália… ) a bom preços.

Eu sempre recebo encomendas da família e esse tipo de souvenir é realmente bem típico e original tanto para familiares como para amigos. O peso total de produtos cárneos não pode passar de 10 quilos e de lácteos não pode passar de 5 quilos. Mas fique atento, pois você não pode  ir a uma charcutería e comprar no quilo ou fatiado, o produto deve estar na embalagem original com todos os dados do fabricante, registros e tal, ok?

Nunca foi tão fácil levar um pouquinho da Espanha para o Brasil! E não esqueça de um bom vinho  ou cerveja espanhola para acompanhar o jamón e o queijo. No mais, ¡buen provecho!

Manaira Araújo é uma jornalista apaixonada por marketing e turismo. No seu blog compartilha suas experiências pessoais e profissionais em Madrid e no Brasil.

2 comentários sobre “Dicas para levar jamón, queijos e outros produtos para o Brasil

  1. Bom dia Mariana! Passarei por Barcelona e Madri no período de 13 a 20 de julho próximo. Gostaria muito de trazer algo assim para o Brasil mas após esse período na Espanha permanecerei em Portugal até 3 de agosto, quando retornarei ao Brasil. Pergunto: é fácil manter esses produtos com Boa qualidade de consumo durante esse período? Ou é fácil encontrá -los também no Porto ou Lisboa?
    Obrigado

    1. Oi, Geovany, a maioria desses produtos não precisa de refrigeração. Confere na embalagem. De todas formas, em Lisboa tem o Corte Inglés, um shopping espanhol, lá você encontra produtos da Espanha. Boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *